Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Namorar na Igreja

Namoro - Parte 2

A igreja é um espaço determinado por Deus para aprendizagem e comunhão. A Bíblia afirma: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10.25).

Solteiras, viúvas ou divorciadas, namorando ou não, precisam ter uma vida ativa na igreja. Enquanto a casada precisa se preocupar em agradar seu marido, cuidar da sua casa e dos seus filhos (além da vida profissional), a solteira pode se ocupar mais dos trabalhos da igreja, envolvendo-se nos diversos departamentos para aplicar seus talentos e dons.

É indiscutível o fato de que uma mulher evangélica deve namorar um homem também evangélico, que também goste de se dedicar à obra de Deus. Quando isto acontece, além de ambos serem mais cuidadosos para não pecar e entristecer ao Espírito Santo, eles passam muito tempo na igreja e desenvolvem mais temor a Deus. Acabam sendo mais assistidos pela igreja, acompanhados de perto pelos seus pastores, e serão mais sábios para gerenciarem seus desejos e afetos.

Infelizmente, há casais de namorados que, após o início do namoro, somem dos cultos e não têm mais tempo para cooperar com os trabalhos ou eventos de suas igrejas. As vezes um deles deixa de atuar como músico ou cantor, o outro não frequenta mais as reuniões da diretoria do departamento em que atua e, com o passar do tempo, acabam se afastando da presença de Deus. Quando os casais deixam de frequentar os cultos, e passam a cultuar o relacionamento, isto é, o namoro em si, é sinal de problema.

O namoro, e nem mesmo o casamento, deve ocupar o lugar central na vida de uma pessoa. Deus deve ser o centro da nossa vida pessoal. E em um namoro, enquanto uma relação entre pessoas evangélicas, Deus deve ser convidado para estar no meio dos dois, conduzindo cada passo conjugado.

Para aqueles que são casados, a Bíblia diz que, depois dele estar centralizado na vida pessoal de cada cônjuge, o tempo de ambos deve ser separado para primeiro cuidar da família e agradar ao esposo(a). Porém, quanto aos solteiros, a Bíblia diz que estes devem se ocupar da obra de Deus, de agradar a Deus. Observe o texto de 1 Coríntios 7.32-34: E bem quisera eu que estivésseis livres de cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor, mas o casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar a sua mulher, e está dividido. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito. Porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.

O outro extremo desta situação é quando duas pessoas que namoram não têm tempo para conversar ou namorar porque ambos são compromissados demais em seu trabalho, com sua parentela ou na igreja. E há muitos namoros que terminam porque o casal não consegue organizar o tempo e agendas. A Bíblia nos diz que há tempo para tudo, e temos que ter sabedoria para remir nosso tempo de modo a fazer tudo o que precisamos: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de deitar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz. (Eclesiastes 3.1-8).

Aqueles que trabalham na igreja devem separar tempo para trabalhar, cuidar da vida financeira, da vida familiar e para estar com seus namorados(as). Afinal, se há compromisso entre ambos, e se o namoro tem o propósito bem definido de organizar um futuro lar, este deve ser fundamentado a partir da relação de ambos com Deus. Isto implica dizer que devem passar tempo para, juntos, se conhecerem bem, trocar carinho e afagos, e buscar a Deus juntos, buscando a sua aprovação e bênção.

Quando um namoro é correto diante de Deus, namorar na igreja é a coisa mais natural e saudável – mesmo quando alguns membros mais curiosos tentam interferir na condução do namoro! Cabe aos namorados serem firmes, escolhendo com quem dividirão seus planos e metas de vida, mas sempre colocando Deus no centro de suas vidas e namoro. E Deus tem prazer em nos fazer felizes!

elaine

 Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.