80 anos do Círculo de Oração em PE

Pernambucanas criaram 1º Círculo de Oração do país em bairro de Recife 

Corria o ano de 1942 e, na cidade de Recife, capital pernambucana, a menina Zuleide não interagia como as demais crianças de sua idade; ao contrário, ela não falava e nem andava. Os médicos a analisaram e o diagnóstico não poderia ser pior: nenhum deles conseguiu indicar uma solução para sua enfermidade. Os profissionais disseram que a primogênita de Florismundo Montenegro Barreto (falecido em fevereiro de 1995) e Albertina Bezerra Barreto (falecida em 2008) não passaria dos oito anos de vida. Naturalmente, a ansiedade e o medo tomaram os corações dos pais, contudo a boa mão de Deus moveu-se em favor de Ledinha (como era conhecida Zuleide). Inconformada com o diagnóstico emitido pelos médicos, irmã Albertina teve a iniciativa de solicitar ajuda a algumas irmãs, que congregavam na Assembleia de Deus no bairro de Casa Amarela, em Recife (PE).

Era 6 de março de 1942 quando a mãe de Ledinha convocou Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antônia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa e Maria José,que clamaram ao Senhor em busca da cura milagrosa. Elas confiaram em uma profecia a respeito do quadro de saúde de Ledinha: “Essa enfermidade não é para morte, mas para glória de meu nome. Fui eu quem gerou essa criança, para que, por meio dela, fosse aberto este trabalho”, dizia a profecia.

O nome “Círculo de Oração”

Oficialmente, o Círculo de Oração foi inaugurado em 1942, na capital pernambucana. O objetivo foi criar um trabalho permanente de oração em busca do favor divino. No começo, a própria Albertina não fazia ideia de que a primeira reunião de oração seria o embrião do que hoje é reconhecido como um dos mais importantes e emblemáticos departamentos da Assembleia de Deus brasileira. Albertina sempre reiterava o que o Senhor havia dito a ela naqueles momentos difíceis: “Era isso que eu queria que você fizesse; era isso que Eu exigia. Porque por intermédio de sua filha vou realizar uma grande obra. É tão grande que você não imagina”. A menina, desenganadapelos médicos, que não passaria dos oito anos, viveu até os 49 anos. “O meu pensamento era que o Senhor curaria a menina e o trabalho terminaria por ali. Mas o Senhor orientou-nos a continuar e cumpriu as Suas promessas, e abençoou nossas vidas. E se Deus não tivesse abençoado, e se não fosse a Sua vontade, o Círculo de Oração não existiria muitos anos depois”, dizia Albertina. O trabalho logo se espalhou por todo o estado de Pernambuco e depois pelos estados vizinhos e é hoje um trabalho presente - com suas variações litúrgicas regionais - nas Assembleias de Deus em todos os estados do país.

De acordo com a fundadora, a nomenclatura usada para designaro departamento - “Círculo de Oração” - foi retirada de um folheto que ela havia lido e ilustrava a oração como um círculo nos céus. “Enquanto orávamos,lembrei-me dessa mensagem e disse: ‘Vamos circular os céus com as nossas orações’. E isso aconteceu não somente em Recife, mas por todo o Brasil”, alegrava-se a veterana.

Apoio da liderança regional

O resultado do clamor das servas de Deus tornou-se notório e recebeu total apoio do pastor da igreja pernambucana naqueles dias, José Bezerra da Silva; da sua esposa Malphara Bezerra e de diversos outros crentes. A partir de então, o Círculo de Oração funcionaria um dia na semana, normalmente das 7h às 17h; o culto incluía sobretudo oração, mas também pregação da Palavra de Deus e testemunhos, com as reuniões sendo marcadas pela manifestação da graça divina, inclusive com muitos batismos no Espírito Santo. O novo departamento tornou-se um dos maiores trabalhos da história da Assembleia de Deus no estado de Pernambuco, de modo que, em 2012, foram contabilizados 850 trabalhos só na capital pernambucana, ou seja, em todas as congregações do templo-sede da AD na capital Recife naquele ano.

Fonte: Este é um pequeno trecho extraído da Reportagem 80 anos do Círculo de Oração em PE publicado no Jornal Mensageiro da Paz Ano 92 - Número 1642 - Março de 2022. Leia esta reportagem na íntegra, adquirindo o exemplar do Jornal Mensageiro da Paz no site da CPAD ou fazendo uma assinatura através do site CPAD Digital.

Não se omite ao ministério que Deus...

Escrito por Mulher Cristã
Não se omite ao ministério que Deus te confiou

“Vou desistir do meu chamado!”“Não adianta tentar mais, acho que isso não é para mim.”“Exi...

Conheça mais a colunista… Elaine Cr...

Escrito por Mulher Cristã
Conheça mais a colunista… Elaine Cruz

Semanalmente, ela traz reflexões que falam profundamente aos nossos corações. São assuntos...

Professora Helena Figueiredo recebe...

Escrito por CPAD Web
Professora Helena Figueiredo recebeu homenagem no 10º Congresso Nacional de Escola Dominical

Por quase cinco décadas, a professora Helena Figueiredo atuou como preletora em eventos de...

Ministério Infantil – Cuidando do r...

Escrito por Mulher Cristã
Ministério Infantil – Cuidando do rebanho precioso

Trabalhar com crianças é sempre um grande aprendizado.  Quando começamos a liderar ou...

Ministério Infantil – Como descobri...

Escrito por Mulher Cristã
Ministério Infantil – Como descobrir se eu tenho esse chamado? 

“Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará de...

Programação especial para mulheres...

Escrito por Mulher Cristã
Programação especial para mulheres e jovens durante a 45ª AGO

Na manhã de quinta-feira (21), as irmãs da UNEMAD e os Jovens tiveram uma programação simu...

Damares Alves participa do primeiro...

Escrito por Mulher Cristã
Damares Alves participa do primeiro culto da UNEMAD na 45ª AGO em Cuiabá

Mais de 700 mulheres de diversos estados do Brasil se reuniram na manhã desta quarta-feira...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.