Estamos na semana do Dia das Mães. É nessa época que o comércio comemora com a alta procura por presentes e lembranças dos mais variados tipos e preços. E a correria aumenta quando falta poucos dias para a data comemorativa, pois muitos filhos só deixam para ir às lojas em cima da hora.
Mas o que importa não é o tamanho ou o valor do presente, mas o valor sentimental que esse presente carrega. E isso não tem preço que pague. Muitas mães até usam o jargão assim: “Não se preocupe com presente, o importante é ter você aqui” ou “Dia das Mães é todo dia, então, não precisa dar presente”. E em parte, elas têm razão, mais importante que os presentes é a presença de quem amamos. Mas é lógico que é muito bom lembrar e ofertar algo para aquela que sempre deu tudo que pode para nós, seus filhos.
Já tem filhos que são tão ausentes que só aparecem nessa data e pensam que é só ficar algumas horas com a sua mãe, e isso basta para deixá-la feliz. Infelizmente, o que mais ocorre é que um dia (no futuro) eles vão procurar pela mãe e será tarde…
Então, aproveite não só essa data, mas procure estar mais perto da sua mãe. Procure ligar, enviar uma mensagem de texto ou de áudio para ela. Descubra o que ela quer ganhar de presente e, se for possível, dê a ela com muito carinho e amor. No Dia das Mães, almoce ao lado dela ou faça outra refeição juntos. Caso tenham mais tempo e prefiram, façam um passeio juntos, mas não deixe essa data passar em branco.
Tem pessoas que consideram bobagem comprar presentes ou passar o dia com a mãe nessa data. “É puro comércio!”, assim pensam. Concordo em parte que o comércio aproveita essa ocasião para vender mais. Porém, é uma ótima oportunidade para demonstrar todo o amor que você sente pela sua mãezinha. Afinal, ela merece ser lembrada e homenageada sempre.
Pare e pense: Quantas noites sua mãe ficou sem dormir para vigiar você que estava com febre ou com dor! Lembra quantas vezes ela deixou de comprar ou fazer algo para ela só para te agradar. E ainda tem aquelas que, em algum momento, deixaram de comer o que gostam para dar a melhor comida aos seus filhos. Será que elas não merecem um dia especial?
Não só merecem, como devem ser lembradas. Não só um dia, mas poderia ser o mês todo, por que não? Como filha posso dizer, nossa mãe fica muito feliz em passar um dia com a sua companhia ou até mesmo algumas horas rindo, conversando, passeando ou fazendo qualquer coisa junto com os filhos.
Prepare-se para estar no Dia das Mães com a sua rainha. Seja criativo(a) e declare o seu amor, seja em forma de canção, de poesia ou de suas próprias palavras. Diga o quanto você a ama e a quer bem ao seu lado. Se oferecer um presente, dê com muito carinho. E lembre-se, valorize a pessoa tão importante que o nosso Deus deu para cuidar da gente.
E se você não tem mais sua mãezinha, parabenize a mãe mais próxima de você, pode ser uma avó, tia, madrinha ou amiga. Em vez de ser um dia de tristeza, lembre-se dos momentos bons que passou junto com sua guerreira. Relembre esses momentos ao lado de outras pessoas da família, isso vai te ajudar. Saudades sim, angústia não!
E não deixe o dia terminar sem fazer uma oração pela sua mãe e por todas as mães. Valorize-a. Abrace e beije-a dizendo o quanto a ama! Celebre.
Ah, e se você também é mãe, parabéns! Curta muito o seu dia ao lado dos filhos e de todos que a ama!
Feliz Dia das Mães para todas as mamães!
Por Luciene Saviolli