Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

O amor: a marca do cristão

Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (Jo 13.35).

Certa vez ouvi dizer que o caráter de alguém e sua inteligência podem impressionar outros, mas o amor que damos a alguém nos faz inesquecíveis. Considerando isto, vamos refletir um pouco sobre o amor.

A Bíblia fala do amor de Deus, que deu a Jesus Cristo, Seu Filho, por nós (Jo 3.16), e mostra-nos o amor de Jesus ao dar-nos o Espírito Santo para nos mostrar o caminho que devemos seguir enquanto caminhamos sobre a terra. Jesus disse: “E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre… não vos deixarei órfãos; voltarei para vós; (…) mas aquele Consolador, o Espírito Santo… vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (Jo 14.16,18,26). O Espírito Santo até nos ajuda a orar quando não sabemos (Rm 8.26). Ele arruma nossa oração quando não sabemos fazê-la de um modo que agrade a Deus, nosso Pai. 

Que coisa maravilhosa! Isto é amor. O apóstolo João diz que nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4.19). Como você tem desenvolvido e demonstrado o amor que recebeu de Deus?

A marca registrada do discipulado de Cristo, daqueles que são alunos de Jesus, é o amor; foi Ele mesmo que disse: “Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como  também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Como o pai me amou, permaneçam no meu amor. Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu amo vocês” (Jo 15.9-12).

Quando você ama de verdade, você será inesquecível; alguém se lembrará de você, de suas atitudes, do seu gesto, do seu coração grato. Então, ame! A recomendação bíblica é que o amor seja não fingido (Rm 12.9); não é amor de novela, não é teatro, é o amor genuíno, descrito em 1 Coríntios 13. Seja amável, faça o triste sorrir, cante ao lado de alguém enfermo, doe algo a alguém do que você tem, reparta o seu pão com o que não tem, e assim você será parecido com Deus.

Um soldado, ao sair do seu plantão, foi a uma padaria lanchar, e ao degustar aquele alimento, observou que havia uma criança do lado de fora com os olhos cheios de lágrimas, desejando o que o soldado estava comendo. Ao ver aquela cena, o rapaz faz-lhe sinal que entrasse; a criança estava suja e andrajosa, os olhares dos outros clientes não foram os melhores, mas aquele soldado pôs sua mão no ombro da criança, dizendo: “Amiguinho, escolha o que você quiser comer”. Timidamente, o garoto pediu o mesmo lanche do soldado e comeu com muita satisfação. E a cada momento ele parava e observava o soldado dos pés a cabeça; então o soldado lhe perguntou se ele queria comer mais; o menino faz um sinal que não, e lhe diz: “Posso lhe fazer uma pergunta? Você é Deus?”. O soldado responde: “Não!”. E o menino diz: “Eu pensei que você era Deus!”. Que lição maravilhosa! Sempre que damos algo a alguém, quando somos generosos, parecemos com Deus, o nosso Pai! Ame sem olhar a quem, e você será um imitador de Deus e Seu filho amado. 

Meu abraço!

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Não seja uma pessoa tóxica

Escrito por Judite Alves
Não seja uma pessoa tóxica

“Se você não aceitar meu pedido, eu fracassarei nesta tarefa” - diz o manipulador. São pes...

Pratique atos de bondade

Escrito por Judite Alves
Pratique atos de bondade

É tão bom começarmos uma nova etapa da vida com novas proposições, novas metas, novos obje...

A regra de ouro

Escrito por Judite Alves
A regra de ouro

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque es...

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2025 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.