Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Ansiedade, o mal do século

Quantas vezes você disse ou ouviu: Sou muito ansiosa! Importante sabermos que a ansiedade é uma emoção que traz sensação de desconforto sempre que estamos em perigo. A ansiedade refere-se à preocupação e é uma experiência natural de todo ser humano.

Para certas pessoas a ansiedade prepara para enfrentar situações e até para impulsionar a buscar soluções criativas, superação de uma determinada tarefa e para lutar pelos seus sonhos.” Ansiedade é a expectativa e/ou esforço de adaptação diante das situações da vida, é uma resposta do organismo ao estresse. Existe uma diferença entre um Transtorno de Ansiedade e a Ansiedade natural de adaptação. A pessoa vai passar por teste de emprego, uma prova etc. Isto é uma ansiedade natural. Já para o transtorno de Ansiedade não existe uma razão específica, os sintomas vêm sem que a pessoa saiba a causa.

A mente leva o corpo a reagir através das sensações como: frio na barriga, batimentos cardíacos acelerados, mãos trêmulas (ou frias), dificuldades de se lembrar (deu branco), dificuldades de respiração etc. Estes são alguns dos sintomas. Nada mais do que uma reação do organismo para se preparar contra o medo do que virá, quando nos sentimos ameaçadas. Experimentamos a ansiedade quando conhecemos um rapaz, quando vamos passar por uma entrevista, uma prova, quando vamos viajar ou receber uma visita, pregar, cantar etc. Antes do casamento então, quanta ansiedade! Esse tipo de Ansiedade pode te proteger, fazendo com que você se prepare e se dê bem no seu objetivo. Porém, quando a ansiedade se mantém de forma intensa torna-se patológica (doença) e, em vez de te ajudar ela te atrapalha e poderá até te paralisar. Ela vem acompanhada de medo e uma apreensão de que não vai dar certo, de que algo ruim irá acontecer (algo criado em sua mente). A pessoa passa a sofrer por antecipação e intensifica-se cada vez mais seus sintomas, como: aumento da pressão arterial, dificuldades para dormir, desarranjos ou constipação intestinais, necessidade de urinar com frequência, na Ansiedade Patológica é comum o aparecimento de sintomas físicos, com ou sem doenças. Já na Ansiedade normal o nível de ansiedade é baixo e a pessoa é capaz de controlar a emoção. Na Ansiedade Patológica(doença) ela é elevada e ocorre a perda do controle emocional. O“eu” é enfraquecido e a pessoa vive o tempo todo como refém e se sentindo ameaçada. Ocorre o aparecimento das doenças psicossomáticas (doenças produzidas pela mente no corpo), podendo ser desde doenças mais simples a infartos e até câncer, devido ao estresse crônico e à mente agitada.

Isso mostra o quanto as pessoas devem aprender a controlar suas emoções e buscar uma melhor qualidade de vida. E acima de tudo confiar e crer verdadeiramente em Deus. Pois quando se tem a confiança de que Ele é o Todo Poderoso e que controla tudo, com certeza a ansiedade diminuirá e não mais viverá a sofrer por antecipação.

MT 6.31 ao 34
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

O medo e ansiedade caminham juntos quase que de maneira inseparável. A ansiedade sem causa visível leva a pessoa ao medo, e causa na pessoa muita aflição pelo receio do que poderá acontecer. A ansiedade nesse nível é geradora de prejuízos físicos ou psíquicos. E ela pode se apresentar de diversas formas e intensidades.

Ansiedade e super-agitação são sintomas de nossa sociedade de mentes aceleradas, onde tudo se tornou muito rápido e urgente, onde pessoas mais lentas, ou sem iniciativa rápida e criativa são descartadas.

O ser humano vivencia vários tipos de estresses durante a vida e acaba desenvolvendo a ansiedade. Ela pode ser aprendida pela criança com a própria mãe. Mães ansiosas desenvolvem em seus filhos sintomas de ansiedade desde muito cedo, quando ainda bebês, e filho de mãe ansiosa tende, inclusive, a ter mais cólicas. Mães que falam para filhas nunca pegarem carona e que não parem em momento algum quando vierem da escola, se reforçarem isso dia-a-dia, de forma exagerada, poderá fazer com que essa criança volte para sua casa desesperada, acreditando que alguém irá agarrá-la. O que é um alerta válido pode se tornar um gatilho do estresse e medo.

Também existem situações de preocupações financeiras, nascimento de filho, saúde, medo de perder o emprego, que deixam a pessoa em um estado de alerta que, se não for controlada ou tiver período longo, poderão levar a pessoa a uma ansiedade patológica.

