Ao longo da vida temos inúmeros momentos de idas e vindas.
Quando crianças íamos e voltávamos do colégio, da igreja, da casa dos avós e dos amigos. Depois passamos a ir e voltar da casa do futuro cônjuge, de shoppings, e de espaços onde fazíamos exercícios físicos e competições escolares. Os anos passaram, e espero que tenhamos permanecido indo e vindo da igreja, enquanto passamos a frequentar espaços universitários, profissionais e familiares.
Com a constituição de uma família, passamos a levar filhos para colégios, para novas competições, para igreja e casas de parentes. Até que os anos se passam e eles passam a ir e voltar sozinhos de seus compromissos – e ficamos ao longe acompanhando e orando para que seus caminhos sejam guardados e protegidos por Deus.
Sempre que penso em tantos caminhos e percursos percorridos ao longo da vida, fico muito grata a Deus pelos muitos livramentos recebidos. Há tantos que saem de casa e não voltam, que acabam o dia em hospitais, que se envolvem em acidentes e tragédias que alteram o curso da vida, ou até mesmo a encerram.
Ir e vir em segurança é benção de Deus. A Bíblia já afirma: O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma. O Senhor guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121.5-8).
Andamos por caminhos complexos, e enfrentamos muitos desafios debaixo do sol escaldante da vida. Há dias em que precisamos de um vento fresco, de uma brisa fria, de uma sombra que nos proteja durante os dias quentes e confusos.
Vivemos em um mundo inseguro, andamos por caminhos perigosos, e carecemos da segurança que só Deus pode prover. Saber que ele protege nossa entrada e saída nos traz paz, assim como ter a ciência de que, aos que o amam, Deus dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos. (Salmo 91.11).
Que Deus nos permita ir e vir protegidos e escondidos debaixo da sua poderosa e potente mão. Que possamos passar toda nossa vida escondidos debaixo das asas do Deus altíssimo, clamando como o salmista: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades (Salmos 57:1); Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas (Salmos 17:8).
Oremos por nós, e pelos que amamos, para que nossas idas e vindas sejam guardadas por Deus. Só Ele nos acompanha em todos os nossos caminhos, aonde quer que estejamos.
Elaine Cruz
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).