Sumara Santos 

Ela é dona de uma voz suave que toca aos corações. Há 30 anos, Sumara Santos aceitou a Jesus e, desde então, louva o Nome dEle. Como adoradora da CPAD Music (antes Patmos Music) já são 17 anos de carreira. 

Sumara tem um testemunho marcante de sua conversão e além de louvar a Deus, ela também se dedica ao ministério de pregação para crianças seja em cultos ou congressos infantis. Mesmo com sua agenda corrida, Sumara Santos aceitou o nosso convite e em entrevista ao site Mulher Cristã ela falou sobre seu testemunho, como iniciou na música e ainda deu dicas para quem quer seguir com a carreira musical. Confira!

Como foi a sua conversão? 

Aceitei a Jesus com 6 anos de idade em Julho de 1988, em uma EBF (Escola Bíblica de Férias), na garagem de uma vizinha na Capital Paulista. A Tia Dalva foi quem me convidou. Ela reuniu as crianças do local para uma EBF. O intuito dela era trazer os pais a Cristo através das crianças. Ali aceitei a Jesus, mas não foi nada fácil... 

Qual problema você teve que enfrentar? Como foi a sua infância?

Fui criada pela Vovó Neide (avó materna), sou filha de mãe solteira. Vovó era umbandista e não gostava nem um pouquinho de cristãos. Mas a irmã Dalva era cheia do Espírito Santo e teve muita sabedoria ao me chamar em casa, falou que era um banquete e por isso eu fui. Lá tinha fantoches e ela ministrou sobre o plano da salvação. Aceitei a Cristo, mas sabia que não seria fácil, vovó não aceitava, sofri muito. Eu negociava com ela para no sábado eu ir ao centro, mas no domingo ela também teria que ir à igreja comigo. E assim foi por dois anos. Depois disso, minha avó se entregou a Jesus e hoje eu posso dizer que, “eu e minha casa servimos ao Senhor.” Esse ano, para a glória de Deus, completo 30 anos de evangelho. 

sumara louvandoConte para nós como você iniciou na música? 

Desde novinha cantava muitas músicas em casa. Um dia ganhei um disco da cantora Vaninha da Tia Val que costurava junto com a minha avó. Ensaiei muito e no domingo seguinte tive a oportunidade de cantar na igreja. Desde então, nunca mais parei de louvar ao Papai do Céu! Já são 30 anos adorando e 17 anos de carreira com CDs gravados.

Imagino que ao longo da carreira tenha ouvido alguns testemunhos através de suas canções. Mas tem algum que você queira destacar? 

Ah sim, muitos testemunhos, para a glória do Senhor. Mas há um que vou carregar por toda a minha vida. Fui louvar em uma Santa Ceia e uma irmã estava com seu filho muito mal no colo. Ele era canceroso e naquela semana, havia sido desenganado. A família estava em desespero e naquele dia eu louvei o “Lá Vem Ele” do meu CD Basta Uma Palavra. Ele fala sobre cura, que Jesus está passando pela multidão, está curando, libertando... A Irmã me disse que tomou posse daquela palavra e desde aquele dia, o garoto não passou mal como antes. Os médicos pediram para refazer alguns exames, pois desconfiavam da melhora repentina do menino. E para glória do Senhor, ele havia sido curado e hoje está com 18 anos, servindo ao Senhor e contando o que Ele fez em sua vida!

Aproveite o espaço e dê dicas para mulheres que também querem ser cantoras. 

A primeira coisa é ter certeza de que é isso mesmo que o Senhor tem para você. Há pessoas que confundem chamado com “gostar de cantar”. Chamado vai muito além de gostar de cantar, chamado vem do Senhor e a pessoa que quer seguir essa carreira, tem que ter a plena consciência que existe um preço para isso. Além da renúncia, lutas, batalhas e investidas do inimigo. Não é fácil, mas o Senhor nos ajuda a enfrentar tudo isso. Se realmente é isso que o Senhor tem para você, se prepare, ore muito, não desanime, não se preocupe com os opositores e confie no Senhor. Ele é o nosso maior galardoador, não espere nada de homens. Eles falham, mas o Senhor não!

sumara e jujuba

Além de cantar, você também prega para crianças. Fale para nós como surgiu esse ministério na sua vida. 

