sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Adoção, um ato de amor       

A adoção é um gesto nobre, mas acima de tudo, é um reflexo do amor de Deus por nós. Quando uma família escolhe adotar está, de certa forma, espelhando o coração do Pai Celestial, que, em sua infinita graça, nos acolheu como filhos. A Bíblia nos lembra em Romanos 8:15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

Ser filho por adoção é ser escolhido. Deus nos adotou por amor. Ele decidiu nos tornar seus filhos, e isso nos garante identidade, pertencimento e cuidado. Em Efésios 1:5, Paulo afirma que Deus “nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” O apóstolo João também declara: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (João 1:12)

Essa verdade nos conduz a refletir sobre o que significa adotar uma criança. Muito além de um ato de generosidade, a adoção é uma decisão que requer amor, entrega, preparo emocional e espiritual. É um compromisso que envolve toda a família e os que a cercam. Uma criança que é adotada precisa de um lar, de uma família que a receba com o mesmo amor com que Deus nos recebeu.

A adoção precisa ser feita com propósito, responsabilidade e intencionalidade. Não se trata de preencher um vazio ou de buscar uma realização pessoal, mas de oferecer a alguém a oportunidade de ser amado, cuidado, protegido e valorizado como filho. A criança adotada não é uma mercadoria que pode ser trocada ou devolvida; ela é uma vida que anseia por amor e por pertencimento.

Na Bíblia, encontramos histórias que ilustram esse amor redentor e transformador que há na adoção. Um exemplo marcante é o de Moisés. A filha de Faraó o encontrou às margens do rio Nilo e, movida por compaixão, o adotou como seu filho (Êxodo 2:10). Aquele bebê hebreu, que nasceu em tempos difíceis e foi entregue às águas para sobreviver, cresceu no palácio do faraó e foi usado por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão do Egito. Uma adoção com propósito mudou o destino de uma nação.

Outro exemplo é Mardoqueu, que criou Ester como filha após a morte dos pais dela (Ester 2:7). Ester se tornou rainha e foi instrumento de salvação para o povo judeu. Sua história é mais uma prova de que a adoção pode estar nos planos divinos para cumprir um chamado maior.

A mulher cristã é chamada a enxergar a adoção com os olhos de Deus. Seja adotando, apoiando alguém nesse processo ou ensinando seus filhos sobre o valor do acolhimento, cada uma pode ser instrumento de amor e redenção. Adotar é mais do que incluir alguém na família: é revelar a graça de Deus através de atitudes concretas.

Que possamos refletir o amor do nosso Pai, que nos adotou e nos chama de filhos. Que possamos, como mulheres cristãs, valorizar e apoiar a adoção como um ato de fé, coragem e, acima de tudo, amor.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Estabelecendo Prioridades

Escrito por Sonia Pires
Estabelecendo Prioridades

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas joias.” Provérbios 3...

Tornar-se como criança

Escrito por Sonia Pires
Tornar-se como criança

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de mod...

Qual é o Chamado de Deus na sua vid...

Escrito por Sonia Pires
Qual é o Chamado de Deus na sua vida?

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti...

Ele tem cuidado de nós

Escrito por Sonia Pires
Ele tem cuidado de nós

“Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecid...

Amando ao Próximo como Jesus Amou

Escrito por Sonia Pires
Amando ao Próximo como Jesus Amou         

"Disse Jesus: Este é o primeiro mandamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu...

Adoção, um ato de amor

Escrito por Sonia Pires
Adoção, um ato de amor       

A adoção é um gesto nobre, mas acima de tudo, é um reflexo do amor de Deus por nós. Quando...

A importância da oração na vida da...

Escrito por Sonia Pires
A importância da oração na vida da mulher cristã

Por que orar? Como orar? Quando orar? A oração é muito mais do que um hábito religioso. É...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.