Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Os Dois Lados da Adversidade

A nossa vida é permeada por momentos bons, dias tenebrosos e enfermidades. É evidente que passamos por temores externos e internos. Mas, em qualquer situação sempre há um aprendizado. Com razão diz o sábio: “no dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele”(Ec 7.14).

Na verdade, não está na nossa mão o controle do nosso futuro, mas a confiança em Deus nos leva a cantar na adversidade ou na prosperidade; porque Ele vive posso crer no amanhã!

Eu estava lendo a Palavra e selecionando versículos sobre provações, adversidades, decepções e dificuldades. Até porque quando aconselhamos as pessoas dia a dia nos chegam problemas dessa ordem e temos que ter respaldo bíblico para lidar com as situações; então me veio à mente conversar um pouco sobre as vantagens e desvantagens da adversidade em nossa vida, vamos juntas? 

Verdadeiramente, se formos olhar no âmbito natural, ninguém quer passar por adversidades, que é sinônimo de problemas, dificuldades, lutas, tribulações e provas... E a lista segue. 

Jó disse: “receberíamos o bem do Senhor e não o mal?” (Jó 2.10). Em outra ocasião ele disse: “porque aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu” (Jó 3.25).

O patriarca Jó mostrou, em suas palavras, que a adversidade faz parte de nossa existência quando disse: “o homem nascido de mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação” (Jó 14.1). A versão King James, que é muito esclarecedora, nos diz:  “o homem nascido de mulher tem vida curta e passa por muitos desapontamentos e dificuldades”. 

Nos dias hodiernos, as dificuldades têm se multiplicado. Mas graças a Deus que Sua graça está disponível a cada uma de nós (2 Co 12.9). 

O grande apóstolo Paulo falando exatamente sobre provas, dificuldades e adversidades, diz com maestria: “mas em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Em seguida, ele elenca uma série de provas e adversidades que podem cercar o cristão, mas em Cristo triunfaremos (Rm 8.35-39).

Vejamos, então, as desvantagens da adversidade:
• A adversidade nos causa tristeza e dores (Lm 3.1-3)   
• Somos desafiadas a descrer nas promessas de Deus (Jz 6.12-14)    
• Somos desafiadas a desistir e não esperar o vento da aflição passar (Jó 2.9)   
• A adversidade nos causa medo (2 Cr 20.2-3).

Quais as vantagens da adversidade?
• Somos escondidos em Deus (Sl 27.5)   
• Aprendemos mais de Deus (Sl 119.71)   
• Nos aproximamos de Deus (Sl 73.28)   
• Crescemos em sabedoria e instruímos a outros ( 2Co 1.3-4).

Finalizo com o que disse Friederichsen: A adversidade é inevitável, Deus dirige a escola da adversidade, na qual muitas de suas lições são ditadas em lágrimas, suor e sangue. Deus permite o sofrimento dos seus filhos. A adversidade é inestimável, quando adquirimos as coisas através do sofrimento damos mais valor. A adversidade forja nosso caráter (Hb 12.10-11). A adversidade não é invencível, é o que mencionei anteriormente; nada nos poderá separar do amor de Cristo... Em Cristo somos mais que vencedoras. 

Devemos nos alegrar por passarmos por diversas provações sabendo que a prova da nossa fé produz paciência (Tg 1.2-4). 

Quando a adversidade bater a sua porta, pergunte a Deus o que Ele quer te ensinar. Através de uma vida de oração e consagração a adversidade passa, pois, ficamos escondidas em Deus.

Me deixa dizer, cheia de fé, como Paulo se expressa: “temos esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados; perseguidos mas não desamparados; abatidos mas não destruídos” (2Co 4.7-9).

Sigamos em frente, amadas, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência e a experiência a esperança.

Avancemos em esperança! Canaã é logo ali!

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.