Ministério Infantil – Como descobrir se eu tenho esse chamado? 

Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará dele.” Pv 22:6. 

Ao olharmos para a Palavra, o que o sábio Salomão destacou em Provérbios 22.6 vemos que ensinar a criança é essencial para que eles não venham se desviar do Caminho quando forem adolescente ou jovem. E é nessa hora que entra um ministério dentro da igreja que é muito valioso nesse preparo: o infantil. 

Dar aulas para as crianças, ficar em uma salinha, contar histórias, muitas vezes são atividades vistas de forma errada por muitas pessoas. Algumas acreditam que as crianças saem na hora do culto para não atrapalhar a ordem no templo ou a pregação do pastor. Outras classificam que as “tias” vão brincar com as crianças, no sentido só de entretê-las, quando na verdade não é assim que funciona. Ministério Infantil é atividade séria e precisa ser vista pelos membros e a liderança da igreja como parte do corpo de Cristo. 

Se você tem esse chamado, esse artigo é para você. E se você não tem, mas tem o sonho de auxiliar em algum ministério na igreja e ainda não sabe em qual área, quem sabe Deus não tem um chamado neste ministério para você também. Saiba que sempre há vagas para quem quer fazer parte do Ministério Infantil, inscreva-se! 

Para começar, vamos entender que criança não é somente a igreja do amanhã. Geralmente quem pensa assim, também pensa que criança dá trabalho e só no futuro ela será útil na igreja, podendo se tornar um pastor, um líder, uma irmã do círculo de oração ou quem sabe uma professora da Escola Dominical? Comece mudando esse pensamento: Por que essa criança não pode ser útil agora? Criança é igreja de hoje e de amanhã. Criança pode ter espaço em nossos cultos e deve ser estimulada a participar. Criança precisa ser tratada como criança e ensinada como tal, para que dê frutos ainda no presente. 

A partir dessa Metanoia (mudança de pensamento), você passará a ver o departamento infantil como um dos mais importantes dentro da igreja. Imagina que aquela criança de 5 anos, sendo educada nos princípios bíblicos, poderá contar para o amiguinho na escola o que aprendeu na sala de aula. O amiguinho vai ficar curioso e vai aceitar o convite dessa criança para ir ao próximo culto de domingo como visitante. Chegando lá, a professora ou professor o abraça, recepciona-o com alegria, realiza as atividades, conta a história sobre o Amor de Jesus e, antes de terminar faz o convite para aquela criança. E com coração tocado pelo Senhor, através do Espírito Santo, aquele amiguinho diz sim para Jesus! Uma alma salva para o Reino de Deus! Já parou para pensar nisso? Criança pode trazer mais crianças para Jesus e mudar a história de toda sua família! 

segunda foto minist infantil liderancaEntão, você que trabalha no Ministério Infantil tem um grande papel a desempenhar em sua igreja. Saiba que você está sendo visto e observado por muitos pequeninos, os quais te cercam e querem seguir o seu exemplo. Ou será que você ainda não ouviu de nenhum aluno: “Tia, eu quero ser como você, quando eu crescer”. As crianças têm muito a nos ensinar e nós temos muito o que aprender com cada uma delas. 

Saiba também que você tem um chamado muito importante a desempenhar. É necessário muita oração, dedicação, coragem, persistência e muito amor. Não adianta querer entrar neste ministério sem amor por cada uma dessas crianças. Estamos entrando na vida de um pequeno ser, provindos de outra família e que precisam ser educados no Caminho da Salvação. Além disso, você como professor ou integrante desse departamento, independente de sua função, precisa sempre que possível fazer cursos de aperfeiçoamento. Isso só acrescentará no seu ministério. 

Os cursos servirão como apoio, mas nunca será a sua base. Pois, a base para ter um ministério próspero é manter uma vida de oração, jejum, meditação e obediência à Palavra. Cabe ao professor e ao líder buscar ao Senhor todos os dias. Pois, nossa missão é ganhar crianças para o Reino e como vamos ganhar se não O buscamos face a face. “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55.6) 

Esteja disposto a servir neste ministério com muito amor e querendo entender cada criança. Muitas vezes até sofrer por amor. Não largue o arado por qualquer coisa, mas pague o preço pelas crianças. Pois, cada uma é preciosa aos olhos do Senhor. Saiba que é desafiador, mas também muito recompensador. O abraço, o sorriso, o carinho de cada criança trazem uma certeza no coração de cada tio ou tia, que vale a pena tudo que você faz por ela. 

Lembre-se de que tudo que você faz para o Senhor deve ser muito bem feito e sem competição. O galardão vem DEle, por isso, sirva-o com coração adorador, perdoador, tenha uma vida sacrificial, e lembre-se que prestaremos conta dessa grande missão que nos foi entregue. “E tudo que fizerdes fazei-o de todo coração, como ao Senhor e não aos homens. Sabendo que recebereis do Senhor” Cl 3.23-24

No próximo artigo, vamos continuar falando sobre Ministério Infantil. Aguardem!

Por Luciene Saviolli

Mulheres que participaram da histór...

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres que participaram da história das Assembleias de Deus – parte 2

Dando continuidade à série de reportagens sobre mulheres que marcaram a história das Assem...

Mulheres que Participaram da Histór...

Escrito por Mulher Cristã
Mulheres que Participaram da História das Assembleias de Deus – Parte 1

A Igreja Assembleia de Deus está em festa! O motivo da celebração é duplo. No dia 18 de ju...

Não se omite ao ministério que Deus...

Escrito por Mulher Cristã
Não se omite ao ministério que Deus te confiou

“Vou desistir do meu chamado!”“Não adianta tentar mais, acho que isso não é para mim.”“Exi...

Conheça mais a colunista… Elaine Cr...

Escrito por Mulher Cristã
Conheça mais a colunista… Elaine Cruz

Semanalmente, ela traz reflexões que falam profundamente aos nossos corações. São assuntos...

Professora Helena Figueiredo recebe...

Escrito por CPAD Web
Professora Helena Figueiredo recebeu homenagem no 10º Congresso Nacional de Escola Dominical

Por quase cinco décadas, a professora Helena Figueiredo atuou como preletora em eventos de...

Ministério Infantil – Cuidando do r...

Escrito por Mulher Cristã
Ministério Infantil – Cuidando do rebanho precioso

Trabalhar com crianças é sempre um grande aprendizado.  Quando começamos a liderar ou...

Ministério Infantil – Como descobri...

Escrito por Mulher Cristã
Ministério Infantil – Como descobrir se eu tenho esse chamado? 

“Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer, não se desviará de...

Eu Igreja

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.