"Mas a vereda dos Justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Provérbios 4:18
A vida cristã não é uma trajetória linear ou livre de desafios. Para a mulher cristã, viver e aprender é um processo contínuo, onde cada experiência – seja ela doce ou amarga – pode se tornar um instrumento valioso para o crescimento pessoal, espiritual e emocional.
Em cada estação da vida, Deus oferece oportunidades de aprendizado, e cabe a nós estarmos dispostas a enxergar, interpretar e amadurecer com sabedoria.
Alegrias que Edificam
As vivências agradáveis nos lembram da bondade de Deus. Momentos de conquistas, amizades restauradas, curas, respostas de oração e tempos de paz são bênçãos que aquecem o coração. Essas experiências nos fortalecem na fé e nos impulsionam a viver com gratidão, reconhecendo que todo dom perfeito vem do Pai das Luzes (Tiago 1:17). Nessas fases, a mulher cristã aprende a usufruir do melhor da vida, com alegria no Senhor, que é a nossa força (Neemias 8:10).
Desafios que Ensinam
Contudo, nem todos os dias são de festa. Há vivências difíceis, marcadas por perdas, enfermidades, crises familiares, decepções e dias de luta. São os chamados "dias maus" (Efésios 6:13), “Portanto, tomai toda a armadura de Deus para que possais resistir no dia mau, e havendo feito tudo, ficar firmes”.Embora desafiadores, podem nos ensinar a depender de Deus de maneira mais profunda. É nessas horas que a mulher cristã pode aprender a desenvolver estratégias espirituais e emocionais mais saudáveis, desenvolver a resiliência, que a ajudarão a permanecer firme, sem perder sua paz.
Interpretando a dor com sabedoria
As perdas nos causam tristeza. Devemos interpreter todas as experiências que vivenciamos como oportunidades de crescimento. Deve existir em nós uma disposição para entender o que nos acontece segundo a ótica de Cristo. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto”. Rm.: 8:28. Em oração, podemos perguntar: “O que posso aprender com isso? O Senhor responderá e, com certeza, o resultado será crescimento espiritual e saúde para a mente e corpo.
Diante das dificuldades, é possível escolher como reagir. Muitas vezes, ignorar ou reprimir emoções pode resultar em sintomas psicossomáticos. A mulher cristã é chamada a identificar suas emoções à luz da fé e buscar no Senhor entendimento para lidar com elas. Como diz Provérbios 4:7: “Adquire sabedoria, adquire inteligência; e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.”
Vivências que geram maturidade e paz
Deus não desperdiça nenhuma experiência. Tudo pode contribuir para o nosso bem (Romanos 8:28). Quando a mulher cristã decide aprender com a vida – mesmo nas situações mais difíceis – ela se torna mais forte, resiliente e madura. Desenvolve um olhar mais compassivo, uma fé mais sólida e uma paz que excede todo entendimento (Filipenses 4:7).
Até mais queridas
Sonia Pires
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).