Em março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. E para as assembleianas, esse mês neste ano está ainda mais importante, pois entre os dias 03 e 07 de março será realizado o 2.º Encontro Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus. O tema é “Cuidando do seu coração”, baseado em Provérbios 4:23, que diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O evento acontecerá no Marina Park Hotel, situado à Avenida Presidente Castelo Branco, 400 - Moura Brasil, em Fortaleza (CE). As preletoras serão a irmão Lídia Dantas (SP), presidente da União Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus (Unemad); Sara Alice Cavalcante (RJ); Elaine Cruz (RJ); Luci Vaz (PR); Léa Costa (SP); Sônia Pires (SP); ValquíriaSalinas (SP) e Aline Riquetto (SP). O louvor ficará a cargo das adoradoras Lília Paz, Sumara Santos e Eliã Oliveira.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro através dos telefones (21) 2406-7390 / 2406-7352 ou ainda pelo site www.cpadeventos.com.br. O primeiro encontro aconteceu em novembro de 2019 na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e reuniu aproximadamente 800 esposas de pastores. Esses encontros são uma realização da Unemad, sob a liderança da irmã Lídia Dantas Costa, esposa do pastor José Wellington Costa Junior, atual presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).
Ela é formada em Artes Plásticas e Teologia; pós-graduada em Terapia Familiar e de Casal; pós-graduada em Aconselhamento; coordenadora do Departamento Feminino e Círculo de Oração da Assembleia de Deus Ministério do Belém em Guarulhos (SP) há 23 anos; coordena os Encontros de Casais em sua igreja há 15 anos; há 32 anos é professora da Escola Dominical; há seis anos coordena o Curso de Aconselhamento Pré-Nupcial na Assembleia de Deus Ministério do Belém em Guarulhos; preside a Associação Beneficente Estrela da Manhã (ABEM) há seis anos; há quatro anos está na ministração do Curso de Aconselhamento Familiar na Faculdade Teológica de São Paulo (FAESP); também ministra palestras para casais e famílias, e presta atendimento gratuito na Assembleia de Deus Ministério do Belém em Guarulhos nas áreas de aconselhamento e terapia familiar e de casal.
Nesta entrevista, irmã Lídia faz uma avaliação de seus três primeiros anos à frente da Unemad e fala de sua expectativa para 2º Encontro Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus, sobre a importância do trabalho da mulher (em especial da esposa de pastor) na igreja e da importância do legado da irmã Wanda na Unemad e na vida dela, e deixa uma palavra para as irmãs de todo o Brasil.
Qual a expectativa para o evento de Fortaleza?
Este é o tipo de trabalho que muito me alegra, pois o propósito dele é voltar o olhar para um cuidado todo especial com o coração das esposas de ministros, pois foi assim que Deus colocou em meu coração para que fosse. Essas irmãs que servem ao Senhor ao lado de seus esposos atendem, ouvem e cuidam de tantas pessoas e, na grande maioria das vezes, não têm quem as ouça, quem compreenda suas necessidades e as acolha. Sendo assim, as minhas expectativas para o 2º Encontro Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus são as melhores possíveis: irmãs restauradas, renovadas, fortalecidas e muito mais amadas!
Qual a importância do trabalho da mulher (em especial da esposa de pastor) na igreja?
É perceptível que, atualmente, a demanda de necessidades da igreja faz com que a mulher se envolva e tenha participação muito ativa. Nossa igreja Assembleia de Deus em todo o Brasil tem crescido e as mulheres passaram a ter as mais variadas funções, as quais têm desempenhado com muito zelo. Tenho conhecido trabalhos primorosos e surpreendentes por onde tenho passado.
Qual a importância do legado da irmã Wanda para a Unemad e a sua vida?
O que nossa saudosa e amada irmã Wanda nos deixou foi um legado de suma importância e inesquecível, pois foi a ela que o Senhor deu a iniciativa de unir as esposas de ministros do Brasil, em um tempo de grandes desafios e quando não havia os meios de comunicação facilitadores como temos hoje. Obediência a Deus, amor a Jesus, coragem, fé e oração... Uma vida de oração! Para mim, não é possível separar o legado à Unemad e o legado a mim, pois, na convivência pessoal com ela, era exatamente isso: obediência a Deus, amor a Jesus, coragem, fé e muita oração.
Leia esta entrevista na íntegra, no Jornal Mensageiro da Paz, Ano 90, Número 1617 - Fevereiro de 2020, p. 11