Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Quando Deus nos chama…

A Bíblia, através do salmista Davi, afirma que todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmos‬ ‭139‬:‭16‬). Isto implica crer que, em sua onisciência, Deus tem a soma dos nossos dias. Ele, e só ele, sabe quando nossa breve vida se extinguirá.

No salmo 39, também de Davi, lemos: Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro. (Salmos‬ ‭39‬:‭4‬-‭5‬). Nossos espelhos nos mostram o quanto nossa vida é rápida e passageira. Contudo, sempre nos surpreendemos com a cada idade alcançada, pois nossa mente não consegue acompanhar o ritmo frenético da passagem dos dias. Assim, eventualmente, pensamos “Como não percebi quarenta ou sessenta anos passando por mim?” ou “De que forma cheguei aos setenta anos?”

Sob uma outra perspectiva, mesmos cientes de que a cada dia vivido estamos nos aproximando do dia da nossa morte, sempre somos surpreendidos quando alguém querido falece. Sabemos da realidade da morte, mas preferimos não falar sobre ela. E, o mais complexo, é que muitos nem mesmo se preparam para o momento em que nossa vida terrena deixa de existir, e passam a vivenciar a morte eterna (para os que rejeitam Cristo), ou a vida eterna, para os que morrem seguindo Jesus como Salvador pessoal.

Precisamos considerar a chegada da morte. Nos preparar a cada dia, pois não sabemos a idade a que chegaremos. Eu já me despedi de pessoas que amava, que passaram para a eternidade com idades diferenciadas: minha mãe estava com 75 anos, minha sogra com 56, e minha irmã com 31 anos. E a verdade é que, quando amamos, perder alguém com 52 ou 80 anos de vida, será sempre cedo, sempre inesperado.

Em tempos de luto, consideramos nossas atitudes e motivos. Repensamos nossa intimidade com Deus, a veracidade dos nossos afetos e relacionamentos. Avaliamos nossas escolhas diárias para manter nosso coração limpo, pois sabemos que a qualquer momento, podemos ser chamados por Deus.

Sempre considero que a cada despedida de outras tantas pessoas que já estão com o Pai celestial, eu e você teremos mais motivos para chegar aos céus. Há pessoas que já estão com Deus, que não se lembram de nós agora, mas quando lá chegarmos vão nos abraçar e regozijar conosco pela nossa maior e mais esperada vitória! 

Afinal, chegar ao céu é vencer a corrida, alcançar o alvo, concluir nossa chamada e ministério, e viver plenamente e de forma gloriosa nossa esperança.

Quando Deus nos chama… nós voltamos para Casa!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Escolhendo a moderação 

Escrito por Elaine Cruz
Escolhendo a moderação 

Vivemos dias de extremos. No inverno do hemisfério norte, alguns países sofrem com tempera...

Remorso

Escrito por Elaine Cruz
Remorso

Cada vez menos ouvimos as pessoas falarem sobre remorso. Até porque é um sentimento indivi...

Limpar ou Sujar?

Escrito por Elaine Cruz
Limpar ou Sujar?

Ao longo da nossa vida aplicamos os vocábulos Limpar e Sujar em inúmeras ocasiões. Os dois...

Deixando de molho

Escrito por Elaine Cruz
Deixando de molho

Na minha infância, deixar algumas coisas de molho era uma tarefa diária. Meus pais tiveram...

Limites para dor

Escrito por Elaine Cruz
Limites para dor

Séculos antes da descoberta dos neurônios e da organização do sistema nervoso, a dor físic...

Quando Deus nos chama…

Escrito por Elaine Cruz
Quando Deus nos chama…

A Bíblia, através do salmista Davi, afirma que todos os dias determinados para mim foram e...

Ciclos

Escrito por Elaine Cruz
Ciclos

Quando olhamos para a natureza criada por Deus, percebemos o quanto ele trabalha com ciclo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.