Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor, restaurar entre outros significados. A cada dia podemos observar que, tanto os que tiveram um encontro com o Rabi da Galiléia, tanto os que estão há mais tempo, como os que recentemente aceitaram a fé, são desafiados cada dia a viverem uma vida ilibada, como luz do mundo e sal da terra. Como cristãos devemos ter o cuidado de andar como Jesus, para que a nossa vida cristã seja preservada, a fim de darmos testemunho que andamos com Cristo e somos dEle. 

Ao vir a Cristo, realmente tudo se torna novo, mas trazemos da nossa infância, adolescência e até mesmo das idades juvenil e adulta, os traumas e frustrações que nos acompanham, por isso ora fraquejamos, deprimimo-nos, ora avançamos. 

É interessante percebermos que o caminho da fé tem um custo: viver disciplinado, dar testemunho de cristão, lançar-se ao Espírito Santo sem reserva, e obedecer não a nossa vontade, mas a de Deus, tudo isso é desafiador.

Mas ao abrimos a Bíblia, vemos que os cristãos que nos antecederam tinham os mesmos problemas que cada um de nós tem. Leia a carta de Paulo aos Coríntios e você elencará problemas sociais, familiares e espirituais que aquela igreja enfrentou. Em nossos dias não é diferente, estamos vivenciando o século 21, o mundo pós moderno, que jaz no maligno. Diante deste mundo que parece um rolo compressor, há uma palavra de Deus para nós: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26). 

Que maravilha! Deus efetua reparação em nós através do seu Espirito? Claro que sim! Ele é o grande restaurador. Aleluia! A palavra ajudar neste versículo tem o sentido “care” que significa cuidado, o cuidado que o médico dedicado tem com o seu paciente, como também sugere a maneira como a enfermeira cuida do debilitado no processo de cura, assim, o Espírito Santo faz comigo e com você. Por conseguinte é importante você dar alguns passos em direção a cura dos seus traumas, convém salientar que não sou contra a tratamento psiquiátrico e ou psicológico, até porque sou da área e tenho ajudado a muitos. Mas muitas vezes sendo acompanhado ou não você precisa tomar alguns passos e, sem nenhuma dúvida, o Espírito Santo é um grande ajudador no processo de restauração dos nossos traumas. Então: 

1 - Enfrente o problema com a graça de Deus. Busque em sua mente aquilo que está muito guardado, que só você sabe, porque não teve coragem de contá-lo a ninguém. Busque alguém de sua confiança, conte e desabafe (Tiago 5.16). Seguramente a pessoa orará por você, se necessitar de um tratamento espiritual, você será tratado(a).

2 - Se há ódio ou ressentimento no coração, por alguém que te feriu, ou mesmo te molestou, busque a ajuda do Espírito Santo e receba força para perdoar seu agressor.

3 - Faça a pergunta que Jesus fez ao paralítico a você mesmo e responda: Eu quero ser curado (a) ainda inquira de você mesmo; esse meu estado tem um ganho secundário, ou seja, há vantagens para mim? Jesus, ao chegar junto do paralítico perguntou-lhe: Queres ser curado? O paralítico respondeu: Não tem quem me ajude (João 5.6). A ajuda para ele estava ali: Jesus de Nazaré! E ele apagado ao passado!

4 - Peça ajuda ao Espírito Santo quanto a maneira que você está orando, porque em tais situações muitas vezes não sabemos como orar, mas o Espírito, conhece nossas fraquezas, e nos ajuda a orar como convém (Romanos 8.26; Tiago 4.3).

5- Busque lembrar que lições você aprendeu neste processo, e agradeça a Deus pelo aprendizado.

6- Louve a Deus porque lhe deu forças para chegar até aqui arrastando esses traumas, mas a partir de hoje sua atitude deve ser lançá-los sobre o Senhor e o Espírito Santo lhe ajudará a dar a volta por cima e você cantará doeu, mas eu sobrevivi. 

Sinta a graça e a paz de Deus sendo renovadas sobre a sua vida.

Meu abraço

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Deus supre nossas necessidades

Escrito por Judite Alves
Deus supre nossas necessidades

Todos nós como seres humanos temos necessidades a serem supridas. Abraham H. Maslow, psicó...

Contemplação está em desuso?

Escrito por Judite Alves
Contemplação está em desuso?

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”. Salmos 119.18 A...

Seja uma mulher de coragem

Escrito por Judite Alves
Seja uma mulher de coragem

Vivemos num tempo considerado tempo do esgotamento, do medo e do cansaço, como escreveu o...

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.