Há um hino lindo, cantado por gerações, cuja versão em português foi intitulada de Sou feliz com Jesus. É um hino de conforto, que fala de uma felicidade não circunscrita às situações da vida, e que muitas vezes me trouxe alento em períodos difíceis.
Este hino foi composto em um momento bem traumático da vida de seu autor, Horatio Gates Spafford, que nasceu em Nova York, em 20 de outubro de 1828, e morreu em Jerusalém, em 16 de outubro de 1888. Ele era advogado, membro da igreja Presbiteriana, e foi fundador da Colônia Americana, que atualmente é um bairro de Jerusalém.
Horatio morava em Chicago em 8 de outubro de 1871, quando o grande incêndio de Chicago devastou a cidade, destruindo quase todas as suas posses adquiridas ao longo dos anos de trabalho árduo, arruinando-o financeiramente. Dois anos depois, em 1873, ele decidiu enviar sua família de férias para a Europa, e escolheu a Inglaterra, sabendo que seu amigo Dwight Moody pregaria na região.
Por conta da necessidade de cuidar de seus negócios, Horatio embarcou sua família: sua esposa (Anna Tubena Larsen) e suas quatro filhas Anna (Annie), Margaret (Maggie), Elizabeth (Bessie), e Tanetta. Contudo, em 21 de novembro de 1873, enquanto elas atravessavam o oceano Atlântico no navio a vapor, Ville du Havre, o navio foi atingido por uma embarcação, levando o Ville du Havre a afundar, tirando a vida de 226 pessoas, incluindo todas as suas filhas.
Horatio recebeu a fatídica notícia quando sua esposa (que sobreviveu à tragédia), ao chegar a salvo à Inglaterra, enviou o famoso telegrama com a mensagem "Saved alone" ("salva sozinha”), indicando que havia sido a única sobrevivente da família. Ele então viajou à Inglaterra, passando pelo local da morte de suas filhas e, de acordo com Bertha Spafford (filha nascida após a tragédia), o famoso hino It is well with my soul teve sua letra composta durante esta viagem, exatamente nos arredores do local do naufrágio. E a melodia, escrita por Philip Bliss, foi intitulada Villa du Havre, o mesmo nome do navio do acidente.
Sabedores da história deste hino, não há dúvida de que só mesmo o Espírito Santo pode consolar e inspirar nos momentos mais cruéis da nossa vida:
Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer,
oh! Seja o que for,
Tu me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou!
Sou feliz, sou feliz,
Com Jesus, com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!
Meu triste pecado por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual
Sou Feliz! Graças dou a Jesus!
A vinda eu anseio do meu Salvador,
Em breve virá me levar
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor.
Nos momentos finais de um ano, quando comemoramos a chegada de um novo ano, que nos lembremos de que, não importando o que nos espera no novo ano, sempre seremos felizes quando temos Jesus como nosso Senhor.
Pela imensa Graça de Deus, nossos pecados foram pagos de modo cabal. Mesmo nos momentos em que somos tentados e afligidos, recebemos escape e consolo. E até mesmo quando sofremos as dores mais fortes possíveis de serem vivenciadas, com Jesus gozaremos a paz mais doce e inimaginável.
Ao longo da vida, em meio a tempestades, naufrágios e lutos, sempre poderemos cantar: Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Elaine Cruz
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).