Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A arte de presentear

Para muitos, o Natal é uma época de presentear as pessoas que amamos. Avós presenteiam seus netos, pais presenteiam os filhos, e amigos e irmãos trocam presentes, muitas vezes antecipadamente solicitados. Muitos netos e filhos aguardam o dia de Natal para ganhar o que pediram, e muitos adultos ficam ansiosos pelas surpresas dos amigos-ocultos!

O comércio fica exasperado na época das festas de fim de ano, especulando os lucros para, muitas vezes, saldar as dívidas e o deficit acumulado do ano inteiro. Vendedores ambulantes enchem as calçadas, e há ofertas para todos os bolsos!

É óbvio que tantos preparativos e listas de presentes ofuscam a importância do nascimento de Jesus – o maior presente que a humanidade já recebeu, mas que acaba sendo rejeitado pela grande maioria das pessoas. Jesus é o Presente, e a cruz sempre nos reitera a importância do seu presente maior, que é a nossa redenção e possibilidade de vida eterna!

Há os que são extremistas, e que nem mesmo consideram a possibilidade de presentear filhos e netos. Afinal, seu presente é Jesus, pensam eles, ninguém deve ganhar presentes ou comemorar o Natal com a família. Acabam se isolando dos familiares e parentes, e nem mesmo comparecem aos cultos de Natal em suas igrejas!

Contudo, assim como a grande maioria dos evangélicos, eu penso que, se é para falar de Jesus, para celebrar o nascimento do Salvador da Humanidade, é válido comemorar com a família e a igreja, ressaltando a importância do nascimento, morte e ressurreição de Jesus. Pode ser um momento único para reunir a parentela e falar, de modo sábio e educado, da veracidade do Filho de Deus, que encarnou, nasceu, cresceu como homem, morreu na cruz, ressuscitou e nos garante salvação eterna!

E, se há festa, por que não presentear? Por que não agradar os que amamos, desde que com sabedoria e moderação?

Sim, com sabedoria! Pois há muitos que fazem dívidas enormes, ou pegam empréstimos bancários, para poderem comprar presentes para a parentela!? Acabam o Natal com preocupações e dores de cabeça porque, simplesmente, não aprendem a arte complexa de presentear!

Em primeiro lugar, faça seu orçamento. Saiba exatamente quanto vai poder gastar com presentes, lembrando-se de que filhos e netos precisam ser educados quanto ao fato de que só podemos dar do que temos! Se você tem muitos netos, diga-lhes o limite dos presentes que pode oferecer, e saiba que seu amor e afeto será sempre o que eles guardarão na lembrança!

Busque a criatividade no momento de presentear. Há pessoas que sabem customizar presentes, dando seu toque pessoal às embalagens e ao presente em si. E mesmo que você não leve jeito para tricotar, costurar, bordar ou para trabalhos manuais, escolha coisas úteis, bonitas, singelas e memoráveis. Muitas vezes um carrinho de madeira, uma caixinha de música ou um suéter elegante marcam nossas vidas por longos anos!

Pense nos gostos de quem você vai presentear. Mesmo os filhos são diferentes entre si, e valorizam coisas diversas – há os esportistas, os que gostam de músicas, as que amam bonecas e as que colecionam cadernos. Mas sempre presenteie coisas bonitas, que você gostaria de ganhar se tivesse a idade ou o interesse do presenteado!

Sempre acompanhe seu presente de um cartão ou de uma cartinha – e não economize nos elogios e nos afetos. Um presente, ao longo dos anos, pode ficar obsoleto, pequeno ou até quebrar, mas uma cartinha amarela, guardada nos baús, aquece nosso coração ao longo de décadas!

E, por fim, abrace, olhe nos olhos, beije e declare seu amor aos que você ama. Aproveite este momento natalino para refletir o amor do aniversariante!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.