A sociedade contemporânea tem falado muito sobre o empoderamento da mulher, sobre uma mulher independente nos mais variados aspectos. Faz-se exemplo de uma mulher empoderada aquela que adquiriu sua independência financeira, adquiriu a sabedoria de ser dona do próprio corpo, e não ser submissa ao marido, prezando pela igualdade dos gêneros.
Esse movimento tem derivado do modelo feminista, onde as mulheres que eram desvalorizadas, não tinham direito ao voto, não podiam discutir assuntos políticos e filosóficos, no qual a mulher não era reconhecida, mas sim, massacrada. Contudo, juntamente à Revolução Francesa no século XVIII, surge o movimento feminista.
Após a Segunda Guerra mundial, entre os anos 50 e 70 devido à necessidade financeira, as mulheres precisaram ir para a indústria trabalhar. E junto a isso, rompeu-se o modelo familiar tradicional patriarcal, ou seja, aquela na qual somente o homem trabalhava para suprir as necessidades do lar, e a mulher cuidava da casa e dos filhos. Portanto, nesse período a mulher começa a auxiliar financeiramente e complementar a renda da casa.
Na segunda metade do século XX, após a revolução sexual, a atriz Marilyn Monroe aparece nas telas de cinema, tornando-se símbolo de mulher desejada através de sua erotização. E atualmente, vemos a cantora Anitta, por exemplo, como figura sexual que muitas mulheres querem imitar.
Nos dias atuais, a mulher tem avançado muito, porém, é importante que a mulher cristã não viva como uma mulher que não é temente ao Senhor. E também saiba que a mulher não é inferior ao homem, que é especial, pois foi criada pelo próprio Deus e que ele também morreu na cruz por ela. Contudo, a mulher não é um ser superior ao homem e nem deve viver competindo com ele e o odiando. Muitos casamentos acabam sendo desfeitos, pelo fato da competição que existe entre marido e mulher. Seja ela: competição financeira, competição familiar, ou até mesmo competição ministerial, gerando um egocentrismo (pessoa egoísta, que pensa apenas em si) que tem tomado conta nos relacionamentos atualmente.
O casamento foi criado por Deus para ser indissolúvel.
Em Gêneses 2.18 diz: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”.
Mulheres que tem aderido ao movimento feminista estão tendo dificuldades em serem submissas, pois não compreendem o real significado dessa palavra. Dessa forma, a mulher que é submissa sabe respeitar o marido que ama, entende que ele é o provedor, e que ela precisa dar satisfação a ele de suas atitudes. Assim, aquela frase que faz uma comparação em que o marido é o piloto da aeronave e a esposa a co-piloto, torna-se completamente verdade! Pois nos mostra que, estamos ao lado dele, porém a maior responsabilidade é a do piloto.
A Bíblia nos mostra modelo de mulher empoderada como Débora, casada, juíza, líder de guerra e profeta. Mulher de total influência. E dito isso, eu te faço algumas perguntas: Como você tem influenciado as pessoas? Sua influência é positiva ou negativa? Você fala palavras agradáveis ou maldizentes?
Infelizmente observamos algumas mulheres que perderam os limites, pois não respeitam o marido, os filhos e até mesmo ao pastor. Portanto, seja uma mulher que faz a diferença, escolha ser uma mulher empoderada, como a mulher de Provérbios 31.30: “Enganosa é a Graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”.
O seu sucesso está em temer ao Senhor, respeitando-o, obedecendo-o e adorando-o na beleza de sua santidade. A verdadeira mulher empoderada, tem amor próprio, se valoriza e sabe que o seu poder não está nos sapatos e nas bolsas ou nos títulos que possui. Pois, tem noção de que tudo isso é muito bom, mas o ideal é ser empoderada no poder de Deus, através do Espírito Santo. Sabia que Deus é soberano e que a sua força está nele, sem ele nada somos.
Tenha uma atitude de transformação, seja grata, deixe o passado e viva o presente, fazendo tudo que possível para manter sua fé, porque dessa forma o futuro será melhor. A mulher fraca condena o outro, mas a mulher forte e poderosa é capaz de perdoar. Portanto, volte a ser uma mulher leve e volte a sonhar.
Em Jeremias 29.11 diz: “Porque eu que conheço os planos. Que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar danos, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.
Dessa forma minha irmã, saiba que Deus te liberta e te dá poder. Então, tome posse disso, e empodere-se do Poder de Deus.
Valquíria Salinas
*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).