Você é regente de conjunto ou maestrina de coral? É líder do ministério de louvor da sua igreja? Parabéns! Você tem um grande ministério em sua vida que precisa ser cuidado.
O ministro de louvor é a pessoa responsável em conduzir a sua vida e a de toda congregação a adorar a Deus. E para isso, ele precisa ministrar com muito amor, zelo e responsabilidade. Por isso, separamos 10 dicas essenciais para você ser uma verdadeira adoradora.
1ª- Busque o direcionamento do Espírito Santo através da oração e o estudo da Bíblia. Se formos guiadas pelo Espírito, não será difícil ministrar um louvor na igreja, ao contrário, sentiremos como vasos nas mãos do Oleiro.
2ª- Antes de escolher as músicas para cantar, procure saber qual é o tema do culto. É um Culto Jovem? Culto de Santa Ceia? Culto de Missões? Culto de Oração? Isso é muito importante para colocar hinos de acordo com a temática do culto.
3ª- Escolha as músicas de acordo com o tema e com o que Deus colocou em seu coração, lembrando que:
a) Todos integrantes do grupo de louvor deverão já ter ensaiado as músicas;
b) Como líder, você já deve saber todas as músicas decoradas. Isso incentivará aos outros integrantes a aprenderem também;
c) Músicas novas devem ser ensaiadas e preparadas para cantar, mas evite cantar no mesmo dia. Você pode cantá-la quando ela estiver bem ensaiada.
d) As músicas devem ser escolhidas pela sua mensagem e não pelo ritmo. Elas precisam não ser contraditórias. Há ministros que escolhem as músicas por serem rápidas ou lentas, ou colocam músicas que dizem uma coisa e em seguida, canta outra que se contradiz. Por exemplo: “Deus está aqui” e “Vem Senhor”. Se Ele está, porque eu o convidei a vir? Peça ajuda ao Espírito Santo, ele nunca erra.
4ª- Faça uma programação e informe aos demais componentes as músicas que serão entoadas, assim eles não serão pegos de surpresa na hora.
5ª- Prepare anteriormente uma lista e as letras dos hinos. Informe ao pessoal responsável pelo som e projeção quais serão os hinos que serão cantados. Essa é a melhor forma de toda a igreja louvar junto com o grupo.
6ª- Chegue cedo aos cultos, pelo menos 30 minutos de antecedência para orar pela ministração, pelas pessoas que estarão na igreja e para resolver algum imprevisto.
7ª- Siga a direção do seu pastor, sobre o tempo do louvor, da ministração e a quantidade de hinos a serem cantados naquele dia.
8ª- Não repita a ministração que o cantor fez na música. O louvor só acontece quando brota de dentro do seu coração.
9ª- Use a Bíblia para embasar a sua ministração, não use este momento para desabafar ou exortar a igreja. A função de disciplinar a igreja é do pastor.
10ª- Busque ser uma pessoa exemplo:
a) que cumprimenta e fala com as pessoas na Igreja;
b) que participa de todo o culto, não apenas ministra e vai embora ou fica perambulando pelas dependências da igreja;
c) que vai ao culto independente se está escalada ou não;
d) uma pessoa em dia com todas as obrigações na igreja;
e) uma pessoa em dia com todas as obrigações fora da igreja;
f) que tenha bom testemunho fora da Igreja;
g) que ora e busca a Deus através de sua palavra e relacionamento pessoal. Não faça da ministração meras palavras de contradição com quem você é.Lembre-se:
* Não adianta falar de amor, se não vive;
* Não adianta pedir para a igreja dar seu melhor, se você assim não faz;
* Não adianta falar de Deus, se você não o conhece de verdade.Acima de todas essas dicas, lembre-se que ministrar é um grande privilégio. Se Deus te deu esse dom, use com sabedoria e com a ajuda do Espírito Santo.
Por Luciene Saviolli
Fonte: www.projetolouvai.com.br