No último artigo, falamos sobre o pessimista e a depressão. Agora vamos conhecer os tipos mais graves desta doença. Acompanhe conosco!
Depressão Moderada (Distimia) – A distimia é caracterizada por sintomas depressivos brandos, contudo crônicos, em que os sintomas se dão por no mínimo dois anos. Fazendo-se presente na maior parte, e tornando boa parte dos dias obscuros.
Segundo Andrew Solomor, The Noonday Demon.
“A Depressão moderada (distimia) é gradual e as vezes permanente, minando as pessoas como a ferrugem corrói o ferro.Os menores dissabores causam um imenso pesar, uma dor que se alimenta das outras emoções e ocupa todos os espaços até expulsá-las.”
É importante saber que a distimia vai “consumindo” a pessoa lentamente, com isso a pessoa com o passar do tempo vai achando que o pessimismo faz parte de sua personalidade. A pessoa às vezes até trabalha e faz o que é necessário, porém fica abatido, negativo e se detesta.
Mesmo que a pessoa receba coisas positivas, continua infeliz e insatisfeito, passa a viver de forma mecânica e robotizada, onde a vida lhe torna um fardo com uma rotina insípida. Também é importante ressaltar que uma pessoa com distimia possui tristeza, contudo existem pessoas que às vezes podem sentir-se tristes sem estarem deprimidas.
Perfis de estresse que possuem relação:
O estresse agudo - provocado por acontecimentos isolados pode contribuir para eclosão da distimia (desastres naturais, ataques terroristas, perda de um membro da família).
O estresse crônico - dificuldades financeiras, problemas sexuais, abusos sexuais ou físicos, problemas conjugais, desemprego ou excesso de trabalho. Produz mudanças bioquímicas no cérebro, com isso cada advento estressante traz prejuízos ao cérebro onde a pessoa passa a ter dificuldades de se recuperar, fazendo com que torna-se mais propensa à depressão.
Depressão Grave – É aquela onde na maioria do tempo ou quase sempre você se sente abatido e raramente sente prazer e alegria. Os sintomas típicos são desamparo, dificuldades de dormir ou excesso de sono, perda do apetite, desespero, negativismo, baixa autoestima.
O Depressivo Grave caracteriza-se por muitas vezes sentir que é irrelevante viver ou morrer, além de que dificilmente uma pessoa com Depressão Grave conseguirá se recuperar sozinha sem um tratamento.
A Depressão Exógena também conhecida com reativa é aquela que se produz como resposta a um evento traumático, como perda de um trabalho, de alguém, de uma condição social. Curioso ressaltar, que os fatores ambientais podem ser depressores para algumas pessoas e para outras não, variando de caso para caso, a perda de alguma coisa poderá desencadear um sintoma semelhante à depressão, contudo a pessoa não é depressiva, no modelo de depressão exógena, o individual apenas encontra-se deprimido.
A Depressão Endógena vista como a depressão decorrente de ordem biológica e genética. Embora não se possa dizer que uma depressão surge unicamente de ordem ambiental e outra unicamente de ordem genética. A maioria dos pesquisadores acredita que a Depressão tem uma origem biopsicossocial.
A Depressão Sazonal é aquela conhecida como Transtorno afetivo sazonal (TAS), ou seja, é a depressão recorrente e que se instala durante o período do outono e inverno vindo a passar nas outras estações do ano como primavera e verão.
No outono e no inverno as pessoas com depressão sazonal passam a se sentirem tristes e cansados, algumas pessoas passam a comer demais, principalmente carboidratos e dormem em excesso. No caso da depressão sazonal ocasionada por fatores climáticos, é importante ter bastante contato com a luz, para a melhora do paciente.
Também é comum nesse modelo de depressão, casos relacionados com um mês do ano, por exemplo: mês da separação conjugal, de uma hospitalização anterior e etc. De forma geral, com algum fator muito marcante e traumático representado naquele período. Como pessoas que no Natal, por exemplo, sentem-se tristes e deprimidos, em que alguns pacientes até conseguem perceber que isso se dá, ao recordar de suas histórias. Como por exemplo, em um caso em que o pai tinha o hábito de beber e violentar a mãe e os filhos.
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDP ou TDPM)
Esse é um tipo de depressão onde a mulher sente-se depressiva mensalmente, coincidindo com o ciclo menstrual, em que comumente tem-se o início mais ou menos uma semana antes da menstruação, terminando ao final do sangramento. Estudos têm mostrado que o TDP ocorre em 3 a 8% de mulheres em período reprodutivo. Dez por cento das mulheres usuárias de anticoncepcionais experimentam sintomas depressivos, período em que a mulher passa apenas 14 dias do mês, aproximadamente, alegre disposta e gentil com as pessoas que a cercam, todavia mais ou menos uma semana antes da menstruação chega a ficar muito irritada e acaba entrando em um estado depressivo, perdendo muitas vezes a vontade de desempenhar funções profissionais, além de que normalmente nesse momento, ela se torna desagradável com os filhos, o marido e etc. Pacientes em tratamento psicológico tendem a melhorar inclusive as relações com ajuda e compreensão familiar.
Depressão decorrente de Enfermidades físicas
Segundo o National Institute of Mental Health, apresenta quadro depressivo uma em cada três pessoas com problemas de saúde como:
* Hipotireoidismo (insuficiência da tireoide) pode provocar sintomas como Humor Deprimido, perda de interesse pelas coisas, perda do prazer, dificuldade de dormir e concentrar-se, cansaço, fadiga crônica, ganho de peso.
* Diabetes embora muitas pessoas saibam que são portadoras da doença, podem perder peso, fadiga e problemas relacionados ao sono, todos os sintomas típicos da depressão.
* Mal de Parkinson, derrames, tumores, lúpus, aneurismas e demências- Podem acarretar apatia, perda de memória, falta de concentração.
* Deficiências Nutricionais-como ácido fólico, vitamina B12,niacina.
* Algumas doenças Infecciosas (hepatite, encefalite, meningites) também podem às vezes estar ligadas a depressão.
* Também podem ter efeitos depressivos mesmo antes do diagnóstico algumas formas de câncer.
Quero finalizar dizendo que a Depressão é uma Doença e pode atingir a qualquer um, mesmo que o indivíduo seja Cristão. Já atendi líderes espirituais com depressão, que no passado chegaram a orar por outra pessoa, apenas por acreditar que a depressão era uma possessão demoníaca. Deus possui o poder de curar toda e qualquer doença, todavia o próprio Deus nos deixou os profissionais da Saúde. Não sofra! Busque um psicólogo e ele verá se será também necessário um tratamento medicamentoso, caso seja, ele irá te encaminhar a um psiquiatra, uma vez que a medicação trata os sintomas e o tratamento psicológicos às causas.
O Cristão pode eventualmente se abater, mas nunca se destruir, clame a Deus.
Salmo 18.6 - Clame Ao Senhor e ele te ouvirá.
Na minha aflição clamei ao Senhor; gritei por socorro ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; meu grito chegou à sua presença, aos seus ouvidos. Deus te ama e quer vê-lo feliz!
A Paz do Senhor Jesus, beijo no Coração e até a Próxima!
Valquíria Salinas
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).