Páscoa, Dia das Mães, Dia do Pastor, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Festa da Igreja, dos departamentos… Ufa! São tantas datas comemorativas que merecem ser lembradas por toda igreja, que às vezes, até esquecemos algumas datas, não é? Normalmente, somos nós mulheres que assumimos este papel, por isso que é muito importante que nas igrejas sejam criados grupos (não há limite de pessoas) que possam assumir o compromisso de estar à frente desses eventos. Mas para quê?
A igreja que entende e investe nesta área, fica mais tranquila quando chega uma data comemorativa, pois nada passará em branco. Infelizmente, pensamos justamente o contrário, que não é tão importante ter pessoas certas para esse tipo de ministério. O que acontece então? Deixamos tudo para “outro” fazer e “em cima da hora”. Fazemos de qualquer jeito ou não fazemos.
Então, para começar vamos pensar juntas em alguns pontos:
• 1º Pense um pouquinho e responda pra você mesma: “Sou a mulher ideal para estar liderando ou contribuindo com este grupo?”
• 2º Sou criativa e tenho várias ideias, a ponto de que quando comento com as amigas, elas aceitam e querem fazer o que planejei?
• 3º Na minha igreja ainda não tem ninguém trabalhando nessa área, como vou fazer tudo sozinha?
Agora que você já refletiu sobre alguns pontos, você deve levar esta ideia genial ao seu pastor. Mostre que você está pronta para servir e quer ajudar no crescimento da obra de Deus. E converse com outras amigas que, como você, também quer fazer parte deste grupo. (Isso se ele ainda não existe, ok?) Caso já tenha esse grupo na sua igreja, após falar com o seu pastor, fale com a responsável e mostra-se interessada em colaborar.
Outra coisa bem interessante é você anotar em um calendário ou agenda todas as datas comemorativas que existem, para não esquecer nenhuma. Por exemplo, pesquisando na internet você consegue essas datas e poderá se programar. Uma celebração do Dia dos Pais poderá ser simples, mas se for lembrado pela igreja se torna inesquecível. Mas tem um detalhe: infelizmente, somos pessoas tão ocupadas que temos pouco tempo para ver tudo que deve acontecer em um evento: convites, anúncios, preparações, peças teatrais ou jograis, coreografias, músicas etc. E nos atrasamos para começar os ensaios e a busca de todos os materiais que precisamos. Mas não tem problema, acredito que com dedicação podemos fazer um grande evento com os materiais que temos. Basta fazer tudo com antecedência. O que não vale é desistir, ok?
Se depois de ler até aqui, sua cabeça está fervendo de ideias. Uau! Ótima notícia. Isso significa que estamos indo muito bem e que, em breve, você vai nos escrever contando suas experiências neste novo ministério.
Mãos à obra, meninas! E qual é o próximo evento mesmo?
Por Luciene Saviolli