Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Escolhendo a moderação 

Vivemos dias de extremos. No inverno do hemisfério norte, alguns países sofrem com temperaturas baixas como há muito tempo não eram sentidas. E no hemisfério sul, a exemplo do Brasil, o calor tem alcançado temperaturas altíssimas.  

Na área política temos assistido uma polarização cada vez mais evidente e acalorada. Grupos extremistas expõe corpos mutilados, e ativistas religiosos queimam cristãos pelas ruas e praças públicas.

No quesito do comportamento humano não tem sido diferente: as pessoas estão extremamente egoístas e críticas, postam coisas íntimas em redes sociais e comentam absurdos em postagens alheias. E até mesmo fatos escandalosos associados a pessoas ditas evangélicas não tem sido evitados, causando comoção na internet, inclusive entre não crentes. 

A área da estética, que tem crescido nos diferentes meios sociais, também abandonou a moderação. Antes os procedimentos estéticos eram restritos a pessoas com alto poder aquisitivo, e geralmente eram realizados por pessoas na casa dos quarenta anos, e com muita parcimônia. Hoje os adolescentes já estão colocando ácidos, fazendo plásticas e procedimentos agressivos ao corpo humano. Rapazes estão fazendo cada vez mais o alongamento peniano, o preenchimento peitoral para parecerem mais musculosos, e procedimentos para marcar a região abdominal formando gominhos. E antes dos vinte anos muitas jovens já fazem plásticas no seio, preenchimento nos glúteos, e lipoaspiração para retirar gramas de gordura corporal ou abdominal. 

É claro que há procedimentos estéticos que são reparadores, importantes para a construção da auto imagem e autoestima de uma pessoa. Mas, infelizmente, temos assistido muitas pessoas exagerando nos procedimentos estéticos. Há jovens e senhoras com bocas enormes, seios com dimensões exageradas, e fazendo harmonização facial que na verdade alteram completamente o biotipo e os traços que as identificam e personalizam. 

É preciso que não haja exagero quanto ao cuidado com a aparência, respeitando o perfil de cada um. A moderação sempre norteará o equilíbrio, necessário para manter a ordem e a decência, como o texto bíblico prescreve em 1 Coríntios 14.40. 

E, acima de tudo, é importante compreender que a beleza externa não preenche carências ou traz significação à vida - isto só Deus pode fazer!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Escolhendo a moderação 

Escrito por Elaine Cruz
Escolhendo a moderação 

Vivemos dias de extremos. No inverno do hemisfério norte, alguns países sofrem com tempera...

Remorso

Escrito por Elaine Cruz
Remorso

Cada vez menos ouvimos as pessoas falarem sobre remorso. Até porque é um sentimento indivi...

Limpar ou Sujar?

Escrito por Elaine Cruz
Limpar ou Sujar?

Ao longo da nossa vida aplicamos os vocábulos Limpar e Sujar em inúmeras ocasiões. Os dois...

Deixando de molho

Escrito por Elaine Cruz
Deixando de molho

Na minha infância, deixar algumas coisas de molho era uma tarefa diária. Meus pais tiveram...

Limites para dor

Escrito por Elaine Cruz
Limites para dor

Séculos antes da descoberta dos neurônios e da organização do sistema nervoso, a dor físic...

Quando Deus nos chama…

Escrito por Elaine Cruz
Quando Deus nos chama…

A Bíblia, através do salmista Davi, afirma que todos os dias determinados para mim foram e...

Ciclos

Escrito por Elaine Cruz
Ciclos

Quando olhamos para a natureza criada por Deus, percebemos o quanto ele trabalha com ciclo...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.