Valquíria Salinas

Valquíria Salinas é cristã evangélica, com vasta formação na Psicologia e áreas correlatas. Faz um sólido trabalho de aconselhamento e apoio ao lado de seu marido e pastor. Traz para o público evangélico, de forma clara e simples, temas e abordagens do aspecto psicológico do ser humano e sua relação espiritual com Deus, tudo de forma clara, simples e direta. Seja para adolescentes e jovens, para mulheres, casais ou família, no templo, no acampamento ou em empresas, a Psicóloga Valquíria Salinas fala sem achismos. Tem experiência de 16 anos de atendimento diário em seu consultório de psicologia, atuou em 2 Hospitais Psiquiátricos e foi voluntária no SOS - para recuperação de drogados e alcoólatras – durante 5 anos. Está à frente do Culto Regional de Mulheres, que reúne cerca de 3 mil mulheres mensalmente, na Assembleia de Deus na cidade de Sorocaba-SP.

 

Gratidão - Parte 1

Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes.” Dr. Martin Seligman

A gratidão do ponto de vista psicológico é um estado que nos permite conectar de forma profundamente com os outros, e com o mundo ao nosso redor. No latim, “grata” significa graça, graciosidade ou agradável (sentimento de admiração).

Segundo a Concordância Exaustiva Strong, gratidão em hebraico “todah”, pode ser entendida como algo relacionado a uma ação de reverência ou reconhecimento, ou seja, dar graças e louvores a Deus, assim como prestar cultos a Deus e dar ofertas, como forma de gratidão ou sacrifício de ação de graças. Portanto, o termo gratidão parte da ideia de reconhecer e retribuir a Deus aquilo que você recebeu.

Segundo a psicanalista Melanie Klein: “o sentimento de gratidão é uma das mais claras expressões da capacidade de amar. A gratidão é um fator essencial para estabelecer a relação com o objeto bom e apreciar a bondade dos outros e a sua própria”. Talvez após ler essa afirmação, você pode estar se perguntando: Como posso retribuir as pessoas e a Deus, por tudo que tenho recebido? E eu te digo que para que isso ocorra, é importante que você tenha realmente uma visão clara sobre a gratidão.

A gratidão não está relacionada com o ter ou não ter, mas com a capacidade de agradecer por tudo aquilo que você já tem. Existem pessoas que acreditam que a gratidão é dizer obrigada, quando recebe algo naquele momento, assim quando ganha um presente. Porém, a gratidão vai muito além disso. De fato, a vida em alguns momentos nos proporciona coisas ruins, porém os dias bons nos trazem alegria, e nos momentos mais difíceis da vida, adquirimos sabedoria, e, com certeza, nos tornamos pessoas melhores. 

Se você é aquele tipo de pessoa que só agradece quando ganha um presente em uma data especial, então você não parece ser uma pessoa realmente grata. Temos uma tendência de agradecer, por coisas que vemos como algo grandioso, como a compra de um carro ou de uma casa, por exemplo. Mas quando somos gratos pelas coisas do dia a dia, como pelo almoço em família, pelo acordar com saúde, pelo privilégio de poder caminhar e por poder ouvir os pássaros cantarem, nos sentimos mais felizes.

Em Salmos 92: 1-2, diz: “Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores em teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade”.

Existem pessoas que preferem ficar no lugar de coitadas, se lamentando da vida ao invés de agradecer. Portanto, expresse sua gratidão todos os dias, principalmente a Deus e você verá quantos benefícios isso lhe trará. Pessoas gratas são mais felizes, otimistas, empáticas, com uma saúde emocional, e tendem a serem menos estressadas e deprimidas que as demais. Quando você entender que ser grata não tem a ver com o que você acha que merece receber, e não recebeu, mas que a gratidão é um sentimento profundo e de reconhecimento de que alguém trouxe coisas boas para a nossa vida, você conseguirá expressar a sua verdadeira gratidão a Deus por tudo que ele tem feito.

Em Efésios 5:20, diz: “Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Minha irmã, em breve falarei sobre a gratidão do ponto de vista científico, que nos trará muitas curiosidades sobre como o nosso corpo reage quando expressamos a gratidão. Não perca! 

Abraços e Deus vos abençoe!

valquiria

Valquíria Salinas 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Pare de querer achar culpados

Escrito por Valquíria Salinas
Pare de querer achar culpados

Existem pessoas que têm o hábito de culpar alguém, devido às dificuldades em assumir as su...

Procrastinação - parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 2      

Como mudar os hábitos da Procrastinação O primeiro passo é entender quais são os gatilhos...

Procrastinação - parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Procrastinação - parte 1

Você é ou conhece alguém que tem o hábito de adiar as coisas? Que diz: “amanhã eu faço min...

Gratidão - Parte 2

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 2

A Ciência tem mostrado grandes benefícios para quem vive em gratidão. Segundo a psicoterap...

Gratidão - Parte 1

Escrito por Valquíria Salinas
Gratidão - Parte 1

“Não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes.” Dr. Marti...

Por que dizemos não ao Halloween

Escrito por Valquíria Salinas
Por que dizemos não ao Halloween

A mãe chega ao meu consultório com sua filhinha de 6 anos de idade. A queixa é de que a me...

O que te prende ao passado?

Escrito por Valquíria Salinas
O que te prende ao passado?

Você é daquelas pessoas que se sentem presa ao passado? E que vivem com amarras, que te im...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.