Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Feliz Ano Novo!

Iniciar um novo ano implica se despedir do ano anterior, cientes de que um novo ano trará suas atribuições: Teremos a possibilidade de mais um filho? Aguardamos uma promoção? Viveremos o fim de um ciclo universitário ou a conclusão de uma pós graduação?

O novo nos anima. Abarca novas perspectivas e pressupõe novas conquistas. Afinal, já conhecemos o velho, e por mais que o velho nos seja mais cômodo e conhecido, gostamos de viver com surpresas!   

Quando encerramos um ano, por melhor que ele tenha sido, muitos são os que se desligam do ano velho, dão boas vindas ao novo ano, e seguem com as suas vidas acreditando que o ano passado não mais os alcança.  

Entretanto, infelizmente, não podemos simplesmente apagar as vivências e as conquistas dos anos anteriores. Pelo contrário, é exatamente a soma dos dias que vivemos, especialmente dos já vividos, que podem nos tornar mais sábios: Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Salmos 90.12). 

É o somatório do que vivemos que nos prepara para novos desafios. Cada situação vivida nos ensina, e aprendemos com erros e acertos nossos e de outros. Afinal, a Bíblia nos adverte que o salário do justo lhe traz vida, mas a renda do ímpio lhe traz castigo (Provérbios 10.16). Quem andou nos anos velhos com integridade, quem teve uma vida reta e relacionamentos justos em anos passados, há de colher uma vida mais feliz no novo ano que se inicia!

As vivências dos anos anteriores nos marcam em anos futuros. Se formos sábios para aprender com nossos dias vividos, amadurecemos nossa personalidade, e podemos moderar nossas ansiedades e reformular nossas expectativas.

Um feliz ano novo está associado com escolhas felizes nos anos anteriores. Portanto, não podemos ser negligentes com os dias atuais, mas viver e escolher o melhor diariamente, cientes de que não podemos simplesmente colher o que não semeamos. Enquanto vivenciamos nossa vida, devemos nos preocupar com o passar de cada dia, de cada ano. Escolhas passadas influenciam nossos momentos presentes, e escolhas novas, em dias e anos novos, vão redirecionar e definir nossos anos futuros. 

Assim sendo, ao se despedir deste ano, reconsidere o que você plantou em sua vida profissional. Se for preciso, a partir do que colheu em sua profissão, refaça sua agenda, e reformule seus horários e prioridades.

Avalie sua vida familiar e seus afetos. Observe a construção anterior de seus hábitos e valores, e pergunte-se o quanto você pode melhorar seus relacionamentos. 

Pergunte a si mesmo se você realmente usou o melhor dos seus talentos para Deus – e se não o fez, ainda dá tempo de colocar Deus no centro da sua vida, e de se colocar no centro da vontade de Deus.

No ano que se inicia nossa memória não será apagada, nossas lembranças continuarão nossas, e colheremos as consequências, boas e ruins, da semeadura realizada nos anos anteriores. Contudo, se não podemos alterar o passado, devemos melhorar nossas ações futuras. 

Plantemos o melhor ano de nossas vidas, nos esforçando para sermos e fazermos tudo melhor do que no ano anterior. Só assim teremos, de fato, um Feliz Ano Novo!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Escolhendo a moderação 

Escrito por Elaine Cruz
Escolhendo a moderação 

Vivemos dias de extremos. No inverno do hemisfério norte, alguns países sofrem com tempera...

Remorso

Escrito por Elaine Cruz
Remorso

Cada vez menos ouvimos as pessoas falarem sobre remorso. Até porque é um sentimento indivi...

Limpar ou Sujar?

Escrito por Elaine Cruz
Limpar ou Sujar?

Ao longo da nossa vida aplicamos os vocábulos Limpar e Sujar em inúmeras ocasiões. Os dois...

Deixando de molho

Escrito por Elaine Cruz
Deixando de molho

Na minha infância, deixar algumas coisas de molho era uma tarefa diária. Meus pais tiveram...

Limites para dor

Escrito por Elaine Cruz
Limites para dor

Séculos antes da descoberta dos neurônios e da organização do sistema nervoso, a dor físic...

Quando Deus nos chama…

Escrito por Elaine Cruz
Quando Deus nos chama…

A Bíblia, através do salmista Davi, afirma que todos os dias determinados para mim foram e...

Ciclos

Escrito por Elaine Cruz
Ciclos

Quando olhamos para a natureza criada por Deus, percebemos o quanto ele trabalha com ciclo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.