Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A prática do desapego

Não sei como é sua casa. Porém, seja ela grande ou pequena, uma coisa é certa: ela pode ser clean, sem muitas coisas acumuladas, ou pode conter muitos objetos que você nem mesmo se lembra deles. 

Pense no seu guarda-roupa: ele contém roupas que você não usa, ou que nem mesmo cabem em você? Quando caminha na direção da cozinha para o quarto, tem que se desviar de muitos móveis carregados de enfeites? 

Você guarda todas as lembrancinhas recebidas, ao longo dos anos, de festas de aniversário ou casamento? Acumula cremes e maquiagens que sabe que vão perder a validade antes de você conseguir usar?

Há pessoas minimalistas, que só guardam o necessário, usam tudo o que possuem (inclusive jogos de jantar e louças), e que gostam de espaços arejados, não importando se são amplos ou pequenos. Mas há muita gente que compra o que não precisa, guarda o que não necessita, acumula coisas velhas e quebradas, e que acabam jogando fora até mesmo alimentos estocados que passam da validade antes que consigam consumi-los. 

Mesmo quando podemos comprar coisas, e possuímos dinheiro ou espaço, é sempre bom ponderar o quanto de fato precisamos do que temos. Há pessoas tão apegadas a coisas, que não conseguem descartar coisas quebradas e inúteis, e nem mesmo doar os extras para quem precisa. 

A Bíblia nos lembra que a vida não se sustenta na acumulação de bens. Jesus advertiu: “Vede, guardai-vos de toda avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12:15). Organizar, simplificar e desapegar não é sinal de perda, mas de maturidade espiritual — um reconhecimento de que tudo o que temos é passageiro.

De vez em quando precisamos abrir os armários, identificar o que precisamos, e guardar o que de fato necessitamos ou gostamos muito. Todos nós temos louças de família, e até peças de roupas clássicas, que nunca saem de moda, que sempre serão elegantes e que guardamos com cuidado. Mas também sabemos que temos muita coisa descartável e desnecessária entupindo nossas gavetas e armários. 

A cada dia cresce nos Estados Unidos e na Europa o discurso de desapegar de coisas desnecessárias.  O “Norwegian life-cleaning”, bem conhecido na Europa, está associado ao conceito escandinavo de fazer uma limpeza de vida, e encontra forte ressonância nos princípios bíblicos de sabedoria, mordomia e desapego. Ao longo dos anos, com o avanço da vida, essa prática convida a uma reflexão profunda: o que realmente vale a pena guardar? O que deixaremos como legado? O que de fato é primordial para o momento atual e os dias futuros? 

Quando mantemos apenas o que é necessário e significativo, estamos nos alinhando ao ensino de Provérbios: “Melhor é o pouco com o temor do Senhor do que grande tesouro onde há inquietação” (Provérbios 15:16). Um lar ordenado, leve, reflete um coração em paz, livre do peso do excesso, e da ansiedade gerada pela compulsão em ter ou comprar. 

Com o passar dos anos, precisamos também pensar nas próximas gerações, pois a Bíblia nos chama à responsabilidade para com aqueles que virão depois de nós. O apóstolo Paulo afirma: “Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos” (2 Coríntios 12:14). Assim, organizar o que temos e distribuir com calma e sabedoria o que possuímos é um ato de amor. Desapegar-se conscientemente de coisas poupa os familiares de fardos desnecessários, e deixa espaço para lembranças que realmente edificam.

O life-cleaning, portanto, não é apenas uma arrumação do lar. É o ato de ir distribuindo roupas, enfeites, louças, pequenas coisas que guardamos e que podem ser úteis aos outros. Pode ser também separar as fotos dos filhos já casados, oferecendo a eles material para falarem da própria infância a seus futuros filhos e netos. 

Desapegar é, em última estância, um grande exercício espiritual. Na conversão, precisamos nos desapegar de pessoas, objetos e práticas. E ao longo da nossa caminhada com Deus, necessitamos aprender a alinhar a casa, o coração e a fé, vivendo com simplicidade, generosidade, gratidão e propósito diante de Deus.

Jesus declarou: “Ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não corroem” (Mateus 6:20). Quando organizamos o que é terreno, reafirmamos que nossa esperança não está no que possuímos, mas naquele a quem pertencemos!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Não se desespere! 

Escrito por Elaine Cruz
Não se desespere! 

Nos últimos anos temos assistido muitos preletores, pastores e pregadores se utilizando de...

A prática do desapego

Escrito por Elaine Cruz
A prática do desapego

Não sei como é sua casa. Porém, seja ela grande ou pequena, uma coisa é certa: ela pode se...

Janeiro Branco: um convite para o d...

Escrito por Elaine Cruz
Janeiro Branco: um convite para o descanso da alma

O mês de Janeiro chega devagar.  Ele começa quieto, como alguém que está ainda sonole...

Quando a familiaridade com a bênção...

Escrito por Elaine Cruz
Quando a familiaridade com a bênção gera ingratidão

Todos os dias nos banhamos, escovamos os dentes, fazemos nossa higiene pessoal, penteamos...

Abraçando o Novo!

Escrito por Elaine Cruz
Abraçando o Novo!   

Deus age continuamente por meio de novos começos. Ele cria, restaura e faz novas todas as...

Boas Festas 

Escrito por Elaine Cruz
Boas Festas 

Sempre que chegamos ao final do ano, as pessoas elegem um discurso de fraternidade, que es...

Por que celebrar o Natal?

Escrito por Elaine Cruz
Por que celebrar o Natal?  

Natal é muito mais do que uma data comemorativa marcada por tradições culturais; ele é a c...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

Política de Privacidade

©2026 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.