Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Estágios de intimidade com Cristo

Após o momento da salvação, um caminho se abre para o crente no relacionamento com Deus. O véu é rasgado e o novo e vivo caminho conduz-nos a um conhecimento mais profundo do nosso Criador.

Todos os cristãos, tanto homens como mulheres, deveriam buscar esse conhecimento de Deus. O próprio Jesus falou em três estágios que passamos quando temos intimidade com Ele. São eles: 

1. O estágio de discípulo – “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.8). A identificação do discípulo é o fruto que é a prova de que ele está ligado à Videira.     
2. O estágio de servo – “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor” (Jo 15.15). O estágio de servo é quando buscamos saber a vontade de Deus, e nos dispomos a realizá-la. O nosso querer é o querer de Deus, Ele tem o senhorio das nossas vidas.     
3. O estágio de amigo – Quando chegamos a este estágio é maravilhoso, pois o Mestre nos diz: “Tudo o que meu Pai me confia eu digo a vocês, porque vocês são meus amigos, vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.14). Pela profundidade de sua comunhão com o Senhor, o crente passa a sentir o que Deus sente, seu coração fica ligado ao de Deus e ele vive segundo a Sua vontade. 

Você tem feito o querer de Deus, cara amiga? Então, sinta-se amiga de Jesus, e dependendo da amizade que você tenha com Ele, você saberá segredos do coração de Deus. Ele diz para nós neste momento: “Tenho-vos chamado amigos porque tudo quanto ouvi de meu pai vos tenho dado a conhecer” (Jo 15.15). 

Em que estágio você se encontra? Lembre-se de que quanto mais perto andarmos do Senhor, maior comunhão desfrutaremos com Ele. Isso aconteceu com o servo de Deus, Moisés: ao longo dos anos, sua dedicação ao Senhor e à Sua vontade, sua obediência, seu cuidado e zelo pelo povo escolhido por Deus, levaram-no a ser considerado por Deus como “um amigo”: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo”... (Êx 33.11).

De fato, o caminho com Deus ficou tão íntimo que ele chega a pedir a Deus para ver o Seu rosto. Deus atendeu, e permitiu-lhe que O visse pelas costas (Êx 33.18-23). Que tremendo exemplo de comunhão com Deus! Que o Senhor nos ajude a anelar tal intimidade com nosso Senhor; que a cada dia estejamos mais perto dEle, através de uma vida de consagração e dedicação total ao Senhor. Lembremo-nos do que disse o apóstolo João: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele também deve andar como Ele andou" (1 Jo 2.3-6).

A maior evidência de que alguém conhece a Jesus é o seu compromisso em obedecer Seus mandamentos, é sua diligência em caminhar seguindo os passos do Mestre. Jesus mesmo declarou: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23). Que o Senhor nos ajude a viver abnegadamente, assim como Ele viveu, e assim, cresceremos cada vez mais em comunhão com Ele.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A Criação nos inspira, as Escritura...

Escrito por Judite Alves
A Criação nos inspira, as Escrituras nos ensinam!

C.S Lewis escrevendo sobre o Salmo 19, disse: “considero este salmo o maior poema do salté...

Por que elaborar o Luto?

Escrito por Judite Alves
Por que elaborar o Luto?

Talvez aos olhos de algumas pessoas esse tema pareça difícil de ser digerido, pelo fato de...

Sentimento de inutilidade

Escrito por Judite Alves
Sentimento de inutilidade

Uma senhora, de mais de 70 anos, pediu para ser atendida por mim por estes dias, mas ela n...

Estágios de intimidade com Cristo

Escrito por Judite Alves
Estágios de intimidade com Cristo

Após o momento da salvação, um caminho se abre para o crente no relacionamento com Deus. O...

Ser Grata é ser Cheia de Deus

Escrito por Judite Alves
Ser Grata é ser Cheia de Deus

A gratidão é o senso de felicidade e satisfação em respostas ao recebimento de um presente...

Cuidado! Não se envolva em Fake New...

Escrito por Judite Alves
Cuidado! Não se envolva em Fake News

Nunca, em toda a história, vivemos um tempo de tanto engano. O advento da tecnologia abriu...

De Volta ao Lar

Escrito por Judite Alves
De Volta ao Lar

Os dias de hoje são dias de muita apreensão, expectativa e incerteza para alguns; de perda...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.