Hoje as pessoas vivem tão aceleradas que acabam passando pela vida sem na verdade viverem as suas vidas. A ansiedade tem se tornado o mal do século, devido a esse mundo estressante.

As nossas reações emocionais tem muito a ver como interpretamos as situações e através de nossos pensamentos podemos desencadear a ansiedade. Quando os nossos pensamentos são equivocados, temos uma percepção distorcida da realidade, o que fará com que a ansiedade aumente. Pacientes com ansiedade(patológica) normalmente têm muito medo de tomar remédio, acreditando que poderão passar mal ou morrer com o próprio remédio.

Quando o medo passa a fazer parte da sua vida, você acaba desenvolvendo outros transtornos de ansiedades mais sérios, como o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), ou Transtornos Fóbicos. Assuntos que serão abordados mais pra frente.

Filipenses 4.6-7
“ Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém , sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”

Controle das Emoções

7 Dicas de Ouro:

1. Avalie se a sua ansiedade é temporária por algum evento por esses dias ou se é antiga e constante;
2. Veja o quanto a ansiedade tem te aprisionado ou se é apenas um fator que você enfrenta e te dá combustível para seguir em frente;
3. Entenda que você não controla todas as coisas. Aliás, não controla quase nada. Muitos fatores são externos a você e basta você aceitar ou não;
4. Lembre-se de que você serve a um Deus que tudo pode, que cuida de você e que tem o controle de todas as coisas no céu e na terra;
5. Ore a Deus, cante louvores, leia a Bíblia, leia bons livros, ocupe a sua mente com informações boas e não com notícias ruins da grande mídia;
6. Faça exercícios físicos regulares, e isso não está necessariamente ligado à modismos ou Academias caras. Esteja perto de mulheres e pessoas com iniciativa, alegres, que vêem a vida como bênção de Deus para ser vivida;
7. Se você sabe que o seu caso é muito sério, e você já não tem mais unhas para roer, não quer sair de casa e tem sentimentos de morte, procure ajuda imediatamente.

Para termos uma vida melhor temos que aprender a controlar as nossas emoções, como o estresse e a ansiedade. Precisamos entender como funcionamos (compreensão de si), quais nossos limites e alcances. Quando a pessoa não se conhece deve procurar ajuda profissional de um Psicólogo, para aceitar suas limitações humanas. Quando a pessoa aceita a soberania e a dependência de Deus, o coração e a mente viverão em paz. Exercícios físicos, louvor e oração, leitura de bons livros evangélicos podem te ajudar a controlar a ansiedade e produzir em você pensamentos saudáveis e criativos frente a situações para te ajudar a enxergar a vida.

Se você tem tentado e não está conseguindo controlar a sua ansiedade procure ajuda de um Profissional da área da Psicologia; Somos todos formados como corpo, alma (psique ou mente) e espírito. Os problemas psíquicos muitas vezes necessitam de um profissional que lhe ajude. Busque em Deus, através da fé, coragem para que você possa tratar de suas emoções. E saiba que Deus te dará forma de você vencer a sua ansiedade e seus medos. Não importa se com ajuda de um profissional ou só pela fé: você vencerá! Creia, Deus está no controle de todas as coisas. No controle de Tudo!

valquiriaBeijo no coração minha linda!

Valquíria Salinas 

 


*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

As características de um psicopata

Escrito por Valquíria Salinas
As características de um psicopata

São bons de lábia com uma tremenda capacidade de manipular através da bajulação. Ou seja,...

Psicopata: Cuidado! Ele pode estar...

Escrito por Valquíria Salinas
Psicopata: Cuidado! Ele pode estar do seu lado

“O caráter perverso é maligno. Caminha de um lado para outro murmurando atrocidades, comun...

Síndrome de Burnout

Escrito por Valquíria Salinas
Síndrome de Burnout

A Síndrome é conhecida pelo esgotamento físico e mental, na qual ocorre uma servidão de in...

Pare de querer achar culpados

Escrito por Valquíria Salinas
Pare de querer achar culpados

Existem pessoas que têm o hábito de culpar alguém, devido às dificuldades em assumir as su...

Procrastinação - parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 2      

Como mudar os hábitos da Procrastinação O primeiro passo é entender quais são os gatilhos...

Procrastinação - parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 1

Você é ou conhece alguém que tem o hábito de adiar as coisas? Que diz: “amanhã eu faço min...

Gratidão - Parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 2

A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterap...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.