Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

A começar em nós

Eu cresci fazendo pesquisas escolares nas famosas enciclopédias Barsa, Britannica, ou Larousse Cultural, dentre outras, indispensáveis na minha infância, e que eram caras, pagas em diversas parcelas, com direito a um livro anual para atualizar as novas descobertas científicas.

Hoje com o advento da Internet, é muito bom poder fazer pesquisas em sites sérios sobre inúmeros assuntos, sem a necessidade de abrir diversos livros de pesquisas. Como sempre escrevo muito, preparando palestras ou artigos, poder ter acesso a informações recentes sobre assuntos de interesse é, sem dúvida, muito útil, facilitando muito a vida acadêmica, profissional ou ministerial.

A verdade é que a Internet é uma benção – quando bem utilizada! Gosto de acessar conteúdos de livros, de fazer comparações entre diversas versões da Bíblia em diferentes idiomas, e me manter atualizada sobre as últimas pesquisas na minha área profissional. Mas gosto muito também de voltar a ouvir canções antigas que eu cantava na igreja quando criança, ou escutar os hinos que moldaram minha fé ao longo da minha caminhada com Deus.

Algumas notícias e vídeos do chamado “meio gospel” também acabam chegando em sites da internet, e até mesmo em alguns aplicativos nos celulares. Há testemunhos lindos, palavras edificantes e vídeos que emocionam e reforçam nossa fé. Sem dúvida, a Internet tem sido uma ferramenta útil para evangelizar, e para podermos conhecer o que vem ocorrendo nos diversos campos missionários pelo mundo.

Contudo, por outro lado, infelizmente, somos alcançados por imagens que chocam e envergonham o genuíno Evangelho. Eu me assombro por ver como as pessoas perderam o bom senso e o temor a Deus. Muitas são as reuniões, chamadas de culto, que mostram imagens de pessoas rodando descontroladamente, ou tentando escalar pilastras de templos. Há pessoas que caem no chão, dizendo-se cheias de poder, porque um dito ‘obreiro' sopra, chuta uma bola, ou simplesmente aponta uma arma de brinquedo na direção delas. Tanta meninice, tantos desvios da doutrina bíblica!

Pela Internet, quase todos os dias, chegam notícias de "pastores" que espancaram suas esposas, ou abusaram sexualmente de membros da igreja. Isto sem falar nas inúmeras falas completamente heréticas, em que a pregação destoa das doutrinas bíblicas: há pastores e bispos dizendo que a Bíblia precisa ser revisada, que a lista de pecados contra Deus deve ser extinta dos textos bíblicos, que somos mais importantes que Jesus Cristo, e que depois da vida terrena deixamos de existir, negando a realidade do céu, do inferno e da vida eterna.

Jesus nos advertiu para o fato de que se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13.22) Paulo repetidamente aponta para os falsos profetas na igreja, e diz que tais homens são falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. (2 Coríntios 11.13). E o apóstolo Pedro afirma que entre nós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. (2 Pedro 2.1).

A Bíblia está se cumprindo. O Evangelho tem sido manchado com escândalos, muitos estão seguindo doutrinas de demônios, e outros estão inserindo práticas pagãs em cultos e reuniões ditas evangélicas, mas que estão longe de serem encaixadas nas doutrinas bíblicas. Não dá para admirar os movimentos insensatos taxados de “reteté”, ou diminuir o impacto dos maus exemplos de crentes que chegam aos descrentes: meu coração sangra, pois nossa fé está sendo envergonhada, o nome de Jesus está sendo denegrido e Deus não é mais temido, nem mesmo pela maioria dos que se dizem evangélicos.

Precisamos peneirar o que vemos ou ouvimos, cientes de que a Internet, os aplicativos, os sites e as plataformas são só os veículos pelos quais a informação chega até nós. Contudo, todos sabemos que os bons exemplos, os cultos saudáveis e a boa exposição bíblica não gera interesse nas redes sociais. O que precisamos é, mesmo quando inundados por maus exemplos, manter nossa fé intacta, estruturar ainda mais o bom caráter de Cristo de nós, divulgando ainda mais o Evangelho genuíno de Jesus através da nossa vida comum, porfiando para entrar pela porta estreita!

Que o bom perfume de Cristo e o bom nome do Evangelho seja pregado dentro, e especialmente fora das redes sociais… a começar em nós!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

O poder da Imaginação

Escrito por Elaine Cruz
O poder da Imaginação

Quando nascemos, as pessoas pensam sobre nós. Pais, parentes e amigos próximos vão elabora...

Pode ou não pode? 

Escrito por Elaine Cruz
Pode ou não pode? 

Antes de completar um ano de idade, uma criança já sabe muito sobre o que pode ou não pode...

A começar em nós

Escrito por Elaine Cruz
A começar em nós

Eu cresci fazendo pesquisas escolares nas famosas enciclopédias Barsa, Britannica, ou Laro...

Quem casou bem?

Escrito por Elaine Cruz
Quem casou bem?

Quando encontramos alguém que não víamos há muito tempo, é comum que a conversa gire em to...

Escolha se comprometer

Escrito por Elaine Cruz
Escolha se comprometer

Todos nós carregamos na memória o pesado fardo de lembranças que envolvem situações em que...

Falando sem pensar!?

Escrito por Elaine Cruz
Falando sem pensar!?

É muito comum que a gente ouça pessoas dizendo que fizeram coisas erradas, ou falaram cois...

Chuva e ventos

Escrito por Elaine Cruz
Chuva e ventos

Em nossa igreja cantamos uma versão de um hino americano que diz: Chuva e vento não podem...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.