A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterapeuta Amy Morin, os efeitos da gratidão são identificados com o surgimento de novos relacionamentos, com a melhora da disposição física, podendo diminuir alterações da pressão arterial e dores de cabeça, agindo no fortalecimento do sistema imunológico.
Há relatos também da melhora da saúde psicológica, com menor apego a emoções tóxicas como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja, ou seja, com a prática da gratidão, você se tornará uma pessoa mais segura, terá uma menor sensação de inadequação, isolamento e solidão, tornando-se uma pessoa mais empática e menos agressiva. Outro excelente benefício para as pessoas gratas, é a qualidade do descanso, com o sono reparador, podendo dentre outras coisas, aumentar a autoestima e o equilíbrio mental, reduzindo a depressão e o estresse.
A ciência tem mostrado que a gratidão é um dos gatilhos para felicidade, então porque não começar exercitando? O que acha de pegar um caderno e anotar pelo menos três coisas que você se sente grata nesse dia, e depois, em oração, agradecer a Deus? Tenho certeza que você terá um sono reparador e acordará mais feliz, e, consequentemente, se tornará uma pessoa muito mais agradável e extrovertida. As oportunidades que forem surgindo em sua vida serão maiores, pois você já está exercendo a gratidão. E assim, aprenderá que gratidão gera gratidão.
Acredito que você tenha compreendido que pessoas gratas são muito mais felizes, saudáveis, produtivas, resilientes e capazes de viver o dia a dia com prazer e satisfação. Se você não é uma pessoa grata, que tal se tornar?
Seja um agente multiplicador da gratidão por onde você passar, não necessariamente como algo mecânico, mais sim, como hábito capaz de transformar você e pessoas ao seu redor. Por exemplo, quando você vai até a casa de alguém, e essa pessoa lhe oferece um café, e você agradece por aquilo que foi oferecido, a pessoa que recebeu a sua gratidão ficará feliz e você também.
A gratidão desse ponto de vista, torna-se cíclica. Quando algo bom acontece em sua vida e você reconhece, o seu cérebro responde com a elevação de dopamina. Quando liberamos o sentimento de gratidão, ficamos mais otimistas, bem humoradas, com uma sensação de bem estar e prazer. E quanto mais há elevação de dopamina, mais felizes nos sentimos, e dessa forma as pessoas ao nosso redor se sentem bem e também nos tornamos pessoas mais leves.
Quando reconhecemos com gratidão que Deus enviou seu único filho pra nos dar a salvação, nos sentimos privilegiados por servir e viver de baixo da vontade Dele. Portanto, pare e pense que você tem mais motivos para agradecer do que reclamar.
Em Salmos 50:23 diz: “Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.
Abraços e que Deus te abençoe, minha irmã.
Valquíria Salinas
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).