Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Você tem uma mente renovada?

Estes dias estive pensando que nós, criaturas de Deus, normalmente as mulheres, buscamos ter uma saúde equilibrada, queremos sempre nos sentir bem, e, portanto, quando vamos avançando na idade, vamos nos preocupando mais para mantermos a forma, e já começamos com os suplementos vitamínicos, outras procuram médico especialista e outras, as esteticistas. Tudo isso para nos sentirmos bem.

Vale ressaltar que, quando falamos sobre o corpo e seu bem-estar, não estamos desprezando as outras partes do nosso ser. É fato que somos espírito, alma e corpo, verdade? Então, há uma ligação tremenda entre os três. Somos únicas para Deus. Mas é de bom tom lembrar que Deus nos criou assim e somos a única criação de Deus que é a imagem e semelhança dEle aqui na terra. Destarte, se quisermos viver de forma equilibrada, temos que estar bem no espírito, na alma e no corpo. O sábio teve razão ao dizer: “porque como imaginou na sua alma assim é” (Pv 23.7). 

Temos que viver em harmonia com Deus para que a nossa alma goze paz e o corpo, que é o executivo da alma, tenha equilíbrio e viva em harmonia. Uma das promessas de Deus é: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti” (Is 26.3). 

Nós, que confiamos no Senhor, não estamos isentas de passar por vicissitudes, mas se a mente está firme em Deus, experimentamos a vontade dEle, que é boa, perfeita e agradável. Assim, em vez de nos afundarmos diante dos problemas, damos o voo da águia, porque o próprio Deus nos vê com a confiança inabalável, incansável, como declarou o profeta Isaías: “… os que esperam no Senhor subirão com asas como de águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão” (Is 40.31).

Certa vez, o salmista Davi se expressou assim: “Elevo os olhos para os montes, de onde vem meu socorro?”. Ele quis dizer, nas entrelinhas, que parecia não haver saída. No entanto, ele se lembrou dos feitos do Senhor e de sua capacidade de agir, pelo fato de que ele mesmo já tinha experiências com Deus. 

Então, ao lembrar do Deus que criou os montes, o mar e os céus, Davi exclama: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. E tem mais, Ele não vai deixar meu pé vacilar. Estou firmada na rocha dos séculos. Acho linda a expressão de Isaías: “Confiai no Senhor perpetuamente”, que quer dizer, confiai no Senhor em todo tempo, sempre, porque o Senhor Deus é uma Rocha eterna (Is 26.3). 

Mas como podemos ter esse tipo de confiança? Como ter uma mente renovada?

1 – Tenha confiança em Deus (Hb 10. 35-36).
2 – Suas emoções, pensamentos e sua vontade devem estar submissos à palavra de Deus, que é o parâmetro ou o referencial para nossa regra de vida.
3 – Nunca permita que mágoas, raiz de amargura, ressentimento e pensamentos destrutivos se alojem em sua alma (Sl 19.14).
4 – Busque viver uma vida equilibrada, procure relaxar, dormir bem (Sl 4.5-8).
5 - Exercite-se, no físico, na alma e no espírito (1 Ts 5.25).
6 – Busque ser piedosa (1 Tm 4.7).
7 - A cada dia procure se refugiar em Deus, e busque palavras brandas para tratar seus pares (Pv 15.1).

Enfim, a cada dia faça uma autoanálise de como foi seu dia, anote onde você acertou e onde você errou e faça uma oração. Deus lhe ajudará a estar cada dia renovada nEle. 

Pelo fato de vivermos em um mundo turbulento e sem paz, nós, como cristãs, temos que fazer a diferença.

Vamos nos renovar? Aceite o desafio. Deus conta com você!

Meu abraço no seu coração.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.