Desde criança eu cantava para as crianças e aos dez já contava algumas historinhas. Mas em 2017 fui a um Chá de Mulheres e contei meu testemunho completo e a Tia das crianças do setor estava lá. Ao final do chá, ela me chamou e me disse: “Irmã, eu estava prestes a entregar meu cargo, pois não aguento mais tanta pressão, pois eu cuido de 1.500 crianças. Até ouvir hoje seu testemunho. Não vou mais fazer isso, vou amar meus pequeninos até o fim!” Aquilo me alegrou muito e como se não bastasse, ela me disse que eu iria ministrar na próxima EBF dela. Fiquei muito preocupada, já fazia anos que não ministrava para crianças e ainda mais em um evento de grande proporção. E o interessante é que, Deus já havia me dito que era pra eu me preparar, pois iria pregar sua palavra. Preparei-me, orei muito, chorei pedindo ao Senhor confirmação e conversando com meu esposo Levi, decidimos criar o personagem Jujuba (que é o próprio Levi rsrs) para me ajudar na pregação. O congresso foi tremendo. Jesus salvou e batizou crianças com Espírito Santo e ali Ele confirmou meu ministério com crianças. Hoje eu conto meu testemunho aos pequenos e digo para eles nunca abandonarem Papai do Céu, pois Ele é o único que pode nos dar a garantia de vida eterna.

Quais são os seus planos futuros? 

Os planos são muitos, orando para que dê tudo certo e que o Senhor esteja à frente. Um novo projeto está sendo preparado... Aguardem!  

Deixe uma mensagem para as pessoas que acompanham seu trabalho.

Salmos 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza; socorro presente na tribulação.” Creia no Senhor, confie nele. A nossa esperança é Ele, a nossa vitória vem dele. É salvação pra tua casa? Continue de joelhos. É a cura dessa enfermidade? Continue de joelhos. É uma porta que precisa ser aberta? O nosso Deus pode tudo. É causa na justiça? Ele é Advogado fiel. Seja qual for o problema, Deus pode tudo. Confia e espera, o nosso tempo não é o de Deus!

Bate Bola 

Deus: Tudo 
Família: Prioridade 
Cantar: Alegria 
Comida: Camarão 
Bebida: Suco 
Lazer: Pedalar 
Se não fosse adoradora, seria.... Esteticista

Por Luciene Saviolli

CGADB lança Campanha `A Promessa´ n...

Escrito por Mulher Cristã
CGADB lança Campanha `A Promessa´ nesta segunda (18)

Os dados da evolução da campanha serão atualizados por região, no site, conforme o recebim...

Está chegando a 32ª Conferência de...

Escrito por CPAD Web
Está chegando a 32ª Conferência de Escola Dominical da CPAD

Por causa da Pandemia, estamos vivendo um momento atípico no mundo todo. Com isso, ficamos...

Dinamara – 23 Anos de Louvor

Escrito por Mulher Cristã
 Dinamara – 23 Anos de Louvor

Ela tem um timbre forte e desde criança ama cantar. Dinamara é membro da Igreja Assembleia...

Círculo de Oração online

Escrito por Mulher Cristã
Círculo de Oração online

Nos últimos meses, estamos vivendo um tempo diferente, onde as igrejas estão se adaptando...

20 Anos de ministério de Míria Mica...

Escrito por Mulher Cristã
20 Anos de ministério de Míria Mical

Ela tem uma voz marcante e é conhecida por canções inesquecíveis que são sucessos entre os...

Em 2021: 10º Congresso Nacional de...

Escrito por Mulher Cristã
Em 2021: 10º Congresso Nacional de Escola Dominical

No último dia 15 de março, no encerramento do 3º Congresso Nacional de Educação e Evangeli...

Vem aí 32ª Conferência de Escola Do...

Escrito por Mulher Cristã
Vem aí 32ª Conferência de Escola Dominical da CPAD

Nos próximos dias 17 a 20 de setembro, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus realizar...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.