sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Maria Madalena: transformada para servir     

E aconteceu, depois disso, que andava Jesus de cidade em cidade… e com Ele iam também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (Lucas 8:1-2).

Maria Madalena, cujo nome indica sua origem na próspera cidade de Magdala, na Galileia, é um dos exemplos mais marcantes de transformação no Novo Testamento. De um passado sombrio e de opressão espiritual, ela foi liberta por Jesus e encontrou uma nova identidade em Cristo.

Sua vida é um testemunho poderoso do que Deus pode fazer quando acolhemos Seu amor.

De escrava à mulher livre em Cristo

O evangelho de Lucas descreve que Maria Madalena havia sido possuída por sete demônios. Essa realidade aponta para a profundidade da sua dor, vergonha e incapacidade de viver em liberdade. Porém, ao ser curada por Jesus, experimentou uma restauração completa: corpo, alma e espírito. Ela nos ensina que não existe passado tão pesado que a graça de Deus não possa redimir. Na Psicologia, falamos da importância de ressignificar experiências traumáticas. Maria Madalena é um exemplo bíblico vivo desse processo de ressignificação espiritual.

Uma serva generosa

Liberta, ela não se afastou de Jesus. Pelo contrário: colocou seus bens e talentos a serviço do Mestre, junto a outras mulheres. Isso nos mostra que o discipulado não é apenas receber, mas também oferecer. Quantas vezes, após recebermos uma bênção, seguimos nosso caminho esquecendo de servir? Maria Madalena nos recorda que a gratidão verdadeira gera ação.

A mensageira da ressurreição

Outro aspecto notável é que Maria Madalena foi a primeira a ver o Cristo ressurreto (João 20:11-18). Não por acaso: a mesma mulher que conheceu a escuridão profunda também teve o privilégio de contemplar a maior luz da história. Jesus confiou a ela a missão de anunciar a ressurreição aos discípulos, fazendo dela a primeira mensageira das Boas Novas. Isso nos ensina que quem foi restaurado por Deus pode se tornar um instrumento poderoso de esperança para outros.

Lições para nós

- Nova identidade em Cristo: não somos definidas pelo passado, mas pelo que Jesus fez em nós.

- Serviço com o que temos: nossos talentos, recursos e tempo podem ser ferramentas para o Reino.

- Coragem de testemunhar: como Maria Madalena, precisamos anunciar ao mundo que Cristo vive.

Assim, essa mulher de Magdala nos inspira a viver uma fé transformadora e ativa. Que possamos, como ela, reconhecer a libertação que recebemos em Cristo e sermos fiéis em segui-Lo, servindo com gratidão e proclamando a vitória da vida sobre a morte.

Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Grande abraço, até a próxima.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Dorcas - compartilhando talentos

Escrito por Sonia Pires
Dorcas - compartilhando talentos

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas”. C...

O Perigo da compulsão pelo consumis...

Escrito por Sonia Pires
O Perigo da compulsão pelo consumismo   

“Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naq...

Vivendo com alegria

Escrito por Sonia Pires
Vivendo com alegria

Descobrindo a força que vem de um coração cheio da presença de Deus “Portanto não vos entr...

Débora, guerreira e inspiradora

Escrito por Sonia Pires
Débora, guerreira e inspiradora

“Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me...

Falando com sabedoria – o poder da...

Escrito por Sonia Pires
Falando com sabedoria – o poder da língua

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Prové...

Cultivando uma boa amizade

Escrito por Sonia Pires
Cultivando uma boa amizade           

“Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17 A amizade é u...

Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento...

Escrito por Sonia Pires
Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento de posse?

“Porque o Senhor teu Deus é Deus zeloso.” (Deuteronômio 4:24) O ciúme é um sentimento que...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.