Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Calor

Eu nasci em São Paulo, mas moro no Rio de Janeiro desde os meus treze anos. Nesta cidade me casei, construí minha carreira profissional e ministerial, e criei meus filhos, e a despeito de já ter morado fora do país, o Rio é o lugar para onde sempre retornei.

Contudo, desde que cheguei na cidade, não consigo me acostumar com as altas temperaturas do verão - que em muitos dias se estendem às outras estações do ano. Desde solteira, já desmaiei algumas vezes, pois o calor exagerado, que chega a gerar sensação térmica de mais de 50 graus Celsius, vai aos poucos reduzindo minha energia. Quando posso, recorro ao ar condicionado, agradecendo a Deus pela sabedoria que deu aos homens para tão útil invenção!

A Bíblia afirma que enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão (Gênesis‬ ‭8‬:‭22‬). Sabemos que esta verdade é inegável, pois temos diferentes estações e localizações no planeta, com climas diferenciados que se repetem ano após ano. E é sempre emocionante visitar lugares com climas distintos, assistir ao nascer e pôr do sol, contemplar os picos nevados ou ver o caminho do sol no mar.

Mas, voltando ao calor, há um versículo que sempre me vem à mente quando o calor é demasiado: ”Tens sido refúgio para os pobres, refúgio para o necessitado em sua aflição, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor …“ (Isaías‬ ‭25‬:‭4‬$). Oh, que lindo saber que Deus é sombra contra o calor!

Além de admirar o fato da Bíblia ser tão precisa quanto à necessidade da sombra nos dias quentes, é claro que sabemos que a aplicação deste texto vai além da literalidade das palavras. No calor das emoções, quando a irritação ou a revolta nos tentam consumir, Deus pode trazer refrigério, acalmando os ânimos que queimam a alma.

No calor de uma discussão, o vento do Espírito pode soprar e acalmar nosso ímpeto.

No calor dos impulsos pecaminosos, podemos clamar pelo arrefecimento dos nossos desejos.

Quando o sofrimento arder e parecer queimar nosso peito, quando as lágrimas não conseguem apagar a chama da dor que consome a alma, podemos clamar pela sombra, pelo refrigério que encontramos no esconderijo do Altíssimo, buscando nos abrigar à sombra das asas do Todo Poderoso.

Não permita que o sol escaldante da vida cegue seu olhar ou derreta suas esperanças. Mas, assim como ansiamos pela sombra nos dias de calor intenso, que possamos procurar pela sombra divina todos os dias que, como declara Salomão em Eclesiastes, vivemos debaixo do sol!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Quem casou bem?

Escrito por Elaine Cruz
Quem casou bem?

Quando encontramos alguém que não víamos há muito tempo, é comum que a conversa gire em to...

Escolha se comprometer

Escrito por Elaine Cruz
Escolha se comprometer

Todos nós carregamos na memória o pesado fardo de lembranças que envolvem situações em que...

Falando sem pensar!?

Escrito por Elaine Cruz
Falando sem pensar!?

É muito comum que a gente ouça pessoas dizendo que fizeram coisas erradas, ou falaram cois...

Chuva e ventos

Escrito por Elaine Cruz
Chuva e ventos

Em nossa igreja cantamos uma versão de um hino americano que diz: Chuva e vento não podem...

Inconsequência

Escrito por Elaine Cruz
Inconsequência

Esta semana, no estado de São Paulo, um adolescente de dezesseis anos pegou a arma do pai,...

Unidade Conjugal

Escrito por Elaine Cruz
Unidade Conjugal

Na minha infância, era comum um casal ter vários filhos. Além disso, era usual que as pess...

Hospitais

Escrito por Elaine Cruz
Hospitais

Estou escrevendo este artigo em um hospital particular no Rio de Janeiro, onde estou como...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.