Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Atraídos por… Comida

Todos nós precisamos nos alimentar regularmente. Nosso corpo, incluindo nosso sistema nervoso, precisa de nutrientes para exercer suas complexas habilidades de forma contínua e regular.

Deus, em sua soberania, ainda no terceiro dia da criação, determina o aparecimento da vegetação, que serviria de alimento para a humanidade posteriormente formada: Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o terceiro dia. (Gênesis 1.11-13). Com o dilúvio, que causou mudanças práticas no tempo de vida da humanidade, Deus amplia ainda mais a dieta humana, incluindo a proteína animal: Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado, como a erva verde." (Gênesis 9.3).

O alimento é fundamental à vida, faz bem ao corpo, revigora as forças e recupera as perdas e o cansaço muscular e orgânico. Além disso, comer causa prazer, e o sentimento de saciedade gera bem-estar físico e emocional – sem contar que comer uma refeição cercada de pessoas ainda estimula nosso envolvimento afetivo e alicerça nossa construção social.

O problema envolvendo alimentação se complica quando uma pessoa se torna dependente de um tipo de alimento, ou quando a necessidade de comer se torna excessiva, compulsiva e incontrolável – e esta dependência pode atingir pessoas abaixo do peso, mas se complica com pessoas obesas.

Quanto à obesidade, estima-se que, no mundo ocidental, cerca de 30 a 40% das pessoas adultas sejam obesas. E dentre estas, aproximadamente 50% são viciadas em um tipo particular, uma combinação ou a quantidades específicas de comida. Na Europa, os custos do tratamento da obesidade em adultos dizem respeito a 65% de todo o custo com saúde, e há índices ainda mais altos apontados para os Estados Unidos. Todos os anos, incluísse no Brasil, muitos morrem de doenças atreladas à obesidade, como: Hipertensão, Diabetes, Síndrome metabólica, apneia do sono, doenças cardiovasculares (como angina, AVC e infarto), aneurisma, gangrena, esteatose hepática, osteoartrite, bulimia, dentre tantas outras.

Dentre os alimentos atrelados à Dependência alimentar, os mais comuns são: salgadinhos, frituras, doces, chocolate, biscoitos, pães brancos, massas, sorvetes e refrigerantes – sendo o açúcar a substância tóxica principal para a causa de doenças hepáticas. Além disso, a falta de exercícios físicos, a supressão do sono e o uso exagerado de gorduras são fatores que contribuem para a manutenção dos distúrbios alimentares.

São muitas as pessoas que comem para escapar de seus problemas emocionais, que tem resultado em desordens alimentares como anorexia e bulimia. Nos homens, a chamada aptidão estética, tem levado muitos à vigorexia (um vício de construção do corpo), fazendo com que administrem substâncias nocivas à saúde na busca por músculos definidos.

Comer é necessário e lícito. Há pessoas com um metabolismo mais rápido, outras desenvolvem intolerâncias quanto a alguns alimentos, e o avanço da idade complica a perda do peso para a maioria das pessoas. E a verdade é que todos sabemos o que nos convém: "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada me domine." (1 Coríntios 6.12).

Para os que são atraídos de forma descomunal para comer, sempre vale lembrar os conselhos que todos sabemos: optar por uma dieta mais saudável, substituir alimentos processados por naturais, evitar a cafeína, beber bastante água, sentar-se para comer com calma, ter pelo menos três refeições bem balanceadas e intercalar pequenos lanches entre elas, ter horários e rotina para alimentar-se, dormir bem, evitar estresse, fazer exercícios físicos regularmente e tratar a ansiedade. Pode ser que alguns poucos ainda precisem de terapia para tratar a compulsão, ou até mesmo de ajuda medicamentosa prescrita por um profissional da área médica.

Não se deixe dominar por comida, mas decida ser sóbrio e equilibrado em tudo: "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja." (Romanos 13,13); "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia." (Lucas 21.14).

Livre-se da ansiedade e da insaciedade. Lembremo-nos sempre de que só o Espírito Santo preenche plenamente nossa ama, saciando nossa fome de vida!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.