Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Chega de preocupação

“Respondeu o Senhor: Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas” (Lucas 10.41).

Pelo fato de vivermos em um mundo de tanta correria e de tanta agitação, a preocupação é algo que está presente em todos os lugares e com todas as pessoas. Até as crianças têm preocupação, e nós não escapamos dela também. Reflitamos um pouco sobre esse assunto, que tem ocasionado muitas dificuldades a muitas pessoas, gerando medo, ansiedade e até adoecimento físico.

Inicialmente, vejamos o que significa o termo “preocupação”: segundo um dos melhores dicionários, preocupação indica uma ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de causar sofrimento moral. Também indica perda de tranquilidade de espírito devido ao interesse ou sentimento de responsabilidade que se tem por certas pessoas ou coisas.

Até certo ponto, é normal que sintamos preocupação quando somos pessoas responsáveis, honestas, cumpridoras de deveres etc. Mas precisamos ficar em alerta, pois é muito fácil que nos deixemos dominar por excessos que podem trazer sérias consequências as nossas vidas.

Mas, o que nos diz a Palavra de Deus sobre esse assunto?

Vejamos alguns conselhos importantes a serem observados por todos os que servem ao Senhor. As Sagradas Escrituras nos ensinam que não devemos nos ocupar com as coisas antes que elas cheguem a nós. Isto é preocupação. Vamos passar algumas dicas que lhe ajudarão vencer a preocupação:

1- Ore, em vez de ficar de um lado para o outro, ansiosa, esperando o que vai acontecer. Diga: “Senhor, eu lanço essa ansiedade sobre Ti, e sei que o Senhor terá cuidado de mim” (Sl 55.22).

2- Mantenha a calma! Quem está no controle da sua vida é Deus, então deixa de agitação. Diga à sua alma: “Calma, alma minha! Deus ainda é o Senhor da história” (Sl 42.11).

3- Faça uma lista do que lhe preocupa, passe um traço em baixo e ponha: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13).

4- Viva a cada dia com satisfação e louvor. “Bendize, oh minha alma, ao Senhor e tudo o que há em mim, bendiga ao seu Santo nome” (Sl 103.1).

5- Saiba que o seu Deus é suficiente para sua vida, e quando Ele levanta a voz, não há terra que não se derreta (Sl 46.6).

Seguindo regularmente essas orientações, você gradativamente vai sentir-se mais confiante, mais fortalecida e obterá vitória sobre a preocupação. Deixe-a nas mãos potentes de nosso Deus e diga como o salmista: “Minha ansiedade já lancei sobre o Senhor e Ele vai cuidar de mim” (1 Pe 5.7)!

juditeJudite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

O Amor real em contraste com os &qu...

Escrito por Judite Alves
O Amor real em contraste com os "bebês reborn"

Recentemente, uma advogada revelou nas redes sociais um caso inusitado: um casal em disput...

Quem são as companhias dos nossos f...

Escrito por Judite Alves
Quem são as companhias dos nossos filhos - os desafios das IAs

Dia desses, choveu no meu feed das redes sociais imagens criadas pelo ChatGPT a partir de...

Que tipo de mãe é você?

Escrito por Judite Alves
Que tipo de mãe é você?

A maternidade é uma bênção de Deus. Ela foi dada à mulher antes mesmo do pecado, quando, a...

Não seja uma pessoa tóxica

Escrito por Judite Alves
Não seja uma pessoa tóxica

“Se você não aceitar meu pedido, eu fracassarei nesta tarefa” - diz o manipulador. São pes...

Pratique atos de bondade

Escrito por Judite Alves
Pratique atos de bondade

É tão bom começarmos uma nova etapa da vida com novas proposições, novas metas, novos obje...

A regra de ouro

Escrito por Judite Alves
A regra de ouro

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque es...

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.