“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de finas joias.” Provérbios 31:10
Diariamente a mulher cristã desempenha diversos papéis: esposa, mãe, filha, profissional, amiga, serva do Senhor. Para ser bem-sucedida em cada um deles, é essencial aprender a estabelecer prioridades.
A mulher virtuosa descrita em Provérbios 31 é um modelo de equilíbrio, sabedoria e organização. Ela é forte, trabalhadora, sensível às necessidades dos outros, prudente com suas palavras e, acima de tudo, temente a Deus.
A capacidade de priorizar tarefas e responsabilidades é uma demonstração de maturidade espiritual. A mulher que busca a direção de Deus entende que nem tudo pode ser feito ao mesmo tempo, e que há um tempo certo para cada propósito. Como diz Eclesiastes 3:1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”
Um exemplo bíblico é Débora, juíza e profetisa (Juízes 4). Ela conciliava seu papel de liderança com o cuidado de sua casa, sendo sábia ao se posicionar diante das batalhas espirituais e sociais. Outra mulher que soube organizar bem suas prioridades foi Priscila (Atos 18), que ao lado de seu esposo, ensinava com sabedoria, servia ao Senhor e acolhia os irmãos em sua casa. Também encontramos Ester, que diante de uma grande responsabilidade, jejuou, orou e com coragem, agiu no tempo certo (Ester 4 e 5).
Estabelecer prioridades não é apenas uma questão de agenda, mas de coração. A mulher cristã deve buscar, em oração, discernimento para saber quando falar e quando calar, quando agir e quando esperar, quando cuidar do outro e quando cuidar de si mesma. Ignorar essa ordem pode levar à exaustão e frustração. Mas quando se entrega à direção do Senhor, ela encontra equilíbrio, realiza-se nos seus papéis e glorifica a Deus com sua vida.
Querida irmã, sua jornada é valiosa. Não se cobre por fazer tudo ao mesmo tempo. Peça sabedoria a Deus (Tiago 1:5), confie na direção do Espírito Santo e lembre-se: você é preciosa aos olhos do Senhor. Com a ajuda dEle, você será capaz de viver cada papel com graça, sabedoria e excelência, cumprindo o seu chamado com alegria.
Até a próxima queridas.
Sonia Pires
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).