Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

O Outono da vida     

Nas estações do ano da nossa vida, o verão é a nossa infância, a primavera é nossa adolescência e juventude, e a vida adulta se constitui nosso outono.

Depois dos esperados anos de alegria e contentamento da infância, bem como dos anos das principais escolhas sentimentais e profissionais, iniciamos uma nova estação.

Na nossa vida, esta é a estação mais longa. Começa no meio dos nossos vinte anos, e dura cerca de quarenta anos. É a estação em que frutificamos, inaugurando famílias, vida profissional e ministerial. É quando nos tornamos pais, responsáveis por administrar outras vidas, e organizar nosso cotidiano e nossos relacionamentos.

Dentre as estações delineadas por Deus, o outono é a estação de dias limpos, com chuvas ocasionais e céu alaranjado. É a estação dos frutos, onde ocorre redução dos raios solares, instabilidade térmica com alguns nevoeiros e ventania, em que as folhas ficam coloridas e caem com leveza das árvores para enfeitar o chão das ruas e bosques.

Nos nossos anos de outono também estamos sujeitos a chuvas ocasionais, muito nevoeiro e alguma ventania. Muitas vezes encaramos até algumas tempestades inesperadas. A verdade é que, se fizermos as contas, os dias com céu limpo e alaranjado serão mais numerosos, e mesmo quando um nevoeiro atrapalha nossa visão do futuro, ele logo se dissipa, dando lugar a um sol morno e gostoso. Sim, a alegria sempre procede à tristeza, e nossas aflições são dissipadas pelas misericórdias de Deus, que se renovam todas as manhãs!

Quantos frutos colhemos no inverno! Como esquecer o nascimento dos filhos, e os anos em que os acompanhamos crescer, inaugurando novas habilidades e aprendizagens?

Por mais difíceis e trabalhosos que estes anos possam ser, há sempre o refrigério das gargalhadas infantis, e dos beijos, das frases e dos abraços sinceros da infância. É uma oportunidade única e divina podermos frutificar filhos, e ao mesmo tempo poder formar caráter e moldar a personalidade dos mesmos.

A instabilidade térmica do outono se reflete em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Construímos uma carreira profissional e/ou ministerial com muito esforço, muitas dúvidas e apreensões. Nos regozijamos com os avanços e sucessos, e sempre projetamos mais, visando podermos viver com tranquilidade a nossa última estação da vida.

Nos relacionamentos pessoais, aprendemos a negociar tarefas domésticas, ponderar pontos de vista diferentes dos nossos, trocar experiências, e encarar desafios que nos fazem perder o sono. Vamos amadurecendo, esperando menos das pessoas, estabelecendo prioridades na administração do nosso tempo, selecionando em quem vamos investir nossos afetos e aonde vamos direcionar nossos esforços.

No outono da vida necessitamos aprender a gostar do cheiro da terra molhada pela chuva, e valorizar os tons coloridos das árvores. E, claro, vamos apreciar, sem pressa, os frutos diversos e saborosos desta longa estação!

Mesmo que as folhas caiam, vamos deixar que elas embelezem nosso chão, nos apontando o mosaico colorido que Deus planejou pra nós.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.