sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Adoção, um ato de amor       

A adoção é um gesto nobre, mas acima de tudo, é um reflexo do amor de Deus por nós. Quando uma família escolhe adotar está, de certa forma, espelhando o coração do Pai Celestial, que, em sua infinita graça, nos acolheu como filhos. A Bíblia nos lembra em Romanos 8:15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

Ser filho por adoção é ser escolhido. Deus nos adotou por amor. Ele decidiu nos tornar seus filhos, e isso nos garante identidade, pertencimento e cuidado. Em Efésios 1:5, Paulo afirma que Deus “nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” O apóstolo João também declara: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” (João 1:12)

Essa verdade nos conduz a refletir sobre o que significa adotar uma criança. Muito além de um ato de generosidade, a adoção é uma decisão que requer amor, entrega, preparo emocional e espiritual. É um compromisso que envolve toda a família e os que a cercam. Uma criança que é adotada precisa de um lar, de uma família que a receba com o mesmo amor com que Deus nos recebeu.

A adoção precisa ser feita com propósito, responsabilidade e intencionalidade. Não se trata de preencher um vazio ou de buscar uma realização pessoal, mas de oferecer a alguém a oportunidade de ser amado, cuidado, protegido e valorizado como filho. A criança adotada não é uma mercadoria que pode ser trocada ou devolvida; ela é uma vida que anseia por amor e por pertencimento.

Na Bíblia, encontramos histórias que ilustram esse amor redentor e transformador que há na adoção. Um exemplo marcante é o de Moisés. A filha de Faraó o encontrou às margens do rio Nilo e, movida por compaixão, o adotou como seu filho (Êxodo 2:10). Aquele bebê hebreu, que nasceu em tempos difíceis e foi entregue às águas para sobreviver, cresceu no palácio do faraó e foi usado por Deus para libertar o povo hebreu da escravidão do Egito. Uma adoção com propósito mudou o destino de uma nação.

Outro exemplo é Mardoqueu, que criou Ester como filha após a morte dos pais dela (Ester 2:7). Ester se tornou rainha e foi instrumento de salvação para o povo judeu. Sua história é mais uma prova de que a adoção pode estar nos planos divinos para cumprir um chamado maior.

A mulher cristã é chamada a enxergar a adoção com os olhos de Deus. Seja adotando, apoiando alguém nesse processo ou ensinando seus filhos sobre o valor do acolhimento, cada uma pode ser instrumento de amor e redenção. Adotar é mais do que incluir alguém na família: é revelar a graça de Deus através de atitudes concretas.

Que possamos refletir o amor do nosso Pai, que nos adotou e nos chama de filhos. Que possamos, como mulheres cristãs, valorizar e apoiar a adoção como um ato de fé, coragem e, acima de tudo, amor.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Dorcas - compartilhando talentos

Escrito por Sonia Pires
Dorcas - compartilhando talentos

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas”. C...

O Perigo da compulsão pelo consumis...

Escrito por Sonia Pires
O Perigo da compulsão pelo consumismo   

“Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naq...

Vivendo com alegria

Escrito por Sonia Pires
Vivendo com alegria

Descobrindo a força que vem de um coração cheio da presença de Deus “Portanto não vos entr...

Débora, guerreira e inspiradora

Escrito por Sonia Pires
Débora, guerreira e inspiradora

“Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me...

Falando com sabedoria – o poder da...

Escrito por Sonia Pires
Falando com sabedoria – o poder da língua

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Prové...

Cultivando uma boa amizade

Escrito por Sonia Pires
Cultivando uma boa amizade           

“Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17 A amizade é u...

Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento...

Escrito por Sonia Pires
Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento de posse?

“Porque o Senhor teu Deus é Deus zeloso.” (Deuteronômio 4:24) O ciúme é um sentimento que...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.