Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Onde está Deus?

Meus pais se mudaram para os Estados Unidos no ano de 1984. Na época eu estava com dezenove anos, e cursei parte da minha faculdade em uma universidade de Massachussets. Além de eu me surpreender com a estrutura universitária da época, com computadores e impressoras à disposição para os alunos (muito diferente da Universidade Federal em que eu comecei meu curso do Rio de Janeiro), um fato me chamou a atenção:

os grandes eventos universitários, como reuniões e jogos de basquete ou futebol americano, sempre iniciavam com o hino nacional e uma oração – e não se tratava de uma universidade evangélica!

Hoje, muitos anos depois, a Bíblia deixou de ser lida nas escolas americanas e as orações foram esquecidas. Por conta do politicamente correto e da necessidade de inclusão de múltiplas religiões e posicionamentos, falar de Deus deixou de ser usual!

No Brasil temos assistido, ao longo dos anos, a mesma trajetória. O nome de Deus tem estado cada vez mais ausente dos discursos educacionais e políticos, e nossa sociedade defende cada vez mais os conceitos antibíblicos ditos atuais e modernos. O evangélico não é mais bem-visto, e o Evangelho tem sido continuamente perseguido e denegrido pelas mídias sociais.

Diante disto, repito a pergunta: Onde está Deus? Se ele não é mais bem-vindo nas escolas, nos palanques – e até em algumas igrejas ditas evangélicas, que deformam os preceitos absolutos da Bíblia – onde vamos encontrá-lo?

Sabemos que Deus está onde sempre esteve. Ele está nos céus, ele é Soberano e reina sobre tudo e sobre todos. Quanto mais a sociedade tenta esconder Deus, mais Ele se revela, e onde mais a Igreja é perseguida, mais ela cresce!

No entanto, nossos filhos precisam encontrar o caminho para Deus – e eles não vão encontrar nos filmes, desenhos, séries, livros escolares e nas conversas com amigos e parentes. Nos cabe, portanto, como pais, deixar que Deus reine na nossa casa e seja conhecido pelos nossos filhos!

Me assusta perceber quantos filhos de pastores não conhecem o verdadeiro Deus, a despeito de terem sido criados na igreja. Cada vez mais assistimos, estarrecidos, filhos e netos de expoentes evangélicos (como pastores, cantores e obreiros) que não só se desviam, como desenvolvem discursos que confrontam os mandamentos divinos e afrontam Deus com suas práticas inclusivas, em que todo pecado deve ser aceitável!

Deixe seus filhos e netos amarem o templo, correrem no pátio após o culto, participaram de atividades recreativas com os amigos da igreja. Adolescentes e jovens gostam de teatro, de debates, de músicas barulhentas e de muita agitação – e devem ter espaço para todo tipo de interação social na Casa do Senhor.

Contudo, não dá para esperar que a escola, os professores de EBD, ou os pastores e líderes de jovens e adolescentes façam o papel que cabe aos pais: educar os filhos nos preceitos, conceitos e práticas bíblicas. Nossos filhos e netos precisam conhecer Deus dentro de casa, onde o Espírito Santo tenha liberdade de tratar suas mentes e emoções, através de culto domésticos, orações e jejuns em família. Eles precisam conviver com a praticidade do Evangelho no cotidiano, com o jugo leve oferecido por Jesus associado com a seriedade dos absolutos doutrinários.

Traga a leveza e a alegria de Deus para sua mesa de almoço ou sua sala de estar. Convide a Palavra para as conversas nos quartos dos seus filhos. Seja exemplo constante do quanto você ama Deus, sua casa e seus irmãos em Cristo – que passarão a ser irmãos dos seus filhos também!

Que seus filhos encontrem Deus no seu olhar carinhoso, na sua admoestação justa, nos seus abraços demorados, nas suas canções alegres e na sua cuidadosa intercessão por eles. Quanto mais eles amarem e se espelharem em você, que vive Deus, mais fácil eles vão saber Onde Deus está!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

A Dor da Ingratidão

Escrito por Elaine Cruz
A Dor da Ingratidão

Ingratidão dói. E dói porque reflete a não reciprocidade de afetos envolvidos, que em um p...

Patriotismo

Escrito por Elaine Cruz
Patriotismo

O último dia sete de setembro, em todo o Brasil, ficou marcado pelo patriotismo. Nosso paí...

Uma vasilha de azeite

Escrito por Elaine Cruz
Uma vasilha de azeite

Eu sou casada com filho de portugueses, que coloca azeite em pães, saladas e diversos assa...

Liberdade para escolher marido!

Escrito por Elaine Cruz
Liberdade para escolher marido!

Todos estamos acompanhando, estupefatos e tristes, a tomada do poder do regime extremista...

O Afeganistão e as muitas conversõe...

Escrito por Elaine Cruz
O Afeganistão e as muitas conversões da vida

Nos últimos dias acordamos com as notícias, em diferentes meios sociais, sobre a volta ao...

Estradas

Escrito por Elaine Cruz
Estradas

Eu gosto muito de dirigir. Tirar a carteira de motorista foi meu presente de dezoito anos,...

O que levamos da vida?

Escrito por Elaine Cruz
O que levamos da vida?

Minha mãe faleceu há pouco mais de um mês. São muitas as questões legais e burocráticas qu...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2021 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.