Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Decidindo Positivamente

Estamos prestes a concluir um ano complexo, com foi este ano de 2020, e nos ciclos que se encerram, como nos últimos dias de um ano, precisamos considerar o que vivemos, e a fragilidade da nossa humanidade.

Na vivência da pandemia, muitos são os que passaram alguns dias em hospitais, assistindo de perto a impotência da medicina face à fragilidade humana diante de um vírus tão minúsculo. Tantos são os que perderam pessoas queridas, e precisam lidar com a saudade, internalizando a consciência da perda e se adaptando a novos tempos. Afinal, a nossa vida muda depois que perdemos pais e irmãos, como se nossas raízes fossem arrancadas. Quando um cônjuge amigo falece, nada mais será como antes, e teremos que reaprender a andar sozinhos. Perder filhos é uma dor que gera traumas, é contra a natureza da vida, e pais amorosos vão conviver com o vazio deixado por quem já foi.

Neste ano, muitos são os que perderam seus empregos, outros reaprenderam a viver em família, e todos experimentamos um sentimento de impotência frente a um vírus tão minúsculo.

Contudo, talvez a melhor forma de lidar com todo este complexo monte que vivemos, seja aprender a escolher como olhar para as vivências e os momentos atuais, escolhendo a perspectiva positiva dos fatos.

Comece agradecendo a Deus por sua vida, pelo cuidado, pelos dias tristes e solitários, e pelos livramentos que nem mesmo percebeu. Deus esteve cuidando, cercando e abençoando você e sua casa, e não perdeu o controle de nenhuma situação difícil da sua vida!

Em segundo lugar, perceba o quanto você aprendeu a viver de forma disciplinada, observando regras de convívio social e de cuidados físicos tão importantes, como a lavagem constante das mãos, o asseio com os sapatos que foram usados na rua, e a limpeza mais apurada dos legumes e verduras. Afinal, precisamos de disciplina para viver a vida. Disciplina para organizar nossa rotina, para cuidar da saúde física e mental, e para equilibrar nossa vida emocional e espiritual. Disciplina para escolher amigos, para selecionar sites a navegar, e para limitar os temas de conversas com terceiros. Precisamos disciplinar nossa alimentação, nosso tempo, nossos pensamentos, sentimentos e desejos.

Observando a fragilidade da nossa vida física, voltamo-nos para Deus. Ele será sempre a esperança que precisamos, a alegria que nos motiva, o amor que nos completa. E priorizar a nossa vida espiritual deve ser a nossa meta primeira de vida. De que adianta viver oitenta anos na casa de Deus sem frutificar o que precisamos? De que vale o ativismo na igreja sem que o Espirito Santo colha em nós os frutos que precisam ser produzidos para sermos aceitos por Deus? Por vezes nós ajudamos muitos irmãos em Cristo, mas deixamos de frutificar paz, bondade ou domínio próprio.

Podemos escolher analisar todas as complexidades desta pandemia, nos assustando com os números que continuam crescendo, e com os índices de mortos que não param de subir. Mas podemos, de forma inteligente, decidir analisar  quanto temos sido abençoados por Deus, e como somos privilegiados por termos a sua Palavra, a Bíblia Sagrada, que nos adverte quanto aos tempos difíceis, e que não falha jamais!

Doenças físicas e sofrimentos emocionais aguardam todos aqueles que decidem manter sua mente focada nos aspectos negativos das suas vivências. Portanto, decida manter os seus olhos nas bençãos, trazendo à memória o que lhe dá esperança, priorizando os aspectos positivos do que tem vivido com sua família e com Deus – e sua vida será repleta da paz que excede todo entendimento e que não está circunscrita às situações da vida!

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

Mantendo o Temor

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo o Temor

Assusta comprovar como as pessoas estão perdendo o temor em questões de suma importância,...

Trigo e Joio

Escrito por Elaine Cruz
Trigo e Joio

Eu sempre prefiro as verdades, mesmo que doam aos ouvidos. Prefiro a distância do outro do...

Alegrai-vos!

Escrito por Elaine Cruz
Alegrai-vos!

A alegria é uma dádiva divina aos seres humanos. Desde que nascemos, temos uma tendência a...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.