Mais um ano termina. Passamos os doze meses do ano de 2023 confiantes nas promessas de Deus. Talvez algumas de nós passamos por momentos vexatórios que não estavam na nossa previsão, ou mesmo perdemos alguns membros da família ou amigos, resultando em desconforto e dores.
Pode até ser que tenha questionado a afirmação do apóstolo Paulo: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...” (Romanos 8. 28). O que este ano passado trouxe para nós? O que vamos guardar e o que vamos mudar? O que este ano nos ensinou?
O momento nos pede uma parada para refletir sobre quem fomos, o que fizemos, falamos, pensamos. Também quem deixamos de ser, de fazer, falar e pensar. O momento nos convida a refletir na jornada e apreender dela as lições que o Senhor tem reservado para nosso crescimento. Se tudo o que passou foi movido pelo amor que temos ao Senhor, então, diz a Sua Palavra, “foi para o nosso bem” até mesmo o mal que nos sucedeu. Saber que tudo cooperou para o nosso bem é um consolo que nos faz prosseguir na jornada. Esta palavra de Deus tem poder de nos tornar resistentes e resilientes em momentos de crises. Destarte, Paulo chega a afirmar: “em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio de Cristo que nos amou” (Romanos 8. 37). Aleluia!
Procure obter de cada experiência de sua vida o bem e a bênção reservados pelo Senhor para você, mas, acima de tudo, aprenda a discernir a voz do Senhor em cada passo. Se a tristeza tomou seu coração, reflita o quanto ela o deixou mais terno e puro. Ela te aproximou de Deus? Se você foi tentado, observe se caiu em pecado ou se ela fez você exercitar sua musculatura espiritual, te deixando mais forte. Qual foi o efeito das tentações em sua vida? E como foram seus dias de trabalho? Ocuparam demasiadamente o teu tempo, roubando-lhe os momentos de descanso ou trouxeram-lhe os frutos doces da provisão e sustento de Deus?
Como foram seus relacionamentos: ajudaram-lhe a chegar mais perto de Deus ou afastaram-lhe do Criador? Hoje sente que está mais forte e mais santo do que no início do ano ou envergonha-se de ter trabalhado em vão? Quem controlou sua vida neste ano? Você consultou a Deus antes de tomar decisões? Dependeu dEle para tudo?
Nossa vida é como um barco, e se o Senhor não estiver no comando, não teremos rumo nem mesmo cumpriremos o propósito que nos foi designado nesta vida. Você já imaginou que no leme de um barco só há lugar para duas mãos? Espero que nunca passe no seu coração o pensamento de sentar-se no lugar de Deus, que sua mente seja levada a acreditar que consegue resolver as coisas sozinha. Isso afasta Deus do comando, dos propósitos que Ele tem para nós. Se Deus é o seu Senhor, deixe-O guiar em todas as coisas, pois nada dá errado quando andamos de mãos dadas com Deus.
Faça suas proposições para este novo ano, ponha no papel os sonhos que deseja realizar e ponha nas mãos de Deus. Certamente Ele te guiará em todas as coisas. Coloque um firme propósito no seu coração de não desperdiçar a sua vida. Cada dia é um diamante que precisa ser guardado para a eternidade. O que você tem feito dos seus dias? Com quê tem gastado seu tempo? Cada dia é uma oportunidade que Deus nos dá de cumprirmos com nossas responsabilidades e de usufruirmos dos privilégios, preenchendo com amor e serviço cada página do calendário da vida.
Se você ama ao Senhor, nada de bonito que desapareceu no ano que passou está realmente perdido. Deus fará com que as experiências do ano se manifestem em todos os nossos anos futuros, tornando-os mais ricos e verdadeiros, cheios de vida e santidade. Aprenda as lições da vida deste ano. Assim você alcançará no fim dos seus dias um coração sábio.
Meu abraço em Cristo.
Judite Alves
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).