Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Como surgem os maus políticos?

Temos assistido um espetáculo deplorável de políticos corruptos e amorais. Não é de hoje que muitos são os que prometem e não cumprem, e que muitas vezes usam slogans como: eu roubo, mas eu faço!

Muitas empresas sofrem com funcionários descompromissados, e o suborno acontece em micro e macro negociações. Já não podemos confiar na honestidade e idoneidade de todos os que se dizem da justiça ou que ganham a vida para defender a sociedade.

Estamos reféns de uma justiça falha e de pessoas desonestas, que desviam nosso dinheiro das obras públicas para contas pessoais no exterior.

Cada vez que acompanhamos notícias abordando temas como os citados acima, nos perguntamos de onde vieram tantos políticos fraudulentos, e como surgiram tantos dispostos a subornar. E a resposta é simples: De casas vizinhas às nossas, saindo dos bairros onde moramos, de famílias com as quais convivemos na nossa cidade!

Mulheres e homens corruptos, ladrões, assassinos e violentos nascem crianças inocentes e sinceras. Infelizmente, suas famílias não se esmeram em moldar suas personalidades, ensinando regras de decência, de respeito a propriedade alheia e de educação social básica. Muitos veem seus pais sendo agiotas dos parentes, outros presenciam suas mães roubando seus patrões, ou observam seus irmãos mais velhos subornando professores e supervisores escolares.

Precisamos dar mais importância à educação básica, e também à chamada educação de berço. Forjar meninos e meninas, que mais tarde serão empresários, juízes e políticos, dentro de um padrão moral que respeite e considere os direitos do outro.

Os maus hábitos começam cedo. A criança começa trazendo o lápis do amigo pra casa, roubando o dinheiro da merenda do colega, pichando o banheiro do colégio e da igreja, fazendo bullying com os mais feios e fracos, desrespeitando o professor, os pais, os avós e a instituição  onde estuda. Sempre acha que merece o melhor bife da refeição, que deve levar vantagem sobre os outros, ampliando ainda mais sua capacidade de agir sem escrúpulos.

Você tem uma  criança assim dentro da sua casa ou da sua parentela?  Eduque com seriedade e severidade, sendo o melhor exemplo e apresentando o currículo de Jesus a elas. Há crianças assim dentro da sua sala de aula da Escola Dominical? Talvez você possa ser o único bom exemplo que esta criança possa querer imitar. 

Acompanhe seu filho adolescente de perto. Conheça os amigos com quem convive, separando um tempo para conversar com eles e expor o perfil das boas companhias. Acompanhe a agenda escolar, freqüente as reuniões do colégio onde estudam, e gaste tempo para afinar os valores e princípios errôneos da sociedade em que vivem. Jejue, vigie e ore para que os valores bíblicos que você ensina a seus jovens lhes sirvam de fundamentos morais para o mundo corporativo, político e profissional no futuro.

Jesus era um homem de caráter. Era inserido na sua sociedade, frequentava festas e conviveu de perto com o universo de homens político-religiosos de seu tempo, mesmo ciente de que sua morte seria impulsionada por estes. Mas não se sujou, não se contaminou, não se rendeu, e nem aceitou ser menos do que sabia ser - Filho de Deus e Filho do Homem.

Meu desejo é que dos nossos lares saiam homens e mulheres que exerçam cargos públicos e judiciários, profissionais em várias áreas que exerçam suas vocações com sobriedade e responsabilidade social, sendo luz e testemunhas do genuíno evangelho de Cristo. Vamos voltar os nossos olhares para as crianças e adolescentes, com quem convivemos em nossas famílias e igrejas e começar nossa mudança para o futuro.

elaineElaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.