Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Cores

Os meses do ano estão sendo associados a diferentes cores, que remetem ao controle ou conscientização de doenças. Os mais conhecidos são Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas há outras cores associadas a cada mês do ano:

Janeiro Branco: Saúde Mental.
Janeiro Roxo: Combate à Hanseníase.
Fevereiro Laranja: Conscientização da Leucemia.
Fevereiro Roxo: Conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia.
Março Azul Escuro: Prevenção ao câncer colorretal.
Abril Azul: Conscientização sobre o Autismo.
Maio Amarelo: Prevenção aos acidentes de trânsito.
Maio Vermelho: Prevenção da Hepatite.
Junho Laranja: Prevenção da Anemia.
Junho Vermelho: Conscientização da doação de sangue.
Julho Amarelo: Conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.
Agosto Dourado: Conscientização do Aleitamento Materno.
Setembro Vermelho: Conscientização sobre a saúde do coração.
Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio.
Setembro Verde: Conscientização da Doação de Órgãos e prevenção do câncer no intestino.
Outubro Rosa: Conscientização sobre o câncer de mama.
Novembro Azul: Prevenção e combate ao câncer de próstata.
Dezembro Laranja: Combate ao câncer de pele.
Dezembro Vermelho: Prevenção contra a AIDS.

Para aqueles que trabalham com a área da saúde, ou vivenciam as doenças ou situações listadas, é louvável haver meses do ano para maior conscientização, a fim de proporcionar uma melhor disponibilidade de informações e ações para a resolução de problemas. Assuntos como Autismo, câncer de pele e de mama, e alerta sobre os números de suicídio nos fazem repensar a sociedade que habitamos.

Por outro lado, por mais louvável e necessárias que sejam as associações entre doenças e cores, é muito triste ter as cores, tão lindas e perfeitas, associadas a tantas desgraças. Porém, este é o mundo que vivemos: um mundo criado belo e perfeito por Deus, mas que é contaminado pelo pecado, e afligido pela maldade e consequente sofrimento humano.

Ao conhecermos a Bíblia, desenvolvemos a conscientização de que podemos ser atingidos por tragédias e doenças. Sabemos que vivemos em um mundo dominado pela maldade do príncipe deste mundo, que veio também para matar, roubar e destruir (João 10.10). Contudo, é triste observar o quanto estamos cercados por doenças e males.

Sabemos que estamos vivendo os últimos minutos no relógio divino. A natureza geme, como em dores de parto (Romanos 8.22), ansiando pela restauração que acontecerá no início do milênio. E nós, humanos, sofremos, sujeitos a doenças e dissabores, enquanto mantemos nossa bendita esperança na vinda de Jesus (Tito 2.13).

Portanto, até o arrebatamento ou nosso encontro com Jesus, vamos cuidar da nossa saúde, acompanhando as ações necessárias para nos mantermos bem. Precisamos fazer exames, consultar médicos, tomar medicamentos e repensar nossas atitudes no trânsito e na vida cotidiana. Vivemos neste mundo, inseridos na cultura e perpassados pelas ações de outras pessoas.

Porém, ao mesmo tempo, precisamos aprender a aproveitar mais a essência das coisas criadas por Deus. Observar com calma o azul do mar, as cores amareladas da alvorada, os tons vermelhos do pôr do sol, a pintura divina exuberante com que Deus pincelou as aves, os peixes e os frutos deliciosos à nossa disposição.

Quanto mais somos gratos pela beleza das cores pintadas por Deus na natureza, mais desenvolvemos o contentamento por podermos observar que, assim como ele veste a erva e as aves do campo, Deus cuida de nós em detalhes impressionantes: Todos nós já recebemos livramentos no trânsito, fomos cuidados de doenças incuráveis, tivemos nossas tristezas transformadas em alegrias, recebemos consolo em meio a tribulações, e já usufruímos da paz não circunscrita às situações que nos envolvem. Gozamos o gozo pela salvação que é inexplicável, usufruímos de amor incondicional, vivenciamos a graça sem par, somos tomados pela paz que excede todo entendimento. E, mesmo em meio à dores e sofrimentos, vislumbramos e agradecemos pelas cores que só Deus pode trazer a este mundo tão sombrio e tenebroso!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Mantendo a Esperança

Escrito por Elaine Cruz
Mantendo a Esperança

No nosso cotidiano, usamos bastante a palavra esperar. Mas será que conseguimos manter a e...

O que nos diverte?

Escrito por Elaine Cruz
O que nos diverte?

Sorrir faz parte da natureza humana. Sorrimos quando estamos alegres, comemorando uma conq...

Recomeços

Escrito por Elaine Cruz
Recomeços

Recomeçar, para uns, é estimulante. Iniciar um novo ano, com tantas possibilidades abertas...

Fatos que não voltam atrás

Escrito por Elaine Cruz
Fatos que não voltam atrás

Quando estamos às portas de um novo ano, sabemos que há muitas coisas que não voltam atrás...

Afetos em Família

Escrito por Elaine Cruz
Afetos em Família

Ser rejeitado, ignorado, abandonado, repugnado, excluído ou desprezado pelos outros são at...

Planos adiados

Escrito por Elaine Cruz
Planos adiados

Como psicóloga, ao longo de quase quarenta anos atendendo em consultórios, é fácil percebe...

Sim ou Não?!

Escrito por Elaine Cruz
Sim ou Não?!

A Bíblia nos conta uma parábola muito interessante sobre dois filhos: Havia um homem que t...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.