Não são poucas as pessoas que vivem oprimidas por conta de feridas emocionais e por pensamentos que as atormentam, tais como: – “Ninguém me ama”, “Deus me perdoou, mas eu não me perdoo”, ou até mesmo “Não deveria ter nascido”. Independente das circunstâncias que têm sua importância, precisamos sempre lembrar que a nossa mente é a sede das nossas Emoções.
Por Dentro da Mente
Os nossos pensamentos são involuntários, assim como não escolhemos o que sentimos, todavia é bom ressaltar que o que fazemos como os nossos pensamentos pode sim ser moldado. Aquilo que vem após o pensamento!
Se controlarmos nossas emoções poderemos não apenas ficar bem, como evoluirmos em termos de saúde psíquica, caso contrário, seremos escravos de nossos pensamentos ruins, podendo consequentemente distorcer a realidade, a ponto de passar a acreditar no pensamento ruim como fato concreto. Isto adoece a alma e o corpo.
O Poder das Crenças
Todas as ideias que temos sobre nós mesmas, os outros e o mundo são formadoras das nossas crenças, adquiridas em sua maioria na infância. Essas crenças podem ter caráter tanto positivo como negativo, pautando todas as nossas relações. Existem frases que ouvimos desde a tenra idade e fazem parte da construção da criança. Frases e reforços positivos, tais como: você é capaz, inteligente, agradável, tenta que você consegue, você não precisa ser igual aos outros, Deus está com você, basta que você faça o seu melhor etc.
Por outro lado, existem frases que constroem crenças negativas, tais como: suas irmãs e/ou primas são melhores que você, você é lerda, ruim, chata, burra, você nunca vai conseguir, não faz nada certo, ninguém vai gostar de você, você não será nada na vida, me arrependo de ter tido você etc.
Por esse fator, faz-se necessário que não deixemos que as crenças negativas (pensamentos inverídicos) nos dominem.
Montanha Russa Emocional
As nossas emoções podem nos proporcionar coisas ruins e também coisas maravilhosas. Você pode, talvez, ser uma dessas pessoas que vivem em uma montanha russa emocional, que constantemente se sentem muito nervosas, que eventualmente não se sentem amadas por seus filhos, marido, amigas etc. Pode ser que se sente até mesmo maltratada ou pouco valorizada pelo seu esforço e empenho. As pessoas que estão ao teu redor, podem até esforçar-se por você, porém não é raro encontrarem-se em uma situação de impotência e até afetadas com tamanha instabilidade emocional de sua parte.
Tenho uma ótima notícia para você que sofre com a instabilidade emocional e está se vendo nesse texto. Você PODE escolher aceitar ou mudar a sua forma de agir, por mais complicado que pareça ser. A Bíblia diz: “Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Veja a vida com bons olhos! Isso fará muito bem a você!” Mateus 6.22-23.
Exercício diário
Exercite o seu bom olhar todos os dias. Faça um esforço, mesmo que pareça difícil, para ver teu lado bom, o lado bom da vida e das pessoas. Reserve alguns minutos e comece a escrever todas as tuas qualidades, uma a uma. Você vai se surpreender como você tem pontos fortes e positivos!
O Poder do Perdão
Observo algumas pessoas que vivem presas e atormentadas por suas emoções destrutivas, isso pode ter ligação com o fato de se recusarem a perdoar outros indivíduos, alimentando dentro de si mágoas e ressentimentos.
Por isso, PERDOE! Perdoe e você se livrará dos sentimentos negativos, afinal quem decide perdoar traz para si próprio o melhor benefício.
O Senhor quer que você seja liberto dessa angustia! Faça uma oração, no teu particular, entregue a pessoa fruto da mágoa a Deus, e libere o perdão em tua oração e em teu coração.
Muitas mulheres me dizem: “Não consigo perdoar e nem esquecer o que aconteceu”.A partir disso é importante pontuar quatro fundamentos relacionados com o perdão:
1. Você se liberta e se desprende dos pensamentos e dores que ficam o tempo todo a te ferir;
2. Não significa que você concorde com o que o outro te fez;
3. Nem mesmo significa que você vai esquecer o que aconteceu, como quem aperta um botão;
4. O perdão faz mais bem para você do que para o perdoado;
Quando você perdoa não significa que você não vai mais se lembrar, antes, quando se lembrar você não sentirá mais dor. É como uma cicatriz na pele, a marca está lá, mas não dói mais.
Liberte-se e fique livre pra você seguir a sua vida em paz com os outros e principalmente consigo mesma, desfrute plenamente das bênçãos do Senhor.
Essa opção é exclusivamente sua, lembre-se disso. Você pode ter sofrido sim, e por mais difícil que seja, não precisa continuar sofrendo. Perdoar setenta vezes sete é, antes de mais nada, tirar um peso de si mesma e viver a vida plenamente.
Reaja de forma positiva e encontre no fundo de si mesma o poder do perdão, você é capaz. A Escolha é sua. O que você quer? Prisão Emocional ou Liberdade Emocional com Cristo conduzindo sua vida?
“Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Salmos 147.3
A cura de uma alma ferida pode levar algum tempo, inclusive sangrar antes de cicatrizar totalmente, contudo para a cura da alma é necessário que você permita que Deus aja em sua vida, para que dessa forma você prossiga sua jornada e desfrute de um novo tempo de Paz.
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51.10
Valquíria Salinas
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).