"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:3)
A primavera é a estação da renovação, da beleza e da esperança. Após o inverno, com suas folhas secas e dias frios, surge um tempo de florescimento, cores e perfumes. Assim também acontece em nossa vida espiritual: o Senhor nos concede períodos de renovação e de colheita após fases de espera e introspecção.
Cada estação tem o seu propósito. O inverno representa muitas vezes tempos de silêncio, de desafios e de aprendizagens ocultas, quando Deus trabalha em áreas profundas do coração. Mas a primavera chega como um presente divino, revelando que nada foi em vão. O que parecia morto volta a florescer, o que estava escondido brota em vida. É a estação da esperança renovada. A Bíblia nos convida a sermos como árvores plantadas junto às águas, firmes e resilientes. Mesmo em tempos de seca, permanecem verdes e dão frutos na estação certa (Salmos 92:12-14). Isso nos ensina que, quando enraizadas em Cristo, não tememos os invernos da alma, pois sabemos que a primavera virá com suas promessas cumpridas.
A primavera espiritual é o período em que Deus nos surpreende. Flores que não imaginávamos desabrocham, portas que pareciam fechadas se abrem, sonhos adormecidos são reacendidos. É tempo de plantar boas sementes – de fé, amor, bondade e perdão – para que possamos colher frutos que permanecerão para a eternidade.Também é o tempo de viver com propósito. O Senhor deseja que cada uma de nós floresça, não apenas em aparência, mas em essência. O apóstolo Paulo nos lembra que fomos criadas em Cristo Jesus para as boas obras (Efésios 2:10). Assim como a primavera desperta a natureza adormecida, o Espírito Santo desperta em nós novos dons, talentos e oportunidades de serviço.
Que esta estação nos inspire a confiar que, mesmo depois de invernos longos, o Senhor cumpre Suas promessas. Ele é o Deus da esperança, que faz brotar a vida onde havia sequidão e nos conduz a um tempo de realizações e abundância.
Assim como as flores da primavera enchem os campos de beleza, que nossa vida, enraizada em Cristo, exale o bom perfume do Evangelho e seja testemunho de fé e esperança.
"O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes." (Salmos 92:12-14)
Até a próxima, grande abraço.
Sonia Pires
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).