sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Amando ao Próximo como Jesus Amou         

"Disse Jesus: Este é o primeiro mandamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Marcos 12:30-31)

Amar a Deus é o fundamento da vida cristã. Mas o amor ao próximo é a evidência prática desse amor.

Jesus nos ensinou que o segundo mandamento é de suma importância, mostrando que nossa relação com o outro está diretamente ligada à nossa comunhão com Deus.

Mas quem é o nosso próximo? Jesus respondeu a essa pergunta com a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37). Nela, aprendemos que o próximo não é apenas quem conhecemos ou quem faz parte da nossa comunidade, mas qualquer pessoa que cruze nosso caminho e precise de ajuda. O samaritano, ao ver um homem ferido à beira do caminho, não pensou em raça ou merecimento. Ele simplesmente amou com atitudes.

Amar ao próximo como Jesus amou é agir com compaixão, misericórdia e prontidão. É ver o necessitado e não virar o rosto. É oferecer não só palavras, mas ações. Em 1 João 3:18 está escrito: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” O verdadeiro amor é prático.

Jesus aproveitava cada ocasião para fazer o bem. Ele curava, ouvia, consolava, alimentava e ensinava. Não havia tempo ou lugar impróprio para expressar o amor. Ele tocava os intocáveis, comia com os rejeitados, acolhia os desprezados. Suas ações eram expressão perfeita do amor divino.

A mulher cristã, seguindo o exemplo de Cristo, é chamada a amar de maneira semelhante. Isso pode significar estender a mão a alguém em sofrimento emocional, ouvir com empatia, visitar um enfermo, perdoar, dividir o pão, consolar os aflitos, cuidar dos filhos com paciência ou simplesmente sorrir a quem está desanimado. Amar ao próximo é também zelar pelas palavras que dizemos, pelas atitudes que tomamos e pelas reações que demonstramos.

O amor ao próximo não é apenas um mandamento a ser obedecido; é um privilégio que transforma quem dá e quem recebe. Há cura no gesto bondoso, consolo na presença amiga e esperança no abraço sincero. Fazer o bem a quem necessita faz bem também a quem pratica. Provérbios 11:25 afirma: “A alma generosa prosperará; e quem dá a beber será dessedentado.

Mesmo quando parece difícil, o Espírito Santo nos capacita a amar além das nossas limitações. Romanos 5:5 nos assegura que “o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Amar como Jesus amou é ir além do conveniente. É escolher ajudar, mesmo quando não há retribuição. É viver com os olhos atentos às necessidades ao redor e com o coração disposto a servir. Que sejamos mulheres que refletem o amor de Cristo não apenas com palavras, mas com atitudes que tocam e transformam vidas.

Até a próxima queridas.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Dorcas - compartilhando talentos

Escrito por Sonia Pires
Dorcas - compartilhando talentos

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas”. C...

O Perigo da compulsão pelo consumis...

Escrito por Sonia Pires
O Perigo da compulsão pelo consumismo   

“Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naq...

Vivendo com alegria

Escrito por Sonia Pires
Vivendo com alegria

Descobrindo a força que vem de um coração cheio da presença de Deus “Portanto não vos entr...

Débora, guerreira e inspiradora

Escrito por Sonia Pires
Débora, guerreira e inspiradora

“Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me...

Falando com sabedoria – o poder da...

Escrito por Sonia Pires
Falando com sabedoria – o poder da língua

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Prové...

Cultivando uma boa amizade

Escrito por Sonia Pires
Cultivando uma boa amizade           

“Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17 A amizade é u...

Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento...

Escrito por Sonia Pires
Ciúme: cuidado zeloso ou sentimento de posse?

“Porque o Senhor teu Deus é Deus zeloso.” (Deuteronômio 4:24) O ciúme é um sentimento que...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.