Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Sim! Deus nos formou de forna admirável, e basta pesquisar um pouco sobre o desenvolvimento humano para nos surpreendermos com a magnitude divina. Nosso corpo é uma máquina engenhosamente formada, com células que desempenham diferentes funções, mas que se originam de uma só, chamada zigoto, ou célula-ovo, formada a partir da fertilização entre dois gametas: do óvulo (gameta feminino) com o espermatozoide, que é o gameta masculino.

A partir do zigoto, que representa a fase inicial do desenvolvimento, inicia-se então um processo de reprodução que não se extingue, quando informações genéticas são passadas continuamente ao longo da vida de uma pessoa. O mais interessante é que a reprodução ainda provoca uma renovação celular peculiar. Quando começamos a estudar a pele, por exemplo, descobrimos que ela é formada por diversas camadas e sua renovação é constante, onde a camada mais profunda da pele começa a nascer e se transportar para a mais superficial, em um processo que acontece em média de 28 dias.

Produzimos cerca de 300 milhões de células por minuto, e perdemos milhares de células por dia, sem perceber tamanha atividade acontecendo em nossos corpos. E nossas células se renovam de forma surpreendente: algumas vivem apenas algumas horas (alguns glóbulos brancos), dias (pele, mucosa dos intestinos), poucos meses (glóbulos vermelhos), ou algumas décadas (alguns glóbulos brancos, neurônios, ou células musculares). Alguns estudos ainda levantam a hipótese de que ao final de sete anos, somos majoritariamente renovados, pois com exceção de alguns grupos de células (como neurônios, e algumas células cardíacas, células do músculo esquelético e glóbulos vermelhos), são raras as células do ciclo anterior que estarão presentes no nosso corpo.

Renovar é, portanto, uma ação predominante divina. Nosso Deus criou um universo onde a renovação se faz constante. Deus é eterno, mas ativo, vivo, atuante para formar coisas novas e renováveis – ao mesmo tempo que se mantém absoluto em seus atributos e em suas leis.

Precisamos aprender a renovar nosso eu, nossos planos e nossas concepções errôneas. A Bíblia nos adverte sobre isto: Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4.22-14); Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. (Colossenses 3.9); Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa m ais do que todos eles. (2 Coríntios 4.16,17).

Não desanime. Não se contente com a monotonia.

Lembre-se de que interiormente estamos sendo renovados diariamente – Deus tem bençãos novas, experiências inéditas, planos inimagináveis, novos projetos e dádivas a nos entregar.

Renove sua mente. Renove sua casa. Renove seu guarda-roupa. Renove seus sonhos. Renove seus votos a quem ama. Renove seus porta-retratos. Renove seus amores. Renove sua alegria e sua força, enquanto mantém e afirma constantemente sua fé e confiança em Deus.

Portanto, enquanto se renova fisicamente, busque, com todas as forcas, o renovo que só Deus pode trazer à sua alma, ao seu corpo e ao seu espírito: Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. (Salmo 103.2-5).

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.