Elaine Cruz

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. Atua como terapeuta há mais de trinta anos e é conferencista internacional. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Como escritora recebeu o 'Prêmio ABEC de Melhor Autora Nacional' e é autora dos livros “Sócios, Amigos e Amados”, “Amor e Disciplina para criar filhos felizes” e o mais recente, "Equilíbrio Emocional", todos títulos da CPAD.

Data de Validade

Quando compramos alimentos, sejam eles processados ou denominados como mais orgânicos, a data de validade estará anexada, nos fazendo saber até quando estarão saudáveis para o consumo. No caso de frutas e legumes, basta observarmos o amadurecimento deles para sabermos quando já estão maduros ou passados demais.

Os eletrodomésticos e eletrônicos, mesmo que não venham com as datas de validade etiquetadas, também começam a dar problemas com o passar do tempo: a memória fica cheia, as baterias ficam viciadas, e os problemas com as manutenções se iniciam, até o momento em que fica mais barato comprar um produto novo do que consertar o velho.

Na vida tudo tem um prazo de validade. Uma casa precisa de pinturas ou de manutenção estrutural, um carro necessita de reparos e muitas coisas de desbotam, quebram ou se tornam disfuncionais, como o uso do fax (quem se lembra dele?) ou do telefone público, chamado orelhão, que hoje está obsoleto nas grandes capitais.

A grande verdade, é que nós também nascemos com uma data de validade – só não sabemos qual é, pois não teríamos condições emocionais para viver, todos os dias, conscientemente, diminuindo as nossas chances reais de sobrevida. Só Deus sabe a soma dos nossos dias, e nós vivemos com a perspectiva de anos futuros, mesmos cientes de que cada dia de vida significa um dia a menos no somatório total dos anos definidos por Deus para nós.

Há um homem na Bíblia que, a partir de um certo tempo de vida, sabia exatamente quanto anos ainda viveria: o rei Ezequias. Deus, em sua misericórdia, em uma passagem belíssima, diz a ele que aumentava seus anos de vida: Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos…(2 Reis 20.1-6).

Ezequias pôde colocar sua casa e seu reino em ordem, e viveu seus últimos anos diante de Deus. Mas, e se Deus dissesse a você exatamente a quantidade dos anos de vida que você ainda tem, o que você faria?

Você se disponibilizaria a viajar e pregar o evangelho?

Distribuiria suas propriedades entre os filhos?

Falaria aos seus netos sobre os milagres de Deus na sua vida?

Insistiria com sua família para que se convertessem, sem medo das pressões e contendas?

Pediria perdão para pessoas que magoou?

Procuraria alguém querido, mas de quem você está distante?

Compraria a passagem para a viagem que sempre adia?

Jejuaria mais pela sua casa e pela conversão dos seus descendentes?

Falaria ao seu cônjuge sobre a sua gratidão, confessaria seu amor e demonstraria mais afeto e carinho para a pessoa que partilhou a vida com você?

Aproveitaria mais a vida, sem tantas preocupações com sua aparência, seu peso corporal, suas rugas, ou com o que os outros pensam sobre você?

Independente da sua idade, minha sugestão é que você comece a viver hoje como se vivesse os seus últimos dias de vida – abrace, perdoe, se acalme, acerte suas contas, e invista cada vez mais em sua família e na obra de Deus.

Lembre-se: não sabemos a nossa data de validade, mas precisamos parar de decidir acertar a vida no futuro, e investir mais tempo e afeto para acertar nossa vida presente!

elaine

Elaine Cruz 

*A CPAD não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos publicados nesta seção, por serem de inteira responsabilidade de sua(s) autora(s).

Lança o teu pão! 

Escrito por Elaine Cruz
Lança o teu pão! 

Estou escrevendo este artigo diretamente da cidade do Porto, em Portugal. Deste país,...

Uma palavra às solteiras

Escrito por Elaine Cruz
Uma palavra às solteiras

Embora vivamos em um mundo dito avançado, alguns países promovem casamento forçado, ainda...

Em uma próxima vez…

Escrito por Elaine Cruz
Em uma próxima vez…

Minha bisavó materna nasceu na cidade de Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. A des...

Renove-se!

Escrito por Elaine Cruz
Renove-se!

O Salmo 139, que é um dos meus prediletos, afirma no verso 14: Eu te louvo porque me fizes...

Saudades constantes 

Escrito por Elaine Cruz
Saudades constantes 

É muito comum, quando as pessoas perdem uma pessoa que amam, especialmente quando estas fa...

Ser Mulher

Escrito por Elaine Cruz
Ser Mulher

Minha avó materna teve uma infância difícil, trabalhando muito em casa para apoiar os irmã...

Guardando moedas

Escrito por Elaine Cruz
Guardando moedas

Há um ditado popular bem conhecido desde os primórdios da sociedade, que diz: “vou pagar n...

 

 

SOBRE


Com o objetivo de ajudar as mulheres cristãs da atualidade, a CPAD prepara um presente especial para elas: o site de conteúdos Mulher Cristã. O novo espaço feminino vem repleto de conteúdos inéditos, sempre com temas voltados para as mulheres cristãs de nossos dias.

©2024 CPAD: Av Brasil 34.401 - Bangu - Rio de Janeiro - CEP: 21852-002 - Brasil - CNPJ 33.608.332/0001-02. Designed by CPAD.