Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Os Dois Lados da Adversidade

A nossa vida é permeada por momentos bons, dias tenebrosos e enfermidades. É evidente que passamos por temores externos e internos. Mas, em qualquer situação sempre há um aprendizado. Com razão diz o sábio: “no dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele”(Ec 7.14).

Na verdade, não está na nossa mão o controle do nosso futuro, mas a confiança em Deus nos leva a cantar na adversidade ou na prosperidade; porque Ele vive posso crer no amanhã!

Eu estava lendo a Palavra e selecionando versículos sobre provações, adversidades, decepções e dificuldades. Até porque quando aconselhamos as pessoas dia a dia nos chegam problemas dessa ordem e temos que ter respaldo bíblico para lidar com as situações; então me veio à mente conversar um pouco sobre as vantagens e desvantagens da adversidade em nossa vida, vamos juntas? 

Verdadeiramente, se formos olhar no âmbito natural, ninguém quer passar por adversidades, que é sinônimo de problemas, dificuldades, lutas, tribulações e provas... E a lista segue. 

Jó disse: “receberíamos o bem do Senhor e não o mal?” (Jó 2.10). Em outra ocasião ele disse: “porque aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava medo me atingiu” (Jó 3.25).

O patriarca Jó mostrou, em suas palavras, que a adversidade faz parte de nossa existência quando disse: “o homem nascido de mulher, é de bem poucos dias e cheio de inquietação” (Jó 14.1). A versão King James, que é muito esclarecedora, nos diz:  “o homem nascido de mulher tem vida curta e passa por muitos desapontamentos e dificuldades”. 

Nos dias hodiernos, as dificuldades têm se multiplicado. Mas graças a Deus que Sua graça está disponível a cada uma de nós (2 Co 12.9). 

O grande apóstolo Paulo falando exatamente sobre provas, dificuldades e adversidades, diz com maestria: “mas em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Rm 8.37). Em seguida, ele elenca uma série de provas e adversidades que podem cercar o cristão, mas em Cristo triunfaremos (Rm 8.35-39).

Vejamos, então, as desvantagens da adversidade:
• A adversidade nos causa tristeza e dores (Lm 3.1-3)   
• Somos desafiadas a descrer nas promessas de Deus (Jz 6.12-14)    
• Somos desafiadas a desistir e não esperar o vento da aflição passar (Jó 2.9)   
• A adversidade nos causa medo (2 Cr 20.2-3).

Quais as vantagens da adversidade?
• Somos escondidos em Deus (Sl 27.5)   
• Aprendemos mais de Deus (Sl 119.71)   
• Nos aproximamos de Deus (Sl 73.28)   
• Crescemos em sabedoria e instruímos a outros ( 2Co 1.3-4).

Finalizo com o que disse Friederichsen: A adversidade é inevitável, Deus dirige a escola da adversidade, na qual muitas de suas lições são ditadas em lágrimas, suor e sangue. Deus permite o sofrimento dos seus filhos. A adversidade é inestimável, quando adquirimos as coisas através do sofrimento damos mais valor. A adversidade forja nosso caráter (Hb 12.10-11). A adversidade não é invencível, é o que mencionei anteriormente; nada nos poderá separar do amor de Cristo... Em Cristo somos mais que vencedoras. 

Devemos nos alegrar por passarmos por diversas provações sabendo que a prova da nossa fé produz paciência (Tg 1.2-4). 

Quando a adversidade bater a sua porta, pergunte a Deus o que Ele quer te ensinar. Através de uma vida de oração e consagração a adversidade passa, pois, ficamos escondidas em Deus.

Me deixa dizer, cheia de fé, como Paulo se expressa: “temos esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados, perplexos, mas não desanimados; perseguidos mas não desamparados; abatidos mas não destruídos” (2Co 4.7-9).

Sigamos em frente, amadas, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência e a experiência a esperança.

Avancemos em esperança! Canaã é logo ali!

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Os Dois Lados da Adversidade

Escrito por Judite Alves
Os Dois Lados da Adversidade

A nossa vida é permeada por momentos bons, dias tenebrosos e enfermidades. É evidente que...

Vença a Autopiedade

Escrito por Judite Alves
Vença a Autopiedade

Na era em que vivemos, parece que paira no ar um pedido de ajuda por parte de pessoas dive...

A Humildade e o Orgulho nunca se re...

Escrito por Judite Alves
A Humildade e o Orgulho nunca se reconciliarão

Estive pensando nestes dias em diversas coisas relacionadas ao Reino de Deus. Jesus, falan...

No terror noturno, Jesus chega

Escrito por Judite Alves
No terror noturno, Jesus chega

Há um caminho excelente no qual quem nele adentra nunca é decepcionado ou tão pouco sucumb...

Quem é você: Cristã Autêntica ou Fi...

Escrito por Judite Alves
Quem é você: Cristã Autêntica ou Fingida?

Vivemos em uma era de muita artificialidade, em que os valores são relativizados, e é notó...

A Força do Perdão

Escrito por Judite Alves
A Força do Perdão

Na nossa jornada, sempre nos deparamos com alguém que precisa de ajuda quando o assunto é...

A Perseverança nos leva a alcançar...

Escrito por Judite Alves
A Perseverança nos leva a alcançar a promessa 

Ouvimos muito falar nos últimos dias sobre a necessidade de sermos gratos, de aproveitarmo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.