sonia

Sonia Pires

Psicóloga Clínica; Psicóloga Clínica; ⁠Psicoterapeuta; ⁠Neuro Psicóloga; Pós Graduada em Instrumental Enrichment - Phase I e II em Israel (1994); Pós Graduada em Instrumental Enrichment Lebel III Training no Canadá; ⁠Palestrante em diferentes temas nas áreas de Psicologia e Fé Cristã;⁠ Escritora; Autora do Livro "Entre Nós Mulheres" (CPAD) ; ⁠Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Belenzinho (SP); Professora da Classe de Senhoras da EBD; Voluntária no “ASILAR” e Asilo e lar da AD - Belém (SP). 

 

 

Amando ao Próximo como Jesus Amou         

"Disse Jesus: Este é o primeiro mandamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Marcos 12:30-31)

Amar a Deus é o fundamento da vida cristã. Mas o amor ao próximo é a evidência prática desse amor.

Jesus nos ensinou que o segundo mandamento é de suma importância, mostrando que nossa relação com o outro está diretamente ligada à nossa comunhão com Deus.

Mas quem é o nosso próximo? Jesus respondeu a essa pergunta com a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37). Nela, aprendemos que o próximo não é apenas quem conhecemos ou quem faz parte da nossa comunidade, mas qualquer pessoa que cruze nosso caminho e precise de ajuda. O samaritano, ao ver um homem ferido à beira do caminho, não pensou em raça ou merecimento. Ele simplesmente amou com atitudes.

Amar ao próximo como Jesus amou é agir com compaixão, misericórdia e prontidão. É ver o necessitado e não virar o rosto. É oferecer não só palavras, mas ações. Em 1 João 3:18 está escrito: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” O verdadeiro amor é prático.

Jesus aproveitava cada ocasião para fazer o bem. Ele curava, ouvia, consolava, alimentava e ensinava. Não havia tempo ou lugar impróprio para expressar o amor. Ele tocava os intocáveis, comia com os rejeitados, acolhia os desprezados. Suas ações eram expressão perfeita do amor divino.

A mulher cristã, seguindo o exemplo de Cristo, é chamada a amar de maneira semelhante. Isso pode significar estender a mão a alguém em sofrimento emocional, ouvir com empatia, visitar um enfermo, perdoar, dividir o pão, consolar os aflitos, cuidar dos filhos com paciência ou simplesmente sorrir a quem está desanimado. Amar ao próximo é também zelar pelas palavras que dizemos, pelas atitudes que tomamos e pelas reações que demonstramos.

O amor ao próximo não é apenas um mandamento a ser obedecido; é um privilégio que transforma quem dá e quem recebe. Há cura no gesto bondoso, consolo na presença amiga e esperança no abraço sincero. Fazer o bem a quem necessita faz bem também a quem pratica. Provérbios 11:25 afirma: “A alma generosa prosperará; e quem dá a beber será dessedentado.

Mesmo quando parece difícil, o Espírito Santo nos capacita a amar além das nossas limitações. Romanos 5:5 nos assegura que “o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Amar como Jesus amou é ir além do conveniente. É escolher ajudar, mesmo quando não há retribuição. É viver com os olhos atentos às necessidades ao redor e com o coração disposto a servir. Que sejamos mulheres que refletem o amor de Cristo não apenas com palavras, mas com atitudes que tocam e transformam vidas.

Até a próxima queridas.

sonia

Sonia Pires

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Estabelecendo Prioridades

Escrito por Sonia Pires
Estabelecendo Prioridades

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas joias.” Provérbios 3...

Tornar-se como criança

Escrito por Sonia Pires
Tornar-se como criança

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de mod...

Qual é o Chamado de Deus na sua vid...

Escrito por Sonia Pires
Qual é o Chamado de Deus na sua vida?

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti...

Ele tem cuidado de nós

Escrito por Sonia Pires
Ele tem cuidado de nós

“Não estejais inquietos por coisa alguma, antes, as vossas petições sejam em tudo conhecid...

Amando ao Próximo como Jesus Amou

Escrito por Sonia Pires
Amando ao Próximo como Jesus Amou         

"Disse Jesus: Este é o primeiro mandamento: Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu...

Adoção, um ato de amor

Escrito por Sonia Pires
Adoção, um ato de amor       

A adoção é um gesto nobre, mas acima de tudo, é um reflexo do amor de Deus por nós. Quando...

A importância da oração na vida da...

Escrito por Sonia Pires
A importância da oração na vida da mulher cristã

Por que orar? Como orar? Quando orar? A oração é muito mais do que um hábito religioso. É...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.