Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Por que celebrar o Natal?  

Natal é muito mais do que uma data comemorativa marcada por tradições culturais; ele é a celebração do evento mais decisivo da história da humanidade: a encarnação do Filho de Deus. Quando comemoramos o Natal, nos lembramos que Deus se fez carne, assumindo a condição humana, e se aproximou de nós de forma concreta e amorosa. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). 

A verdade do Deus encarnado, prometido desde o Éden, sustenta nossa fé e dá sentido à esperança da salvação. O Natal revela um Deus que não permanece distante, mas que vem ao encontro do ser humano em sua fragilidade. E é exatamente esta a mensagem a ser pregada em nossos cultos natalinos ou nas ceias familiares.

No Brasil nós pouco usamos a expressão ceia para nos referimos a um momento de alimentação. Falamos em café, almoço e jantar, e usamos a palavra lanche para nomear pequenas refeições, sejam elas no meio da manhã, da tarde, ou do final do dia. Contudo, na noite que antecede o dia de Natal, quando há a reunião familiar, usamos a expressão "Ceia de Natal" - afinal, não é um jantar cotidiano, pois os pratos são mais elaborados, e as pessoas se enfeitam para o momento. 

Nestes momentos de comemoração em família, tendo a mesa farta ou simples, o mais importante é relembrar a história de Jesus, que nasce em um contexto simples, numa manjedoura, que aponta para a cruz, mostrando que desde o nascimento Jesus veio com um propósito redentor.

Celebrar o Natal é reconhecer a fidelidade de Deus, que cumpre sua palavra no tempo certo. Cada profecia realizada no nascimento de Cristo ressalta que Deus continua soberano sobre a história. E se ele é o condutor da história humana, é também o condutor da nossa história pessoal. 

Sabemos que Jesus não nasceu em dezembro. Mas não comemoramos uma data: celebramos o Filho do Homem, que pôde morrer no nosso lugar por não ter cometido pecado. Assim, no Natal também proclamamos a reconciliação, a dádiva da restauração espiritual, que tornou possível voltarmos a viver em paz com Deus e uns com os outros.

Nas festividades de Natal podemos evangelizar familiares, compartilhando a luz que brilhou nas trevas. Assim como os magos e os pastores testemunharam o nascimento de Jesus, somos chamados a testemunhar Cristo em palavras e atitudes, e a época do Natal é propícia para isto. 

Nossa comemoração vai além de ceias e canções. Afinal, o Natal nos lembra que a história não termina na manjedoura, mas caminha para a consumação do Reino de Deus. Celebrar o Natal, portanto, é celebrar a fidelidade e a salvação que se manifestaram em Jesus Cristo, o Emanuel, Deus conosco. 

Celebramos, pois, com gratidão, pelo fato de que Deus nos amou a ponto de dar Seu Filho unigênito. E também celebramos com esperança porque Jesus, que nasceu e morreu por nós, pagando pela nossa redenção, há de voltar para celebrarmos com ele por toda eternidade!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Por que celebrar o Natal?

Escrito por Elaine Cruz
Por que celebrar o Natal?  

Natal é muito mais do que uma data comemorativa marcada por tradições culturais; ele é a c...

Despedidas

Escrito por Elaine Cruz
Despedidas

Despedidas podem doer: o momento do último adeus a um familiar que será enterrado, ou o úl...

Estamos todos cansados?!

Escrito por Elaine Cruz
Estamos todos cansados?!

Nossa geração está marcada pelo esgotamento. Crianças em idade escolar, envolvidas em dive...

Lidando com frustrações 

Escrito por Elaine Cruz
Lidando com frustrações 

Todo início de ano as pessoas elaboram listas e desejos para o ano vindouro. E, consequent...

Amargo ou doce?

Escrito por Elaine Cruz
Amargo ou doce?

Nada é mais complexo do que a relatividade de princípios e verdades que temos assistido na...

Não se contamine com a violência 

Escrito por Elaine Cruz
Não se contamine com a violência 

A violência está invadindo diferentes espaços. Nós a encontramos nas ruas, nas notícias, n...

Resgatando a segurança interior 

Escrito por Elaine Cruz
Resgatando a segurança interior 

Desde o nascimento nós precisamos ser cercados de cuidados. Necessitamos de ajuda para tod...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.