Nos últimos anos temos assistido muitos preletores, pastores e pregadores se utilizando de frases de impacto. Muitas destas frases, em vez de serem retiradas integralmente da Bíblia, são formulações que interpretam textos bíblicos sob uma ótica pessoal. E isto é um grande perigo, pois a Bíblia é que sempre deve interpretar a Bíblia!
A grande maioria destas frases de efeito são triunfalistas: “Você consegue”, “Acredite e verá”, “Tudo dará certo”, “Nada e ninguém pode parar você”, “Tudo virá até você!”, “Você não terá falta de nada”. Sabemos que Deus é soberano e maravilhoso, bondoso e cheio de misericórdia, mas isto na significa que sempre seremos ricos e prósperos, ou que alcançaremos o que desejarmos, e conseguiremos facilmente o que trabalharmos para alcançar.
A Bíblia nos apresenta, de forma clara e honesta, textos bíblicos que mostram que a vida, segundo a própria Bíblia, é repleta de desafios, frustrações e dificuldades — não como sinal de abandono de Deus, mas como parte da caminhada de fé: No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16.33); Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. (Salmo 34.19); A esperança que se adia faz adoecer o coração. (Provérbios 13.12); É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus. (Atos 14.22).
É certo que com Deus conseguimos forças para aguardar a cura. Em Deus podemos crer contra toda a esperança. O Espírito Santo nos consola e nos auxilia em nossas fraquezas. E tudo podemos naquele que nos fortalece — inclusive podemos, como Paulo, aprender a passar necessidade ou ter fartura, aprendendo o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. (Filipenses 4:12).
Contudo, não é fácil conciliar o que precisamos com o que temos, ou aceitar o que vivenciamos enquanto não recebemos a plenitude do que desejamos. Nossa geração está acostumada ao ruído, à pressa e à sensação constante de que algo está errado ou incompleto. E precisamos aprender que serão muito raros na vida os momentos em que nada estará quebrado, faltando, ou fora do lugar. Alguns gostam de interpretar paz como a vivência de momentos em que nada está quebrado, nada está faltando e nada está fora do lugar — algo impossível na perspectiva humana. Biblicamente, a Paz que emana de Deus preenche os sonhos quebrados. Ela completa as ausências percebidas no bolso ou na alma, e nos ajuda a descansar no meio de tempestades e furacões da vida, quando nada pára no lugar.
A plenitude não está na falta de desafios, mas na certeza de que Deus sustenta cada detalhe. Nossa força é fortalecida em meio a lutas, perseguições e incertezas. Há momentos em que estamos tão quebrados, que nem mesmo conseguimos expressar nossa dor em palavras, tal como Ana estava quando chegou ao templo. Há fases da vida em que tudo parece estar fora do lugar correto, como José vivenciou, por anos, aparentemente esquecido na cadeia no Egito.
Nossa paz emana do saber que Deus é soberano, e que nunca perde o controle de nada. Ele é especialista em consertar o que o pecado, o tempo e as feridas tentaram destruir. Deus refaz vasos quebrados que se deixam ser moldados por ele. Ele cuida e provê na medida exata do que precisamos ou podemos administrar.
Assim sendo, quando estivermos vivendo com escassez, experienciando dores físicas atrozes, ou nos vermos no olho do furacão, podemos ter a certeza de que Deus continua sendo Deus que ama, que cuida, que zela e nos cerca de amor leal.
Se hoje as situações parecem confusas, amanhã elas revelarão seus propósitos. Na escassez, na dor, nas incertezas, Deus continua trabalhando, organizando e tecendo o nosso amanhã. Portanto, não seja vencido pela desesperança!

Elaine Cruz
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).