Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Novo Ano, Novas expectativas

No ano de 2020, assim como nos ciclos que se encerram, paramos para considerar a incerteza do que vivemos, e a fragilidade da nossa humanidade. Encerramos o ano agradecendo a Deus pela vida, pelo cuidado dele conosco, pelos dias tristes e solitários, e pelos livramentos que nem mesmo percebemos.

Estamos prestes a iniciar um ano complexo, com a medicina tentando entender as causas da pandemia e as formas mais  seguras para seguirmos com a nossa vida dita “nova normal”. Os meses de 2021 nos aguardam, mas estamos cientes de que velhas expectativas nos espreitam. Em todas as áreas, pesquisas apontam para a continuidade, e até o aprofundamento, das questões elencadas pela pandemia mundial. 

O mercado financeiro aponta para novas demissões, e especialistas apontam para o fato de que agora é que passaremos a perceber as consequências financeiras nos mercados e nas empresas. Por outro lado, direcionados por Deus, muitos aprenderam a ser criativos para sobreviver à crise financeira, e estão iniciando este ano com os cintos apertados, mas com suas famílias mais unidas em prol da economia doméstica. E nós, que confiamos no Deus que temos, sabemos que Ele há de suprir as nossas necessidades, honrar a fidelidade dos dizimistas fiéis e prospetar a obra das nossas mãos: Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! (Salmos 90.17).

No seio da família muitos são os que adoeceram emocionalmente, desenvolveram depressão, tentaram suicídio, perderam as esperanças. Mas louvamos a Deus porque ele tem o controle da nossa vida, e os planos dele para nós são grandes e profundos, maravilhosos demais para a nossa compreensão. E Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. (Efésios 3,20,21).

Na vivência da pandemia, muitos são os que passaram alguns dias em hospitais, assistindo de perto a impotência da medicina face à fragilidade humana diante de um vírus tão minúsculo. Tantos são os que perderam pessoas queridas, e precisam lidar com o a saudade, internalizando a consciência da perda e se adaptando a novos tempos. Afinal, a nossa vida muda depois que perdemos pais e irmãos, como se nossas raizes fossem arrancadas. Quando um cônjuge amigo falece, nada mais será como antes, e teremos que reaprender a andar sozinhos. Perder filhos é uma dor que gera traumas, é contra a natureza da vida, e pais amorosos vão conviver com o vazio deixado por quem já foi.

Toda a vida humana é passageira e tênue, assim como os afetos, os sonhos, as escolhas, a saúde, as amizades, os amores e os projetos de vida. E é por este motivo que devemos nos lembrar constantemente que quem nos criou é o mesmo que nos conhece, a ponto de poder manter nossa racionalidade e sobriedade ao longo desta delicada vida terrena, enquanto nos preparamos para a vida eterna. Deus é o único que, de fato, pode nos ajudar a manter a paz e contentamento em meio a tanta fragilidade: Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. (Eclesiastes 12.6,7).

Quando as desolações humanas são frequentes, nos lembremos de que Deus possui todo o controle, que ele sustenta o universo, e é a fonte de todo poder e força. Só confiados em Deus é que nossas expectativas serão novas, confiantes e promissoras.

Quando as expectativas terrenas são as piores, as promessas divinas se sobrepõem. Deus será sempre a esperança que precisamos, a alegria que nos motiva, o amor que nos completa!

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.