Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Chuvas de Graça

Estou escrevendo este artigo nos Estados Unidos. Como estou no hemisfério norte, as estações do ano são opostas ao Brasil - portanto, se estamos no inverno no Brasil, aqui estou vivenciando o pleno verão.

Estou no estado da Flórida, no sul do território americano, o mais próximo da linha do equador. Aqui, no verão, o calor é intenso, mas todas as tardes chove torrencialmente. E como na parte sul e central deste estado praticamente não há montanhas, é fácil observar as nuvens carregadas de água se aproximando, ou simplesmente derramando a chuva em partes específicas e localizadas. 

Eu, particularmente, gosto de chuva. Gosto de tomar banho de chuva, aprecio o cheiro de terra molhada. E sempre me surpreendo em ver as chuvas localizadas ao longe, e estando no verão, sempre penso no frescor que as chuvas trazem para o solo e as pessoas.

A chuva sempre trará alento. O solo precisa da chuva para se preparar para a semeadura e colheita. Os animais anseiam pela chuva, até para a garantia do alimento, e as plantas necessitam da chuva para brotar e crescer.

Chuva também simboliza restituição. Afinal, é água evaporada que retorna à terra, para ser incorporada a rios e mares, e utilizada pela humanidade que depende da água para viver.

A Bíblia fala bastante sobre como Deus coordena e instaura a importância das chuvas: Ele cobre o céu de nuvens, concede chuvas à terra e faz crescer a relva nas colinas. (Salmos 147.8); Peça ao Senhor chuva de primavera, pois é o Senhor quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homense lhes dá as plantas do campo. (Zacarias 10.1); Ao som do seu trovão, as águas no céu rugem;ele faz com que as nuvens se levantem desde os confins da terra. Ele faz relâmpagos para a chuva e faz sair o vento de seus depósitos. (Jeremias 51.6).

O poder de Deus, ressaltado em todas as coisas criadas, é maravilhoso! A natureza declara Deus, e as chuvas são mais um sinal do seu poder criador e sustentador da vida!

Contudo, há um outro sentido de chuva em alguns textos bíblicos: Vocês, céus elevados, façam chover justiça; derramem-na as nuvens. Abra-se a terra, brote a salvação, cresça a retidão com ela; eu, o Senhor, a criei. (Isaías 45.8); Dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos. (Ezequiel‬ ‭34‬:‭26‬).

Chuvas de benção refletem a graça divina. São chuvas que trazem alento, paz, justiça, saúde para o corpo, refrigério para a alma exatamente o que cantamos no hino Chuvas de Graça:

Deus prometeu, com certeza
Chuvas de graça mandar
Ele nos dá fortaleza
E ricas bênçãos sem par

Chuvas de graça
Chuvas pedimos, Senhor
Manda-nos chuvas constantes
Chuvas do Consolador

Cristo nos tem concedido
O Santo Consolador
De plena paz nos enchido
Para o reinado de amor

Dá-nos, Senhor, amplamente
Teu grande gozo e poder
Fonte de amor permanente
Põe dentro de nosso ser

Faze os Teus servos piedosos
Dá-lhes virtude e valor
Dando os Teus dons preciosos
Do Santo Preceptor

Olhe para os céus e se alegre por poder assistir chuvas de Graça na vida dos seus irmãos. Fique feliz porque Deus continua fazer chover bençãos sobre seus filhos.

Cante, creia e espere sobre as chuvas de Graça na sua vida.

Seus filhos vão brotar como plantas de Oliveira.

Seu casamento vai florescer em amor e afeto.

Sua saúde e sua carreira vão ser encharcados de boas venturas.

E sua comunhão com Deus vai crescer e dar frutos.

A sequidão na sua vida brevemente vai passar.

Olhe para os céus, para a nuvem do tamanho da mão de um homem, e já agradeça pelas bençãos advindas com as chuvas de Graça!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Felicidade no Trabalho

Escrito por Elaine Cruz
Felicidade no Trabalho

No primeiro dia do mês de maio, tanto no Brasil como em Portugal, nós comemoramos o dia do...

E se…?

Escrito por Elaine Cruz
E se…?

Ao viajar pelo interior de Portugal, é comum encontrarmos pequenas aldeias, com muitas par...

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.