Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Além do Pó

Quando somos jovens, olhamos para a vida com um olhar promissor e esperançoso. Temos um longo caminho a percorrer. Imaginamos inúmeras possibilidades do que podemos vir a ser e a fazer. Muitos são os nossos planos, e poder projetar o futuro é sempre algo estimulante.

Contudo, mesmo quando nossos projetos pessoais são abençoados por Deus, basta vivermos um pouco mais para compreendermos quão frágil e passageira é a nossa vida.

Vários textos bíblicos apontam para a fragilidade da vida: O homem é como um sopro; seus dias são como sombra passageira. (Salmos 144:4); Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. (Salmos 39:5); Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. (Tiago 4:14); Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. (Salmos 39:4).

Tal como vasos de barro, às vezes nós podemos rachar. Muitos sonhos são desfeitos, e projetos pessoais são alterados por conta de escolhas feitas por nós ou por outras pessoas. Todos passamos por algumas decepções, e nos damos conta de que não conseguimos controlar todos os fatos, afetos e pessoas, mesmo as que amamos.

Nossa saúde pode balançar, nossa profissão pode mudar ao longo dos anos, nossas metas são alteradas, e muitos relacionamentos são desfeitos ou refeitos. Mas seguimos em frente, muitas vezes colando nossos caquinhos doloridos.

Somos barro. Somos frágeis. Somos apenas pó: Quando o espírito deles se vai, eles voltam ao pó; naquele mesmo dia acabam-se os seus planos. (Salmos 146:4).

Há um louvor antigo que canto desde jovem, de um conjunto chamado Novo Alvorecer, que já não mais existe, mas que marcou a minha vida:

Assim como caem as folhas
Cabelos também hão de cair
Anunciando uma nova estação
Lembrando a você que nem
Sempre é verão

Assim como a pedra desgasta
Seu corpo também vai se acabar
Fazendo mais pó para o vento levar
Abrindo passagem pra o tempo passar

Mas, além do pó
Existe uma eternidade pra se viver
Onde você vai passá-la
Responda que eu quero saber

Há o Além do Pó - aguardamos a doce promessa da volta de Jesus, e ansiamos pelo corpo glorioso que nos espera. Vivemos para Deus nesta fragilidade da vida terrena, e para a eternidade a se viver com Deus.

Dentro desta perspectiva, nossos sonhos e projetos pessoais são insignificantes perto do que ainda viveremos além do pó. A fragilidade da nossa vida só aponta para a fortaleza divina, e nossa vida passageira revela ainda mais a onipotência de Deus.

Quando dores e sofrimentos nos cercarem, nos lembraremos sempre de que vivemos para uma vida além do pó, que já abençoada, mas que breve será gloriosa em Cristo Jesus.

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Unidade Conjugal

Escrito por Elaine Cruz
Unidade Conjugal

Na minha infância, era comum um casal ter vários filhos. Além disso, era usual que as pess...

Hospitais

Escrito por Elaine Cruz
Hospitais

Estou escrevendo este artigo em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde estou como...

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.