A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor, restaurar entre outros significados. A cada dia podemos observar que, tanto os que tiveram um encontro com o Rabi da Galiléia, tanto os que estão há mais tempo, como os que recentemente aceitaram a fé, são desafiados cada dia a viverem uma vida ilibada, como luz do mundo e sal da terra. Como cristãos devemos ter o cuidado de andar como Jesus, para que a nossa vida cristã seja preservada, a fim de darmos testemunho que andamos com Cristo e somos dEle.
Ao vir a Cristo, realmente tudo se torna novo, mas trazemos da nossa infância, adolescência e até mesmo das idades juvenil e adulta, os traumas e frustrações que nos acompanham, por isso ora fraquejamos, deprimimo-nos, ora avançamos.
É interessante percebermos que o caminho da fé tem um custo: viver disciplinado, dar testemunho de cristão, lançar-se ao Espírito Santo sem reserva, e obedecer não a nossa vontade, mas a de Deus, tudo isso é desafiador.
Mas ao abrimos a Bíblia, vemos que os cristãos que nos antecederam tinham os mesmos problemas que cada um de nós tem. Leia a carta de Paulo aos Coríntios e você elencará problemas sociais, familiares e espirituais que aquela igreja enfrentou. Em nossos dias não é diferente, estamos vivenciando o século 21, o mundo pós moderno, que jaz no maligno. Diante deste mundo que parece um rolo compressor, há uma palavra de Deus para nós: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26).
Que maravilha! Deus efetua reparação em nós através do seu Espirito? Claro que sim! Ele é o grande restaurador. Aleluia! A palavra ajudar neste versículo tem o sentido “care” que significa cuidado, o cuidado que o médico dedicado tem com o seu paciente, como também sugere a maneira como a enfermeira cuida do debilitado no processo de cura, assim, o Espírito Santo faz comigo e com você. Por conseguinte é importante você dar alguns passos em direção a cura dos seus traumas, convém salientar que não sou contra a tratamento psiquiátrico e ou psicológico, até porque sou da área e tenho ajudado a muitos. Mas muitas vezes sendo acompanhado ou não você precisa tomar alguns passos e, sem nenhuma dúvida, o Espírito Santo é um grande ajudador no processo de restauração dos nossos traumas. Então:
1 - Enfrente o problema com a graça de Deus. Busque em sua mente aquilo que está muito guardado, que só você sabe, porque não teve coragem de contá-lo a ninguém. Busque alguém de sua confiança, conte e desabafe (Tiago 5.16). Seguramente a pessoa orará por você, se necessitar de um tratamento espiritual, você será tratado(a).
2 - Se há ódio ou ressentimento no coração, por alguém que te feriu, ou mesmo te molestou, busque a ajuda do Espírito Santo e receba força para perdoar seu agressor.
3 - Faça a pergunta que Jesus fez ao paralítico a você mesmo e responda: Eu quero ser curado (a) ainda inquira de você mesmo; esse meu estado tem um ganho secundário, ou seja, há vantagens para mim? Jesus, ao chegar junto do paralítico perguntou-lhe: Queres ser curado? O paralítico respondeu: Não tem quem me ajude (João 5.6). A ajuda para ele estava ali: Jesus de Nazaré! E ele apagado ao passado!
4 - Peça ajuda ao Espírito Santo quanto a maneira que você está orando, porque em tais situações muitas vezes não sabemos como orar, mas o Espírito, conhece nossas fraquezas, e nos ajuda a orar como convém (Romanos 8.26; Tiago 4.3).
5- Busque lembrar que lições você aprendeu neste processo, e agradeça a Deus pelo aprendizado.
6- Louve a Deus porque lhe deu forças para chegar até aqui arrastando esses traumas, mas a partir de hoje sua atitude deve ser lançá-los sobre o Senhor e o Espírito Santo lhe ajudará a dar a volta por cima e você cantará doeu, mas eu sobrevivi.
Sinta a graça e a paz de Deus sendo renovadas sobre a sua vida.
Meu abraço
Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).