Judite Maria da Silva Alves

Professora e terapeuta familiar; casada com o Pr.Ailton José Alves (presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco); mãe de três filhos (casados), e avó de quatro netos. Apresenta diariamente, há mais de dez anos, o programa “A mulher e seus desafios” pela Rede Brasil de Comunicação. Lidera o trabalho de Círculo de Oração em todo o estado de Pernambuco e coordena as atividades sociais da IEADPE, que mantém oito Centros de Desenvolvimento Integral Vida em várias comunidades carentes na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas mais de 4 mil crianças.

Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deus. Talvez algumas de nós passamos por momentos vexatórios que não estavam na nossa previsão, ou mesmo perdemos alguns membros da família ou amigos, resultando em desconforto e dores.

Pode até ser que tenha questionado a afirmação do apóstolo Paulo: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8. 28). O que este ano passado trouxe para nós? O que vamos guardar e o que vamos mudar? O que este ano nos ensinou? 

O momento nos pede uma parada para refletir sobre quem fomos, o que fizemos, falamos, pensamos. Também quem deixamos de ser, de fazer, falar e pensar. O momento nos convida a refletir na jornada e apreender dela as lições que o Senhor tem reservado para nosso crescimento. Se tudo o que passou foi movido pelo amor que temos ao Senhor, então, diz a Sua Palavra, “foi para o nosso bem” até mesmo o mal que nos sucedeu. Saber que tudo cooperou para o nosso bem é um consolo que nos faz prosseguir na jornada. Esta palavra de Deus tem poder de nos tornar resistentes e resilientes em momentos de crises. Destarte, Paulo chega a afirmar: “em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio de Cristo que nos amou” (Romanos 8. 37). Aleluia!

Procure obter de cada experiência de sua vida o bem e a bênção reservados pelo Senhor para você, mas, acima de tudo, aprenda a discernir a voz do Senhor em cada passo. Se a tristeza tomou seu coração, reflita o quanto ela o deixou mais terno e puro. Ela te aproximou de Deus? Se você foi tentado, observe se caiu em pecado ou se ela fez você exercitar sua musculatura espiritual, te deixando mais forte. Qual foi o efeito das tentações em sua vida? E como foram seus dias de trabalho? Ocuparam demasiadamente o teu tempo, roubando-lhe os momentos de descanso ou trouxeram-lhe os frutos doces da provisão e sustento de Deus?

Como foram seus relacionamentos: ajudaram-lhe a chegar mais perto de Deus ou afastaram-lhe do Criador? Hoje sente que está mais forte e mais santo do que no início do ano ou envergonha-se de ter trabalhado em vão? Quem controlou sua vida neste ano? Você consultou a Deus antes de tomar decisões? Dependeu dEle para tudo? 

Nossa vida é como um barco, e se o Senhor não estiver no comando, não teremos rumo nem mesmo cumpriremos o propósito que nos foi designado nesta vida. Você já imaginou que no leme de um barco só há lugar para duas mãos? Espero que nunca passe no seu coração o pensamento de sentar-se no lugar de Deus, que sua mente seja levada a acreditar que consegue resolver as coisas sozinha. Isso afasta Deus do comando, dos propósitos que Ele tem para nós. Se Deus é o seu Senhor, deixe-O guiar em todas as coisas, pois nada dá errado quando andamos de mãos dadas com Deus. 

Faça suas proposições para este novo ano, ponha no papel os sonhos que deseja realizar e ponha nas mãos de Deus. Certamente Ele te guiará em todas as coisas. Coloque um firme propósito no seu coração de não desperdiçar a sua vida. Cada dia é um diamante que precisa ser guardado para a eternidade. O que você tem feito dos seus dias? Com quê tem gastado seu tempo? Cada dia é uma oportunidade que Deus nos dá de cumprirmos com nossas responsabilidades e de usufruirmos dos privilégios, preenchendo com amor e serviço cada página do calendário da vida.

Se você ama ao Senhor, nada de bonito que desapareceu no ano que passou está realmente perdido. Deus fará com que as experiências do ano se manifestem em todos os nossos anos futuros, tornando-os mais ricos e verdadeiros, cheios de vida e santidade. Aprenda as lições da vida deste ano. Assim você alcançará no fim dos seus dias um coração sábio.

Meu abraço em Cristo.

 Judite Alves

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A necessidade da comparação: o mal...

Escrito por Judite Alves
A necessidade da comparação: o mal dos nossos dias

Estamos vivendo uma era de grande confusão mental em todo mundo, pelo fato de que as redes...

Um exercício eficaz: a piedade

Escrito por Judite Alves
Um exercício eficaz: a piedade

Queridas, estive pensando nestes dias e avaliando como me saí no que diz respeito ao cuida...

Você ou Deus no controle?

Escrito por Judite Alves
Você ou Deus no controle?

Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deu...

O Reparador Divino

Escrito por Judite Alves
O Reparador Divino

A palavra reparar, no dicionário, é um verbo ou uma ação que significa, refazer, recompor,...

O preço de ser verdadeiro

Escrito por Judite Alves
O preço de ser verdadeiro

Ser verdadeiro. Este é um grande desafio em mundo mergulhado em notícias falsas, relaciona...

O poder da influência 

Escrito por Judite Alves
O poder da influência 

O mundo está confuso, sem paradigmas e sem referenciais, sem firmeza e sem determinação. O...

Vitória no mundo pós moderno

Escrito por Judite Alves
Vitória no mundo pós moderno

“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16.33)...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.