Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

O Segredo da Preservação do Lar

Se há uma coisa que toda mulher deseja é ter uma família estável, equilibrada e duradoura. De fato, um dos motivos que mais trazem sofrimento às mulheres é quando seu lar desmorona ou o seu casamento chega a desfazer-se. Há alguma maneira de evitar essa situação? O que pode ser feito para garantir a durabilidade de uma família? Vejamos, então, alguns princípios para um lar estável apontados pela palavra de Deus.

1. Ser edificado pelo Senhor
No Salmo 127.1, lemos: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Nesta passagem fica clara a condição para o sucesso de um lar: ser edificado, construído pelo Senhor. Isto quer dizer que somente uma família erguida sobre o fundamento do temor a Deus, segundo a vontade de Deus, poderá resistir aos embates da vida. Em Eclesiastes 3.14 está escrito que “tudo quanto Deus faz, durará eternamente”. Quer um lar duradouro, coloque o Senhor em primeiro lugar, buscando-O e respeitando-O, e a presença dEle garantirá sua sobrevivência!

2. Ser cumpridor dos ensinamentos do Senhor
Foi o próprio Senhor Jesus que destacou este princípio em Mateus 7.24-27:
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica, é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda” (Nova Versão Internacional).

Oh, queridas, infelizmente vemos isso acontecer todos os dias! Aqueles que rejeitam o caminho da verdade de Deus, não constroem sobre base firme, e acabam sucumbindo diante dos ventos e das tempestades desta vida. Em Provérbios 10.25, lemos: “Como tempestade, assim passa o ímpio, mas o justo tem perpétuo fundamento”. Que cada uma de nós tomemos todos os dias a firme decisão de fortalecermos as bases de nosso lar mediante a observação do temor do Senhor! Que busquemos em tudo fazer a Sua vontade! E assim garantiremos a permanência de nosso lar em meio às turbulências da vida.

3. Seguir o modelo de família projetado por Deus
Vemos, de maneira crescente, o esfacelamento das famílias, a destruição dos casamentos, e as terríveis consequências que trazem aos filhos e a todos os envolvidos. Isso acontece porque as pessoas preferem viver de acordo com seus desejos carnais, agradando a si mesmas, buscando seu próprio interesse vão, em vez de amarem, de se esforçarem para viver em harmonia, de se respeitarem mutuamente, que é a maneira como Deus, o Criador da família, planejou que ela funcionasse.

O modelo de Deus para a família é baseado no amor, na fidelidade, no respeito, entre os cônjuges, entre pais e filhos. O homem que teme ao Senhor sabe que deve amar e cuidar de sua esposa, como diz Efésios 5.25: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. O tipo de amor que se requer para o casamento é aquele que Cristo teve pela igreja: um amor abnegado, sacrificial, incondicional, disposto a sacrificar-se pelo bem do outro. É o amor descrito em 1 Coríntios 13. Esse amor é muitíssimo diferente do amor que o mundo conhece, do amor que é vendido nas novelas, filmes e romances.

A mulher que teme ao Senhor também sabe amar e respeitar seu marido. Ela é uma mulher tão digna, tão virtuosa, que seu marido a admira e tem seu coração confiado nela. Veja Provérbios 31.10,11: “Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma” (NVI). Ela cuida bem de seu lar, de seus filhos, e é por eles amada e respeitada. Os filhos são criados com amor e disciplina, ou seja, são orientados pelos caminhos corretos, pois filho precisa de limites, precisa de instrução. Os filhos não podem ser criados fazendo tudo o que querem, pois isso vai deturpar o seu caráter e vai impedi-los de crescerem como pessoas responsáveis e respeitadoras. Veja o que diz Provérbios 29.15: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe”.

Quanto constrangimento e quanta dor trazem aos pais os filhos consentidos, que crescem fazendo o que bem entendem! Se queremos evitar estas consequências, temos que pautar nossos relacionamentos familiares conforme ensina a palavra de Deus: firmados no verdadeiro amor, que cuida, sustenta, preserva, corrige e instrui.

Se desejamos ter uma casa firme, inabalável, edifiquemos sobre estes princípios, e então desfrutaremos da segurança e da solidez que estão reservadas aos servos de Deus. Lembremos o que diz Provérbios 24.3: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma”. A Bíblia diz que a sabedoria se alcança pelo temor ao Senhor, então, se escolhemos viver e conduzir nosso lar de acordo aos preceitos de Deus podemos ter certeza de que estamos construindo uma casa sólida, inabalável!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.